TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM LETRAS

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        8

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

4        PLANO DE AÇÃO        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

A atividade curricular denominada por estágio supervisionado tem um papel importante na formação dos futuros docentes, com o objetivo de levar o licenciando a vivenciar dentro da escola situações de aprendizagem que irá mobilizá-lo enquanto futuro professor, possibilitando assim uma visão realista do ambiente educacional atual, proporcionando oportunidades de ambientar-se a sua futura área de atuação no mercado profissional garantindo ao licenciado oportunidades de conhecer a escola e de experimentar a docência, por meio de suas primeiras experiências em sala de aula.

Em relação ao estagio curricular realizado para o curso de licenciatura em letras da Universidade Pitágoras Unopar realizado de forma on-line como adaptação para atender as restrições estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.

O estagio foi realizado no primeiro semestre de 2021 aonde foi possível conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico), se familiarizando com a organização e supervisão da escola e as etapas do processo pedagógico e/ou administrativo. Sendo possível refletir sobre a gestão escolar e sua democratização com seus desafios e possibilidades em sua construção coletiva.

Neste contexto o gestor escolar tem o papel de viabilizador, mediador e articulador dos segmentos internos e externos do direito a educação com a finalidade de garantir a participação de toda a comunidade escolar, planejando  avaliando e desenvolvendo habilidades que proporcionem um ambiente de diálogo   em prol do desenvolvimento de uma educação de qualidade.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

          Com o atual cenário educacional juntamente com as politicas publicas educacionais surge à necessidade de uma nova forma de pensar e fazer um ambiente escolar principalmente com as concepções de gestão escolar democrática, pois a mesma passou a fazer parte das atividades de planejamento, coordenação, controle e avaliação gerindo os planejamentos pedagógicos, administrativos e financeiros.

         Uma gestão democrática não é um meio para a organização da escola e que deve promover condições de igualdade, liberdade, justiça e dialogo entre todos os envolvidos garantindo uma educação de qualidade que supere a exclusão e a seleção nos sistemas educacionais.

        Toda luta ou qualquer ação de professores, funcionários, alunos e sociedade em geral em busca da qualidade educacional são considerados pontos fundamentais para a concretização da democracia. Porem para que a gestão democrática se consolide precisa da participação efetiva da sociedade envolvida no processo e para realmente aconteça precisasse existir formas de acesso às informações pedagógicas, administrativas e financeiras das instituições pela população para que fiquem sempre por dentro dos trabalhos desenvolvidos para que todos possam participar das tomadas de decisões utilizando se de uma competência coletiva de forma organizada e articulada rumo a solução dos problemas e desafios educacionais.

        Porem a construção de uma gestão democrática vai além de uma simples participação em reuniões de tomadas de decisões mais sim deve garantir para que todos os sujeitos e suas diferenças culturais e sociais tenham voz e sempre estejam representadas nesses ambientes.

        Aonde mesmos a escola não tendo forças o suficiente para mudar uma sociedade ela tem o poder de contribuir para a mudança ao assumir uma posição de impulsionadora da democracia, estimulando a sociedade a participar da gestão escolar.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

Segundo a legislação educacional brasileira, alguns documentos devem orientar o funcionamento das escolas, para expressar as finalidades e as necessidades da realidade escolar, entre eles, o Projeto Política Pedagógico e o Regimento Escolar.

Sendo assim qual a função do regimento no ambiente escolar? O regimento assim como o PPP se aplicam nas ações do cotidiano da escola na forma de um documento que tem o papel de regulamentar e nortear a pratica pedagógica Sendo um documento obrigatório em todas as escolas brasileiras o regimento escolar determina e normatiza as ações das instituições de ensino englobando todas as relações administrativas e sociais que envolvam o ambiente sempre seguindo a legislação para a educação. Sendo assim cada escola pode formular o seu regimento ou alterar para que atenda suas características individuais, tendo que ser desenvolvido de maneira democrática.

 Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? Para a elaboração do regimento escolar não existe um padrão legal entretanto existem algumas informações fundamentais que devem aparecer entre elas: a identificação da instituição com todos os seus dados; níveis e modalidades de ensino que são atendidos e em quais turnos atendem; estrutura administrativa e pedagógica o que inclui todos os cargos e atribuições; normas que devem reger as relações pedagógicas e sociais no ambiente escolar e da instituição com a comunidade; informações pedagógicas e sobre o currículo que atendo a legislação para a educação do brasil.

Por apresentar todas as regras de funcionamento da instituição deve ser conhecido por todos da comunidade. Regras como horários que os alunos devem chegar e sair, direitos e deveres tanto dos alunos como da comunidade. Devendo possuir as etapas da educação básica oferecida, organização administrativa e pedagógica, o calendário, as normas para a matricula e transferência, as normas de conivências, as regras para utilização dos espaços, condições de aprovação e reprovação de alunos. Devendo ser definido nos espaços de discussão coletiva da escola, com participação de professores, coordenadores, diretores, alunos e famílias. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com