TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS[pic 1]

INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nomes: Sandro Corrêa Vicente, Francieli Duarte Vieira Sartório,

Projeto: O universo da leitura é muito maior do que imaginamos.

Disciplinas: Filosofia, Português, Artes, Matemática e História.

Escola de aplicação do projeto: Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Vila Garcia, Arroio dos Ratos - RS

Ano: 7º ano Ensino Fundamental

Estudo de caso

Nas escolas brasileiras a educação foi dividida em várias especialidades chamadas de disciplinas, que procuram dentro de seu contexto transmitir e trocar conhecimentos específicos de sua área.

Ocorre que na maioria das vezes este ensino é superficial, pois sabemos que os problemas que surgem em uma escola não se encaixam em uma só disciplina, devendo ser explorado em conjunto pelas diversas áreas do conhecimento. Para resolver estas questões muitas escolas têm adotado um sistema de projetos interdisciplinares, onde um tema proposto é trabalhado em várias disciplinas ao mesmo tempo e explorado de diversas maneiras.

O filosofo Paulo Freire (1996) refere que aos homens ainda falta a compreensão crítica da totalidade e que isto acaba por interferir na educação, para ele seria necessário fazer o inverso, ter antes a visão totalizada do contexto para depois separar e isolar os elementos.  Nas práticas interdisciplinares, é exatamente isto o que acontece: Primeiro se analisa a questão, o problema em si, e depois se elabora a divisão dele nas diversas disciplinas que trabalham de forma interligada.

O presente estudo de caso, tem por objetivo investigar como poderia ser realizado um projeto interdisciplinar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, situada no município de Arroio dos Ratos- RS. Para a realização deste estudo a escola foi observada pelo período de cinco dias consecutivos, durante quatro horas diárias.

Depois da análise podemos dizer que dentre os maiores problemas destacados pelos docentes e observado na escola está a falta do interesse pela leitura. A grande maioria dos alunos não se interessa por ler e muitas vezes não compreende o quanto isto é importante para sua formação.

Sugerimos então que através do livro “O anjo mal que habita em nós” publicado pela professora de português da escola, Rosalba Saraiva, fosse desenvolvido um projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura.

Propomos então que os alunos tivessem acesso a toda confecção do livro desde o início, e que cada disciplina ficasse responsável por abordar um aspecto diferente:

Em Filosofia (Trabalhada neste projeto na disciplina de Ensino Religioso) será abordado questões sobre “o bem e o mal que habita em nós”. Sugerimos que o professor se embase em filósofos contemporâneos que discorrem sobre a temática para envolver os alunos.

A disciplina de história buscará investigar todo o entorno social que envolveu a escrita do livro “O anjo mal que habita em nós” desde seu início, há vinte anos atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com