TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DÉBORA NAIARA SIQUEIRA, 2025282- 2022/12.

RELATÓRIO HÍBRIDO SUPERVISIONADO-  ENSINO FUNDAMENTAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

LARANJEIRAS DO SUL 2022.

SUMÁRIO:

  1.  INTRODUÇÃO............................................................................................3
  2. DESENVOLVOLVIMENTO..........................................................................4
  1. ESTADO DA ARTE......................................................................................9
  2. CAMPO EXTERNO REMOTO – ANALISE IMAGETICA...........................10
  3. MATERIAL: CRIAÇÃO E REFLEXÃO.......................................................13
  4. PRÁXIS.......................................................................................................15
  1. CONCIDERAÇÕES FINAIS........................................................................19
  2. REFERÊNCIAS...........................................................................................20

  1. INTRODUÇÃO

   O projeto surgiu com o intuito de  incentivar as crianças a terem um alimentação mais saudável tanto na escola como também em casa. Sabemos que existem crianças que comem em quantidade maior que devia , já outros nem experimental os sabores de tais alimentos. Também mesmo que proibido, tem crianças que trazem alimentos não saudáveis para comer escondido durante a aula. O que resulta em uma alimentação errada em que limita sua vontade de experimentar alimentos mais saudáveis.

O objetivo do projeto tem como foco  que a criança junto com seus familiares pensem nas consequências de terem hábitos irregulares na alimentação, tanto como em comer em horários diferentes como também se alimentar de forma que possa l prejudicar futuramente. Procura-se  tranferir o conhecimento de que em excesso ou ausência de alimentos pode causar doenças e prejudicar seu desenvolvimento. Após esse projeto ser aplicado espera-se que os hábitos alimentares mudem e para melhor.  

O presente projeto foi realizado na Escola Municipal Rui Barbosa, com a ajuda dos tutores do pólo de Laranjeiras do Sul/PR. Como o projeto aplicado foi no ensino fundamental, foi muito bom de trabalhar, pois eles entendem bem o que passa a ser explicado e também tiram suas dúvidas e é claro que nós aprendemos juntos a eles.

O formato de extensão foi escolhido devido o pouco tempo para entrega dos trabalhos e também para retribuir à sociedade a oportunidade de aprendizado que foi trabalhada, pois não foi só na escola que o projeto foi aplicado foi em ambientes sociais como a feira, hortas e é claro com a família dos alunos.Com isso pude desenvolver novas práticas e aplica-lás de formas bastante participativas.  

  Esse estágio foi muito importante, pois contribuímos para uma vida mais saudável no dia-a-dia das crianças. Não só ensinamos como também aprendemos juntos a eles, foram experiências incríveis vividas naqueles momentos. Havia muitas frutas e verduras que eles nem se quer sabiam o que era o que os conhecê-las e ainda entender quais os benéficos de cada alimento.

  São experiências assim que fazem fortalecer a ideia de que todas as crianças e adolescentes devem ter o direito a uma educação de qualidade, pautada em um projeto educativo emancipa tório, que promova o desenvolvimento de suas potencialidades e contribua para uma participação ativa e efetiva na sociedade.

  1. DESENVOLVIMENTO

    No decorrer do ano foi observado que os alunos nem sempre experimentavam o lanche  da escola e preferiam trazer guloseimas para comer escondidos durante a aula ou até mesmo no intervalo, o que é proibido na escola trazer qualquer tipo de alimento de casa sem que haja autorização da escola, e muitas crianças não aceitam o lanche oferecido pela escola onde o lanche e feita com supervisão da nutricionista. Após essa sondagem  resolvemos realizar  o projeto Alimentação Saudável, que teve como intenção passar aos alunos e famílias a importância de uma alimentação saudável.       Com o passar do tempo as famílias brasileiras tem passado por grandes mudancas muitas por falta a de tempo tem  substituído o alimento natural pelos alimentos industrializados que a maioria das vezes tem um alto valor nutricional.Segundo  Marinardi (2005) ressalta essas transformações quando diz: 

  Hoje, mesmo as famílias que têm condições financeiras razoáveis, nem sempre têm conhecimento suficientes ou tempo para dar orientação alimentar aos filhos. É comum prenderem-se a aspectos quantitativos dos alimentos, sem analisar, entretanto, a sua qualidade. Por outro lado, pode ocorrer o contrário: estar preocupados com a qualidade dos alimentos, esquecendo-se dos aspectos quantitativos, ingerindo-os em excesso. Faltam-lhes informações sobre o quê, quando e quanto é melhor ingerir, tem havido uso indevido de certos alimentos em detrimento de outros.

   Em casa com a  família é a  primeira  influência no desenvolvimento de hábitos alimentares, seja pelos alimentos ou pelo ambiente que proporcionam durante as refeições, transmitindo dessa forma seus hábitos alimentares à criança aprender a comer e provar varias forma de alimentos.

   A escola  teve  o instuito de aplicar o projeto alimentação saudavel , para incintivar  um alimentação mais nutritiva  melhorando assim sua qualidade de viva , onde foi desemvolvida diversas atividades de forma ludica onde o educando pode por em pratica varios experiencias.

Atividades desenvolvidas:

Conversa com nutricionista

  As professoras orangizaram uma conversa com criancas , onde a nutricionista da escola foi convidada a falar sobre os alimentos saudaveis explicou sobre a pirämede alimentar o perguntou quais os alimentos as criancas concomem em suas casas, e orintou  de forma ludica  sobre o comer saudavel.

Visita feira de agricultores da cidade

  Essa atividade foi muito esperada por as crianças, pois e um momento muito divertido onde as crianças foram de ônibus ate o local da feira onde os agricultores  expõem todos seus produtos direto da roca , onde todos olharam atentamente todas as bancas  e a explicação dos produtores como o nomes dos alimentos e como são plantados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com