TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA INGLESA I

Por:   •  6/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.492 Palavras (22 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

               Câmpus de Três Lagoas

[pic 3]

GUSTAVO PINHEIRO QUEIROZ

LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA INGLESA I

2016


GUSTAVO PINHEIRO QUEIROZ

LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA INGLESA I

                                                Hab. PORT./INGLÊS

Relatório apresentado como exigência final para a conclusão da disciplina Estágio Obrigatório em Língua Inglesa I do Curso de Letras, do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrada pelo Prof. Dr. Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira.

Três Lagoas - MS

2016

D E D I C A T Ó R I A

Dedico:

           Aos alunos e professores da Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza.


A G R A D E C I M E N T O S

Ao diretor da escola estadual Edwards Corrêa e Souza, Edevalte Junior.

Aos professores, alunos e demais colaboradores da escola onde realizei o presente estágio, sem os quais não teria sido possível sua efetivação.


R E S U M O

A realização deste trabalho teve como objetivo demonstrar como foi efetivado o estágio obrigatório em Língua Inglesa I, ou seja, de observação, bem como as suas particularidades e resultados. A teoria básica para a execução do presente estágio foi observada no artigo do professor Vilson J. Leffa, doutor em educação, atuando em temas relacionados ao ensino de língua estrangeira. Os procedimentos abordados para a realização do estágio foram anotações realizadas em sala de aula, relacionadas a metodologia, abordagem, material didático e interação do profissional com os alunos no cumprimento de sua prática docente. O estágio se mostrou bastante produtivo, uma vez que ofereceu a oportunidade ao acadêmico, de vivenciar a prática docente a partir de referenciais teóricos observados na academia.

Palavras chave: Estágio obrigatório I; Letras; Língua Inglesa; Resultados.


A B S T R A C T

This work aimed to demonstrate how it was performed the English Language I observation practical, as well as their characteristics and results. The basic theory for the implementation of this practical was observed in the article of the Professor Vilson J. Leffa, doctor in education, working on issues related to foreign language teaching. The procedures in order to perform this apprenticeship, were notes taken in class related to methodology, approach, teaching materials and professional interaction with students in fulfilling their teaching practice. The observation practical was very productive, since it offered the opportunity to the academic to experience the teaching practice from theoretical frameworks observed in the academy.

Keywords: Practical I; Languages; English; Results.


                                                                          S U M Á R I O

1 INTRODUÇÃO        

2 VISÃO GERAL DA ESCOLA        8

2.1 Espaço Físico        9

2.2 Funcionamento e Regras da Escola        10

2.3 Organização Escolar        11

3 CRONOGRAMA DE OBSERVAÇÃO        12

4 RELATO, ANÁLISE REFLEXIVA E COMENTÁRIOS DAS AULAS OBSERVADAS...................................................................................................................13

4.1 Ensino Fundamental        13

4.2 Modelo de Avaliação Escrita        16

4.3 Plano de Intervenção        16

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

   REFERÊNCIAS        21

   ANEXOS        22


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente as experiências vivenciadas no estágio obrigatório em Língua Inglesa I, do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Três Lagoas/MS sob orientação do Prof. Dr. Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira, e supervisão da professora Nádia de Brito Leal. Para tal, foi selecionada a escola estadual Edwards Corrêa e Souza, localizada à rua Cel. João G. de Oliveira, 300 Interlagos, neste município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, que conta com ensino fundamental, ensino médio e em período noturno com a educação de jovens e adultos. A instituição de ensino possui ótimas dependências para receber sua clientela de modo adequado, contando com salas arejadas, pátio amplo, quadra poliesportiva, biblioteca, cozinha e toda infraestrutura esperada de uma escola que se propõe a educar com qualidade.

A importância desse período de acompanhamento das aulas de Inglês, justifica-se devido à necessidade de conhecimento e aproximação da realidade escolar, possibilitando que se trace o plano de ação para docência na tentativa de facilitar a conquista destes objetivos. Foram necessárias 10h/a de observação em sala de aula, pois se acredita que a partir de um olhar atento seja possível aproximar a futura prática docente com as reais necessidades acadêmica.

De acordo com Pimenta e Lima (2006, p.6), o estágio “[...] sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria”. Devido a essa definição, pode-se dizer que o estágio é considerado um espaço privilegiado de questionamento e investigação onde a aproximação do aluno estagiário com o docente da escola tem uma finalidade clara e ampla: observar o modo de condução aula e os resultados obtidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (602.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com