TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Estágio do Ensino Fundamental

Por:   •  3/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Internacional

 UNINTER

Paulo Roberto da Silva – RU 1091477

Letras 2014/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Estágio do Ensino Fundamental: investigação do contexto escolar e observação de aulas

Alfenas

2016

Centro Universitário Internacional

 UNINTER

Paulo Roberto da Silva – RU 1091477

Letras 2014/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Estágio do Ensino Fundamental: investigação do contexto escolar e observação de aulas

Relatório de Estágio do Ensino Fundamental: investigação do contexto escolar e observação de aulas ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER

 Tutor Local: Elizângela Rodrigues

Centro Associado: Curitiba

Pólo: Alfenas – MG

Alfenas – MG

2016

SUMÁRIO

4- Introdução

5- Escola estagiada

5- Visão da escola

6- Observação das aulas

6- Plano de ação

9- Considerações finais

9- Referências

INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve o trabalho de estágio realizado em aulas de língua portuguesa ministradas a uma turma do ensino fundamental II, na modalidade de EJA, no intuito de acompanhar a rotina de uma sala de aulas, onde os alunos não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em ensino regular, que buscam então, conseguir concluir seus estudos na modalidade de ensino de jovens e adultos, além acompanhar os trabalhos de docência de língua portuguesa, com todas as suas atividades, dificuldades e progressos, buscando identificar o trabalho da escola e da professora em ministrar conhecimento a estes alunos.

O estágio é o momento que permite um melhor conhecimento da realidade que encontraremos quando atuando na área de formação, portanto, momento de suma importância, pois através dele, é possível observarmos através de análise crítica as dificuldades e problemas que são encontrados em um ambiente escolar, permitindo, quem sabe no futuro, estarmos um pouco mais preparados para melhor solucionarmos esses problemas que possivelmente encontraremos quando estivermos lecionando.

O estágio traz ainda, outro ponto muito importante, que é a troca de experiências que o universitário tem com profissionais mais experientes e portanto já acostumados com as dificuldades encontradas em sala de aulas, em contrapartida, ele tem a oportunidade de oferecer novo ponto de vista das atividades escolares, através de novas ideias.

O presente relatório tem como objetivo expor as atividades de estágio de docência ensino fundamental II,  realizadas pelos acadêmicos do curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas do Centro Universitário UNINTER, Paulo Roberto da Silva, Amanda Maia Gonçalves e Nanci Magda Maia Gonçalves e foi orientado e supervisionado pela professora Maria das Graças Marques de Almeida, Pedagoga, pós-graduada em educação especial e educação inclusiva, regente da turma em que foi realizado o estágio.

O estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Tereza Paulino da Costa, em uma turma do ensino de jovens e adultos no ensino fundamental II, no período noturno.

ESCOLA ESTAGIADA

A escola estagiada foi a Escola Municipal Tereza Paulino da Costa, com sede na rua João Januário de Magalhães, nº 330- Pinheirinho_ Alfenas-MG, e conta com um quadro de 33 professoras regentes de turma, 02 professoras eventuais, 06 professoras de apoio, na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 02 vice-diretoras, 01 diretora, 15 funcionários destinados a manutenção, limpeza e cantina, além de 02 bibliotecárias, 02 secretárias e 04 auxiliares de desenvolvimento humano. A escola atende 638 alunos matriculados no ensino fundamental, o prédio conta com 17 salas de aula, 01 sala de professores, 01 cantina, 01 quadra poliesportiva, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 biblioteca, 01 sala de reuniões, 01 sala da diretoria, 01 sala da secretaria e 01 sala de informática, além do pátio de atividades extraclasse.

VISÃO DA ESCOLA

A escola estagiada vê o aluno como um cidadão que deve ter autonomia e capacidade de decisão sobre sua vida, que tenha condições de ter uma vida mais digna e somente através da educação ele pode alcançar seus objetivos. Nessa visão, busca a construção de um homem que utilize o conhecimento com sabedoria e seja agente de transformação da sociedade em busca de um futuro melhor.

A escola utiliza forma bastante ampla as rodas de conversa para que os alunos guardem em seu subconsciente valores de respeito e de boa convivência, com a ideia de que todos tem seus direitos e deveres, onde devem sempre buscar ter seus direitos respeitados sem deixar de cumprir seus deveres nem desrespeitar o direito dos outros.

OBSERVAÇÃO DAS AULAS

As aulas observadas ocorreram em uma sala do quinto ano do ensino fundamental. As atividades se iniciam às 07 horas e se encerram às 11h15min horas.

A turma é composta por 21 alunos sendo 11 meninas e 10 meninos, em sua grande maioria de origem humilde, com grandes dificuldades financeiras.

A professora fez a apresentação do estagiário aos alunos que reagiram com bastante euforia e até certo estranhamento, por se tratar de um estagiário do sexo masculino, portanto ficaram bastante curiosos com a novidade, logo após aquele momento, iniciou a aula. Neste primeiro dia a professora aplicou atividades envolvendo gênero masculino e feminino, atividades gramaticais envolvendo as letras “G” e “J”, singular e plural. Apesar da presença de um estranho na sala de aula, a professora conduziu de forma bastante tranquila, fazendo com que a aula fosse bem proveitosa.

Em outra aula, foi proposto um texto para que os alunos interpretassem, após, novamente um exercício envolvendo singular e plural.

Em outra ocasião, foi observada uma intervenção pedagógica realizada por acadêmicos de pedagogia de outra universidade, onde eles realizaram um trabalho envolvendo atividades neurocerebrais com a utilização de cores para memorização.

PLANO DE AÇÃO

TEMA:

Gramática “L” ou”U”

OBJETIVOS:

Enriquecer o conhecimento ortográfico dos alunos, desenvolver a leitura e a capacidade de interpretar textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com