TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  12/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS – POLO CAMOCIM

ESTÁGIO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

TUTORA: MARIA VIVIANE MATOS DE LIMA

ALUNOS: FRANCISCO HELISANDRO IBIAPINA DOS SANTOS E FABIO CHAGAS DA SILVA

Aula 01 – Portfólio 01

 Enquete sobre os conteúdos de Língua Portuguesa que os alunos da sala de aula, em que ocorreu o estágio, mais gostam, e elaboração, com base no roteiro sobre planejamento, de um plano de aula.

Camocim – CE

2015.1

Atividade de Portfólio

Dados sobre a enquete:

          A enquete foi realizada no Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar, escola de ensino médio, localizada na Rua Antônio Zeferino Veras – CE 085, S/N, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Camocim - CE, fone (88) 3621-1567, E-mail: liceucamocim@escola.ce.gov.br, na turma de 3º ano.

          Foi perguntado a 30 alunos do 3º ano do ensino médio: qual dos conteúdos destacados abaixo da disciplina de língua portuguesa eles mais gostam? E foi apresentado o seguinte quadro:

                   Gramática

                    Literatura

Morfologia

Romance

Sintaxe

Conto

Fonologia

Fábula

Semântica

Crônica

Estilística

Ensaio

Redação

Poesia

                Dos 30 alunos entrevistados, 18, ou seja, 60% disseram gostar mais de Literatura do que de Gramática, devido àquela ser menos “estressante” que esta, e por isso eles têm mais facilidade na absorção dos conteúdos.  

Gramática:

Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si.  A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.

Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Ao estudar a maneira como os fones (sons) se organizam dentro de uma língua, classifica-os em unidades capazes de distinguir significados, chamadas fonemas.

Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.

Redação: Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas, o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos.

Literatura:

Romance: Produções literárias que trazem um enredo integral, com marcas temporais, cenários e personagens determinados com precisão.

Conto: Obra ficcional intensa em conteúdo e breve na forma. Normalmente é engendrada a partir de eventos e figuras imaginárias.

Fábula: Criação no estilo fantástico, comprometida apenas com a esfera imaginária. Os personagens que desfilam por estas histórias são normalmente animais ou artefatos; a intenção é difundir, por meio da história, mensagens de cunho moral.

Crônica: Texto isento de qualquer formalidade; traduz acontecimentos do dia-a-dia com uma linguagem informal, sucinta. Apresenta pitadas de humor e de crítica. Está na fronteira entre o jornalismo e a literatura. Exemplo: Crônicas de Machado de Assis.

Ensaio: Produção literária resumida, inserida entre o gênero lírico e a didática. Nele o autor apresenta seus conceitos, críticas e ponderações morais e filosóficas sobre um determinado tópico. Ele é mais informal e elástico que o tratado.

Poesia: Poemas narrativos mais ou menos breves, os quais retratam quase sempre ações heroicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com