TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO EM GRUPO – TG

 

    Aluno(s):

 

Lucilene Desplancher de Lara      RA 1416475

 

 

 

  

 

POLO

Ponta Grossa

2015

Trabalho em Grupo (TG)

Curso: Letras

Bimestre: 3°

Turmas: 2014, 2015, 2016 e 2017

                  Integração escola e comunidade

Sumario

  1. Caracterização

  1. Gestão escolar

  1. Gestão escolar
  1.   Analise do ambiente físico
  1. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola
  1. Comunidade

Integração escola e comunidade

Caracterização: destacar as prioridades de algo.

 Escola selecionada: ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO ALBANO GUIMARÃES MARTINS

    A escola observada fica localizada no bairro do Pinhal Preto, Município de Reserva, Paraná que atende uma determinada clientela: ensino fundamental e ensino médio no período da manhã, e a tarde atende ensino fundamental 1° a 5° ano do ensino fundamental. A escola possui oito salas de aulas que pode acomodar de 35 a 40 alunos tem também elevador para portadores de deficiências, a escola conta também com uma ótima biblioteca com livros excelentes, de contos, romance, literatura, etc. os alunos podem estar trocando de livro uma vez na semana. O acesso a biblioteca e livre para a comunidade também. O laboratório e bem equipado para auxiliar os professores de biologia, ciências, artes, etc. e o laboratório de informática auxilia os professores em suas horas atividades, e os alunos em algumas pesquisas referentes ao conteúdo.

    A gestão escolar e formada por: diretora e pedagoga não têm supervisor à diretora e a que responde legalmente pela escola e que tem controle financeiramente e acompanha o desempenho de cada aluno, etc.

    Pedagoga e a que coordena os professores, participa do planejamento  das atividades, realiza com os professores as reuniões de pais, etc.

    A gestão escolar e com base no regimento escolar documento regido pela escola (ppp). Contendo como uma identidade da escola, pois se trata do projeto político pedagógico da escola todos os regimentos então inseridos no (ppp).  

A escola não possui outras atividades.

    As expectativas dos alunos em relação à escola e a maior formação e sair com um nível de conhecimento avançado podendo assim se ingressar em uma universidade.

 Identificação: ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO ALBANO GUIMARÃES MARTINS

Endereço: PINHAL PRETO

TELEFONE: A escola não possui telefone por ser na zona rural

INSTITUIÇÃO QUE MANTÉN A ESCOLA: Governo do estado do p/r

                                   

  Analise do ambiente físico

     A escola esta bem localizada dando um amplo atendimento a sua clientela das seguintes localidades: pinhal preto, laranjeiras, baixa funda, criciúma I e II, marrecas, barra bonita, caiçara, chapadão e serra do pinhão.

    O espaço físico está de acordo com a proposta pedagógica.

   A relação entre o número de aluno está adequada nas salas de aula atingindo a sua finalidade, no pátio na biblioteca no laboratório e em outras dependências por ser uma escola situada na zona rural tem um número menor de aluno.

    A utilização da biblioteca e utilizada com frequência uma vez por semana os alunos tem direito a trocar seus livros por outros. E o laboratório e mais utilizado pelos professores de ciências; artes e biologia. Atingindo assim seus objetivos. A escola esta de parabéns pela organização e a administração do ambiente físico da escola.

     A escola possui um conselho escolar que funciona fechado os professores não podem opinar só comunicam as decisões tomadas entre eles. Alguns professores reclamam por esse tipo de atitude tomada pela gestão escolar, apenas um aluno participa (Patrick Martins), e a uma funcionária (Janete Aparecida Martins Pereira), e os pais não participam do conselho escolar.

    A estrutura organizacional da escola e organizada pelo um organograma que distribui a função de todos os funcionários horários e setores.

    O curso oferecido pela escola é o padrão a escola não oferece nenhum curso diferenciado  em relação ao calendário escolar e o núcleo que manda para escola.

    O funcionamento dos horários dos professores e mantido na escola coordenado pela equipe pedagógica os plano de ensino são elaborado pelos professores em suas horas atividades.

O sistema de avaliação dos alunos e da seguinte forma os professores aplicam uma avaliação valendo quarenta pontos, sem consulta e os sessenta pontos são avaliado com trabalho e são recuperados da mesma forma se o aluno não atingiu a media, ou seja, são recuperados os cem pontos.

     A escola não costuma ter reunião de pais com frequência apenas uma ou duas por ano pra entrega de boletim escolar. Os pais vêm com frequência à escola para saber do desenvolvimento e do comportamento dos alunos no regimento da escola.

    A escola desenvolve hora treinamento para alunos de educação física toda terça e quinta feira, na parte da, a escola possui também um grêmio estudantil representado pela aluna Débora Marques dos Reis.

Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola

    Os alunos vêem a escola como uma porta aberta para o futuro, nela eles vão adquirir conhecimento para sua vida toda, ou seja, a escola e a estrutura para a construção de uma vida.

Comunidade

A comunidade observada esta localizada no município de reserva P/R

     Pinhal preto: a comunidade de pinhal preto esta localizado no município da reserva PR, nas proximidades da escola prefeito Albano Guimarães Martins, a 35 km da cidade de Reserva PR, conta com vários serviços públicos como: escolas, unidade básica de saúde, odontomóvel que e um ônibus que atende a higiene bucal da população, a comunidade tem também pista de laço e campo de futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com