TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  23/5/2018  •  Exam  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 11

17. ESTÁGIO SUPERVISIONADO

17.1. Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado é um componente obrigatório do currículo do Curso de Administração, instituído pela Lei nº 11.788, de 25/09/2008, que tem por objetivo proporcionar aos alunos a integração das diferentes áreas de formação profissional com a realidade das organizações na sociedade.

Todos os graduandos devem cumprir o seu Estágio Supervisionado curricular que terá inicio no 3º ano do curso com finalização no 4º ano, integralizando uma carga horária total de 288[a] horas, 144 no 3º ano e 144 no 4º ano, as quais devem ser cumpridas em um ambiente organizacional à escolha do estudante, sob a orientação de um supervisor coordenador.

Para o estágio Supervisionado extracurricular, a remuneração dos estagiários é compulsória para a organização concedente de estágio. Neste caso as atividades práticas dos estudantes não deverão ultrapassar 06 (seis) horas diárias e 30(trinta) horas semanais. Aos estudantes regularmente matriculados a partir do 3º ano serão autorizados estágios extracurriculares.

O Estágio Supervisionado é um conjunto de atividades que favorece a interface entre todas as disciplinas do curso, e corresponde a uma das múltiplas oportunidades que o graduando dispõe para o aprimoramento de sua formação acadêmica.

As atividades do Estágio Supervisionado atuam como eixo articulador e integrador das relações entre a teoria e a prática e visam propiciar ao futuro profissional a oportunidade de participação efetiva, no contexto da gestão empresarial de modo integrativo.

Para que o Estágio Supervisionado alcance o seu objetivo de formador e agregador de conhecimento e experiência ao aluno, faz-se necessário que o Estágio Supervisionado seja desenvolvido dentro de uma sistemática metodológica; onde o acadêmico realiza seu Estágio Supervisionado de modo a transformá-lo em uma pesquisa acadêmica, aplicando as técnicas científicas da observação sistemática e do registro formal dos dados e informações coletados.

Para obter o balanceamento entre os aspectos teóricos e práticos o graduando desenvolve um Relatório de Estágio. A Instituição proporciona aos alunos estagiários a orientação formal, tanto de conteúdo técnico, quanto metodológico.

O relato das atividades e os resultados do Estágio Supervisionado devem ser consubstanciados em formulários próprios, onde o aluno expressa a sua capacidade analítica e interpretativa adquiridas no decorrer de sua formação acadêmica denominado de Relatório de Estágio.

A partir das observações e dos dados coletados sobre os fenômenos organizacionais, durante o cumprimento do Estágio Supervisionado, o graduando deve apresentar ao final do último ano do curso um Relatório de Estágio o qual contempla a fundamentação teórica e a descrição da organização com a necessária análise dos fenômenos organizacionais, lapidada ao longo do curso, destacando suas relações com o ambiente, o que possibilitará ao aluno a possibilidade do exercício de sua criatividade.

As atividades do Estágio Supervisionado devidamente comprovado e homologado compõe a matriz curricular dos Cursos de Administração da FAAO. Estão formalizadas em regulamento próprio, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e apresentado a seguir:

18.  REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1º - O presente regulamento visa normatizar o Estágio devidamente comprovado e ratificado pela coordenação do curso, a que devem se submeter os alunos dos Cursos de Administração da FAAO.

TÍTULO II

DA LEGISLAÇÃO

Art. 2º - A atividade de Estágio curricular desenvolvida no Curso de Administração obedece à legislação e às normas seguintes:

  • A Lei nº 6.494 de 07/12/1977 publicada no Diário Oficial da União em 09/12/1977, página 16.870;
  • Decreto nº 87.497, de 18/08/1982 publicado no Diário Oficial da União em 18/08/1982, página 15.142
  •   Lei Nº 11.788, DE 35 DE SETEMBRO DE 2008
  • O presente regulamento;
  • Normas regimentais da SOCIEDADE ACREANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA – FAAO; e
  • Demais normas pertinentes das atividades de Estágio curricular, inclusive o Manual do Estágio Supervisionado.

TÍTULO III

DAS DEFINIÇÕES

Art. 3º - Estágio Supervisionado é o período de exercício pré-profissional, previsto no currículo do Curso de Administração em que o estudante de graduação permanece em contato com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis em conceito, com duração e supervisão constantes de Leis e Normas.

Art. 4º - A monografia é de caráter científico, elaborado individualmente pelo aluno, sob a orientação do professor orientador, no qual consta a descrição teórica e analítica de um tema específico de uma das áreas da Administração, a partir dos referenciais teóricos, obtidos ao longo do curso de graduação, cuja finalidade é demonstrar a capacidade analítica e reflexiva crítica do aluno por meio da produção teórica.

Parágrafo único – O acadêmico deverá elaborar a monografia e escrever um artigo científico, sustentado nos conhecimentos adquiridos durante o curso. A monografia será defendida oralmente e avaliada por uma banca examinadora.

Art. 5º - Supervisão de Estágio Supervisionado órgão acadêmico responsável pelo desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado nos Cursos de Administração.

Art.6º - Professor Supervisor de Estágio, professor acadêmico responsável pela implementação e execução das atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado.

Art. 7º - Professor Orientador de Estágio, professor acadêmico responsável pela orientação aos alunos das atividades relacionadas à execução do Relatório de Estágio e Monografia.

Art. 8º - O Supervisor de Estágio na Empresa será considerado aquele que é graduado em uma das Áreas das Ciências Sociais Aplicadas ou ainda o Supervisor, Gerente ou Diretor que possui vasta experiência nas Áreas das Ciências Sociais Aplicadas.

Art. 9º - Estagiários ou concluintes são alunos regularmente matriculados no terceiro ou quarto ano dos Cursos de Administração da FAAO.

TÍTULO IV

DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 10º - Ao professor designado pela Direção da FAAO para executar a supervisão -Professor Supervisor de Estágio - será atribuída uma carga horária de 04 (quatro) horas. [b]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (764.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com