TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Dissertações: ESTUDO DE CASO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

CASO 1:

Ao término do bimestre, reuniram-se os professores, coordenador pedagógico, orientador educacional educacional, assistente de direção e supervisor escolar para fazerem o Conselho de Classe. Verificou-se, então, que dos quatro 3ºs anos de Ensino Fundamental existente na Unidade Escolar, apenas o 3º ano B apresentou baixo índice em Língua Portuguesa, ficando 18 alunos com notas abaixo da média estabelecida no Regimento Escolar, que é 6,0 (seis). A referida classe é composta por 35 alunos.

Diante do exposto, estude o caso e apresente propostas que articulem acompanhamento da aprendizagem do aluno, metodologia utilizada pelos professores e processo de avaliação.

Sua resposta deverá ser discursiva com, no mínimo, 15 linhas de produção textual, a fim de tecer os esclarecimentos necessários ao caso em tela.

Primeiramente é necessário aproveitar e explorar o momento do conselho de classe em todas as suas potencialidades.

É essencial que haja o registro dessa reunião, pois além de anotar as causas do mau aproveitamento dos alunos, pode-se também criar propostas de solução para diversas situações, como por exemplo o caso citado acima.

O conselho de classe não deve ter finalidade classificatória, mas possibilitar a análise do desempenho da própria escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar; a preocupação deve ser com o resgate da autoestima do aluno, tornando-o consciente, crítico, criativo e interessado.

O orientador educacional deve mediar os trabalhos juntamente com o diretor e o coordenador pedagógico verificando a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, e também se há coesão entre os critérios de avaliação adotados pelos professores.

Outro fator importante é investigar práticas educativas adequadas ao aluno e buscar mecanismos para superar questões como evasão e repetência, garantindo a permanência do aluno na escola.

O orientador educacional deve entender que seu aluno é um ser integral, constituído de aspectos físicos, psicológicos, mentais, emocionais, entre outros. Dessa forma, muitas vezes as “falhas” de aprendizagem podem ser advindas de privação cultural, falta de estímulo do ambiente familiar e até mesmo de fatores orgânicos.

Por isso o ideal é que o aluno seja acompanhado de perto, para que haja êxito tanto no processo de ensino-aprendizagem, como em seu desenvolvimento integral

CASO 2:

José Vieira, aluno recém chegado do Rio Grande do Norte com a família, tem 9 anos, está alfabetizado, mas não freqüentou a escola até o momento em que a mãe procurou a EMEF AML.

Analise essa situação e aponte possíveis soluções para que a matrícula de José Vieira seja realizada no ensino fundamental..

Para que a escola realmente cumpra com sua função social, não basta somente receber a matrícula de alunos que a procuram, já que são muitas as crianças e jovens que sequer o fazem.

A legislação brasileira garante, a todas as crianças e adolescentes, o direito de matrícula no sistema regular de ensino.

Garantir a matrícula a todas as crianças e jovens é essencial para o acesso à educação.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com