TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Pessoa com Surdez ao longo do Tempo

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Nome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Nome do Tutor: Quezia Cavalcante

Nome do Aluno (a): Danielle Santos Barreto

Número do RGM: 14134489

Nome da Unidade II: História da pessoa com surdez ao longo dos tempos

Tendo em vista no que foi exposto no vídeo observamos que a Educação mais adequada para os surdos vai ser aquela pela qual a família vier a optar, seja ela em Escola Especial para surdos ou na Escola Regular.

Mas a grande realidade é que os pais muitas vezes preferem matricular seus filhos deficientes auditivos em uma Escola Especial que está mais preparada para recebê-los, do que na Regular, devido à falta de preparo por parte da mesma, e pelo preconceito que muitos alunos surdos sofrem por parte dos outros alunos devido a sua deficiência.

Só que ao mesmo tempo os pais se esquecem de que a educação na Escola Especial priva o aluno em se relacionar com pessoas sem deficiência sendo assim podendo gerar dificuldades de relacionamento e convívio na sociedade em que ele vive.

É claro em que há mais dificuldades devido a sua deficiência, mas a inclusão deles pode despertar nos outros alunos o interesse em aprender libras para assim interagir com o colega. Portanto o surdo tem mais oportunidade de desenvolvimento quando inserido numa Escola Regular.

Quanto a melhor forma para comunicação entre a Língua de Sinais e a Oralização observamos que a mais adequada para o surdo é a Língua de Sinais, pois muitos surdos não tem habilidades de leitura labial o que gera uma dificuldade na comunicação.

Mas para que ela se torne eficaz seria necessário que além dos professores os alunos deveriam ter em sua grade escolar a disciplina de libras, para que haja uma comunicação mais eficaz e ocorra a socialização entre os alunos, e consequentemente gerando melhores resultados no aprendizado em geral.

Referente à politica de inclusão proposta pelo governo ainda está muito longe de se concretizar, devido à falta de incentivo por parte dos mesmos, e também pela falta de interesse das instituições em conhecer e reconhecer a língua de Sinais, pela falta de esforço para planejar a garantia do direito do aluno á educação em sua língua materna, á presença de um interprete de Libras na sala de aula.

Portanto no que se diz respeito á integração do Surdo na Escola Regular para uma Educação eficaz, ainda há muito que se conquistar.

Referências Bibliográficas

APOSTILA:

Material teórico da Unidade II- “História da pessoa com surdez ao longo dos tempos”;

SITE:

Vídeo recomendado para atividade http://www.youtube.com/watch?v=f9qYzaNhmNo Acesso em 16/08/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com