TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO ETNOGRÁFICO COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ITAMBÉ-PE

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

TAYZE KELLY COSTA DA SILVA

ESTUDO ETNOGRÁFICO COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICIPIO DE ITAMBÉ-PE

                                                           JOÃO PESSOA-PB

                                                                      2016


TAYZE KELLY COSTA DA SILVA

ESTUDO ETNOGRÁFICO COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICIPIO DE ITAMBÉ-PE

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal da Paraíba, como requisito avaliativo da disciplina de Estagio Supervisionado II ao Ensino de Língua Estrangeiras.


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        4

2.METODOLOGIA        5

3.DESENVOLVIMENTO        6

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5.REFERÊNCIAS        9



1.INTRODUÇÃO

O ensino de língua inglesa ganha cada vez mais espaço no mundo globalizado e, aos poucos vai deixando de ser uma mera obrigatoriedade do currículo e se tornando uma necessidade, afinal a Língua Inglesa está presente em toda parte do nosso dia a dia, seja no aplicativo de celular, numa música que passa na rádio, em uma propaganda de outdoor, em revistas, em jornais, etc. E para ter acesso a tais informações faz-se necessário, ao menos o domínio básico da língua.

             O objetivo de realizar está pesquisa está fundamentada em meus questionamentos e reflexões sobre a prática docente e na necessidade de análise da atual realidade educacional da escola pública brasileira, no munícipio de Itambé-PE, considerando como base os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os OCNEM ( Orientações Curriculares para o Ensino Médio).

        Muito se fala sobre a dificuldade e a desvalorização do ensino. As queixas são sempre as mesmas: falta de estrutura nas escolas, a desvalorização salarial, a violência em sala de aula, o vandalismo, a falta de interesse do aluno com relação a disciplina ministrada, entre outros.

        No ensino de língua estrangeira não é diferente. Os professores de Língua Inglesa se sentem desanimados e se veem limitados diante das condições da sala de aula que encontram, por exemplo: o grande número de alunos, o número reduzido de horas-aulas semanais, a falta de recursos didáticos que os auxiliem e, até mesmo o desinteresse do próprio alunado.

        Partindo da necessidade da análise dessas problemáticas, realizou-se esta pesquisa etnográfica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nivaldo Xavier de Araújo, localizada na cidade de Itambé-PE, com o principal objetivo de investigar e analisar o ensino de Língua Inglesa em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental, de acordo com os PCNs.


2.METODOLOGIA

        A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, através dos seguintes métodos e análises: observação das aulas e entrevistas. Além disso, foi procedida a pesquisa bibliográfica, por meio de documentos educacionais (PCNs e OCNEM), para a microanálise etnográfica.

        As informações foram obtidas através de conversas informais no inicio da investigação com os docentes e aos discentes da escola, seguido pela observação das aulas. Realizada na turma do nono ano do ensino fundamental, no período matutino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nivaldo Xavier de Araújo, localizada na Praça Maria José Sá de Andrade, 125, Centro, no município de Itambé, no Estado de Pernambuco.

        Quanto aos funcionários da escola, são: trinta e três professores; secretárias; supervisores; merendeiras; auxiliares de limpeza; seiscentos e vinte dois alunos matriculados, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite. Como diretor, há a pessoa de Josefa Antônia da Silva e diretor adjunto, Olimpiades Ovídeo Neto.

        Quanto as instalações físicas, temos: vinte e três salas de aula amplas; um laboratório de informática; um laboratório de ciências; um laboratório de artes; uma sala de vídeo; uma sala de recursos para atender crianças com necessidades especiais; uma biblioteca; banheiros masculinos e femininos e dos funcionários; uma secretaria e copa. Quanto aos equipamentos eletrônicos, temos: Projetores, Notebooks, TVs,  DVDs; computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com