TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 TEMA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇAO DO PROFESSOR        4

3 JUSTIFICATIVA         7

4 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        11

5 OBJETIVOS        11

6 PROBLEMATIZAÇÃO:        13

7 CONTEÚDOS CURRICULARES:        14

8  METODOLOGIA        15

9 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO:        16

10 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        17

11 AVALIAÇÃO        17

REFERÊNCIAS        18



  1. introduÇão

O desenvolvimento das tecnologias de informação vem assumindo um crescente ritmo durante as últimas décadas, trazendo novos rumos à sociedade.  As tecnologias são de suma importância para a sobrevivência de nossa sociedade hoje em dia, e nada igual tem causado impacto tão profundo e estimulado tantas mudanças.

As novas tecnologias afetam não só a sociedade, como também a organização dos sistemas educacionais, bem como o processo de ensino e de aprendizagem.

O uso das tecnologias na educação tem bastante influência nos dias atuais, e a utilização do computador como recurso tecnológico torna-se uma ferramenta pedagógica neste processo.

A tecnologia tomou conta do cotidiano das pessoas, e com isso, pode-se observar que o uso da tecnologia na sala de aula torna-se imprescindível, juntamente com a necessidade de atualização profissional, mas é fácil perceber que os professores tem dificuldade em incorporar os recursos tecnológicos ao processo de ensino.

A introdução da informática na educação exige uma formação ampla e profunda dos professores, porém, pode-se perceber que existe uma dificuldade muito grande em incorporar o computador a tal processo. De acordo com Valente (1999, p. 19) “a questão da formação do professor mostra-se de fundamental importância no processo de introdução da informática na educação, exigindo soluções inovadoras e novas abordagens que fundamentam os cursos de formação”. O autor afirma que a formação é um dos requisitos mais importantes para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor no ambiente informatizado.

  1. TEMA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

O desenvolvimento de tecnologias de informação tem provocado mudanças na sociedade em todas as áreas, principalmente, na educação. Com tais mudanças ocorrendo, a escola tem tentado acompanhá-las, procurando adaptar-se ao uso da tecnologia para atender às demandas sociais. Porém, o uso do computador em algumas escolas baseia-se no fato de ensinar somente o manuseio da máquina.

O professor incorpora o papel de mediador da sua própria aprendizagem, necessitando de uma formação que o capacite a utilizar o computador como ferramenta educacional, a fim de desempenhar atividades que contribuam para o conhecimento do aluno. Uma das qualidades do professor é utilizar o computador como ferramenta educacional. Segundo Stahl:

Os professores precisam entender que a entrada da sociedade na era da informação exige habilidades que não têm sido desenvolvidas na escola, e que a capacidade das novas tecnologias de propiciar aquisição de conhecimento individual e independente implica num currículo mais flexível, desafia o currículo tradicional e a filosofia educacional predominante, e depende deles a condução das mudanças necessárias (STAHL, 2008, p. 299).  

 

É obvio que muitos professores encontram-se despreparados para fazer uso de novas tecnologias, pois é um desafio muito grande fazer uso dessas exigências no que diz respeito à educação, e existe certa resistência por parte desse profissional.

Torna-se importante mencionar que a formação do professor não tem acompanhado o avanço tecnológico, e as mudanças pedagógicas estão se tornando difíceis de serem assimiladas e implantadas na escola, onde encontram-se profissionais despreparados para usarem as tecnologias em suas próprias tarefas. Almeida (2000, p. 109) afirma que “mesmo o professor preparado para utilizar o computador para a construção do conhecimento é obrigado a questionar-se constantemente, pois com freqüência se vê diante de um equipamento cujos recursos não conseguem dominar em sua totalidade”.

Outra dificuldade é que as mudanças da informática tem tido um aumento significativo, exigindo muito mais do professor. A introdução de computadores na educação tem auxiliado no processo de ensino e de aprendizado. A área que envolve o conhecimento requer pessoas com capacidade para criticar construtivamente, e o preparo do professor é fundamental para que a educação seja baseada na construção do conhecimento. Conclui-se que o professor necessita ser formado para tornar-se o facilitador da construção de conhecimento do aluno (ALTOÉ, 1993, 1996; VALENTE, 1996, 1999).

Segundo Valente (1993, p. 24), o uso do computador na educação, “provocou o questionamento dos métodos e da prática educacional [...] provocou insegurança em alguns professores menos informados que receiam e refutam o uso do computador na sala de aula”.

A resistência dos professores é um dos motivos que dificultam as novas experiências a não serem inseridas na escola; e preparar o professor, o maior desafio. Segundo Valente (1999), existe diferentes maneiras de usar o computador na educação.

O computador faz com que alunos criem novas perspectivas, enriqueçam em seus ambientes escolares e dessa forma eles interagem com objetos e aprimoram seu conhecimento. O aluno não é mais ensinado, é o construtor do seu próprio conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (323.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com