TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Artigos Científicos: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

Silvana de Carvalho Sena - 417270

Sandra Suely Sena - 417774

Muller da Silva Sotelo - 412795

Isaac Santos Jesus - 430205

Dóris neves - 417706

RELATÓRIO FINAL DIDÁTICA

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina Didática sob a orientação da professora Ana Cristina Pimenta.

MANAUS – AM

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo do nosso trabalho foi buscar a compreensão e reflexões sobre os desafios da prática docente, como: ensinar, aprender e avaliar, e a relação entre teoria e a prática, e projetos e planos de ensino.

Neste trabalho mostraremos a importância da prática docente reflexiva, que é a educação de hoje.

O trabalho conta experiência vividas no ambiente escolar mostrando a postura docente e o cotidiano da sala de aula, e baseando-se nas experiências vividas, foi elaborado um projeto de ensino e aprendizagem ao ar livre.

Etapa I

Projeto Pedagógico Educação Infantil

Nome do projeto: A importância de uma pedagogia ao ar livre

Publico alvo: Maternal 1º e 2º período

Justificativa: E importante nesta fase favorecer a visualização e exploração da natureza ajudando a criança a cuidar, preservar e respeitar e conviver com a natureza.

Fundamentação teórica: Que as crianças preferem brincar ao ar livre não e novidade, um número crescente de pesquisadores vem estudando os efeitos de uma pedagogia vivenciada em contato com a natureza no desenvolvimento infantil.

Na Noruega, a maioria dos jardins de infância e ao ar livre: São os chamados outdoorskindergartens. Para os educadores noruegueses, segundo carruthers Elizabeth (2010), o contato das crianças com a natureza e importante pelo fato de que elas são seres naturais, como qualquer outro, e desejam estar ao ar livre. Além disso, tal medida contribuir com o desenvolvimento de aspecto físicos e habilidades motoras importantes; estimula o uso de todos os sentidos da criança simultaneamente; fortalece a saúde física e mental das crianças; oferece novos desafios e aumenta a autoestima

Objetivos Gerais: Este projeto tem como objetivo fazer com que a criança conheça a natureza especialmente as arvores, animais, cores presente na natureza.

Objetivo Especifico:

a) Criar: projetos nas escolas que ajudem as crianças a desenvolver o poder de observação e criatividade.

b) Aplicar: procedimentos da natureza que auxiliam crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), aumentando sua capacidade de concentração

c) Estimular: o aluno a desenvolver atividade motora, incluindo coordenação, equilíbrio e agilidade, inclusive em crianças com necessidades especiais.

d) Mostrar: de forma clara os benefícios que a natureza pode propor no desenvolvimento do aluno, a imaginação e um sentimento de admiração pelo mundo

Cronograma

Duração Horário Atividade Educ. Serie

Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma Horário normal de aula Observação do ambiente incluindo cores, animais e arvores;

Roda de leitura;

Jogos pedagógicos ao ar livre;

Pula corda;

Brincadeiras de rodas;

Piquenique Professor I Período

II Período

Desenvolvimento / ações

Conversar sobre a natureza e as arvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelo os seres vivos.

Conversar sobre os tipos e espécies diferentes de bichos, (cavalo, sapo, papagaio, coelho, borboleta, cachorro, cobra, passarinho e peixe).

Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas espécies de animais e seus nomes no jogo da memória.

Identificar espécie e características de animais que nadam e pintar.

Trabalhar o raciocínio lógico e a percepção visual no jogo dos cinco erros.

Contar a quantidade de bichinhos repetidos, utilizando os numero ate cinco.

Etapa II

Os aspectos relacionados ao aprender e ao ensina aos estranhamentos às posturas docentes e ao cotidiano da sala de aula.

Sabemos que a escola hoje apresenta-se como uma das mais importantes instituições sociais, e tomou para se aos poucos, o encargo de instruir as crianças e adolescentes.

Através das nossas experiências no ambiente escolar, podemos observar sobre vivencias construídas neste espaço educativo e compartilhar percepções, sentimentos, observações, inquietações que se fizeram presentes.

E nesse contexto encontramos a figura do professor que carrega consigo o papel de orientador educacional encarregado de transmitir a cultura e, com ela modelos sociais de comportamentos e valores morais permitindo que a criança humanize-se, cultive-se, socialize-se ou numa palavra eduque-se.

Por todos essas responsabilidades que o professor carrega é indispensável que o educador tenha uma personalidade equilibrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com