TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O local escolhido para desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado II é a Biblioteca Universitária – BU da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente a Divisão de Comunicação.

A Biblioteca Universitária ou simplesmente BU como é mais conhecida, é o órgão suplementar vinculado à reitoria da UFMG, responsável tecnicamente pelo provimento de informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, bem como pela coordenação técnica, administração e divulgação dos recursos informacionais das 25 bibliotecas participantes do Sistema de Bibliotecas (SB/UFMG). Esse está subordinado administrativamente às unidades acadêmicas, escolas de educação básica e profissional e aos órgãos suplementares e tecnicamente a BU.

A Divisão de Comunicação do SB/ UFMG tem o objetivo de dar visibilidade ao acervo, as atividades, produtos e serviços realizados pelas 25 bibliotecas que compõe o sistema, tornando assim possível que a comunidade interna e a sociedade possam ter acesso a mais informações e usufruir de todas as possibilidades oferecidas pelas bibliotecas.

A Divisão de Comunicação sentiu a necessidade de criar um Centro de Memória do Sistema de Bibliotecas (SB) da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvendo o projeto com o objetivo de registrar, organizar e disponibilizar para consulta, que tem em suas vertentes a catalogação e organização de objetos tridimensionais que contam a história do sistema, entre outras atividades.

Este projeto consiste em montar um banco de imagens dos objetos tridimensionais até então já catalogados, no intuito de tornar estes objetos visíveis ao público por meio de acessos via internet.

O projeto pretende ainda contribuir para que sejam realizadas novas doações de objetos tridimensionais a partir da visibilidade do banco de imagens.

JUSTIFICATIVA

A ideia inicial foi de uma exposição a ser montada no hall de entrada da BU para visitação do público em geral, idéia considerada hoje como segunda alternativa, pois os recursos demandados à sua execução não estão disponíveis para o período pretendido. Surgiu então a idéia do banco de imagens. Oriundo da disciplina Tópicos Gestão Unidades de Informação /Projeto Virtual Aplicado a Coleções, ministrada pela professora Renata Maria Abrantes Baracho Porto, trata-se de uma solução viável com os recursos disponíveis, que atende muito bem ao objetivo principal do projeto que é possibilitar ao grande público a visibilidade dos tridimensionais existentes no SB/ UFMG assim como os objetos de seus respectivos acervos que compõe a sua história, expondo os objetos e materiais utilizados em geral.

A escolha da instituição foi devido ao fato de já estar ligada ao Projeto Memória do SB/ UFMG, e por sempre me interessar por preservação do acervo senti a necessidade de mostrar os objetos que fizeram parte dessas historia e a importância deles e por ser uma grande instituição amplamente respeitada e respaldada pela sociedade, a chance de trabalhar um projeto na mesma soma preciosos pontos na minha vida profissional, acrescentando grande experiência profissional ao meu currículo.

O tema escolhido, Banco de Imagens dos Objetos Tridimensionais do SB/ UFMG, foi um que nunca ninguém havia se interessado e com o surgimento do centro de memória se tornou viável.  Então pela viabilidade feita e execuções aprovadas, o mesmo foi então escolhido.

OBJETIVOS

Os objetos tridimensionais estavam espalhados em locais diversos, que iam desde o hall de entrada até o próprio almoxarifado, passando pelo Espaço de Leitura, depósito, na sala da Divisão de comunicação e até mesmo uma sala provisória. A idéia de reuni-los em uma sala só deles já foi pleiteada, mas a idéia de um Banco de Imagens é a primeira vez que é mencionada, assim podendo dar uma maior visibilidade aos objetos tridimensionais que irão compor o acervo do Centro de Memória do SB/UFMG.

AÇÕES A SEREM REALIZADAS

O projeto inicial está dividido em três fases

1ª Fase

A primeira fase consistiu na reunião, localização e avaliação dos objetos tridimensionais existentes na BU que seriam incluídos no projeto.  Com o apoio da professora Ana Carolina Vimieiro Gomes, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e

Ciências Humanas pesquisadora do Centro de Memória da Escola Educação Física, foi iniciado o trabalhos de catalogação, partindo de uma ficha sugerida para os itens. O projeto conta ainda com a participação de professores, de uma jornalista, uma bibliotecária e dois bolsistas um da Proex e outro da BU. O início da catalogação marca o fim da primeira fase, iniciando de imediato a segunda.

2ª Fase

De posse da ficha catalográfica iniciada na primeira fase, a catalogação prossegue nessa segunda etapa. A ficha catalográfica sofreu três modificações até ficar adequada aos objetivos. A revisão final escolhida está no anexo I.

Em prosseguimento a esta fase, fotografamos, classificamos e categorizamos cada objeto.

Para uma melhor visibilidade e identificação, o número de patrimônio foi destacado junto ao item, pois por mais que existam dois ou mais objetos iguais eles serão únicos. Findada a coleta dos dados, passamos à execução da terceira fase.

3ª Fase

A terceira fase consistirá na confecção do Banco de Imagens, com os dados das etapas anteriores, o nome do projeto inicialmente seria “Banco de Imagens do SB/UFMG” podendo haver modificações.

A idéia inicial seria de um softwer gratuito e livre, preferencialmente com a interface inicial em português.

Inicialmente na página inicial colocar a história do SB/UFMG desde seus primórdios, a motivação ao qual levou a elaboração do projeto, contato, participantes do projeto.  

Uma aba interativa onde os visitantes da pagina que possuam alguma informação sobre algum objeto e queira nos enviar terá então um meio de como fazê-lo. Ainda se houver interesse e queira fazer doações, a pessoa também poderá entrar em contato para fazer a doação do objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com