TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇAO ESCOLA COMUNIDADE

Por:   •  20/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                         

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A

ESCOLA E A COMUNIDADE

Mariane Faria Vale - 1508920

Acreúna

2016

[pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Mariane Faria Vale

Acreúna

2016

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. Identificação
a) Nome: Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho.
b) Endereço: Rua Jesus Alfredo, 32 - S São Lourenço, Acreúna – GO.
c) Telefone: (64) 3645 – 3615.
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Governo do Estado de Goiás.
2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela? A localização da escola é compatível com a clientela, mesmo que esta tenha que se deslocar de outros bairros um pouco mais afastados, pois o município oferece transporte público para o deslocamento destes e a cidade é de porte pequeno.
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? Sim. Apesar do número de alunos ser elevado, a proposta pedagógica do colégio, do ensino fundamental até o EJA se adéqua ao espaço físico,ressaltando que algumas vezes se faz necessário adaptação de algumas atividades extraclasses para que sejam realizadas em ambiente escolar ou fora dele,propiciando um aprendizado de qualidade.
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?  O número de alunos em algumas séries em específico é maior que a capacidade,fazendo com que os professores tenham que trabalhar com uma média de 35 alunos em algumas turmas,considerado número elevado em razão do espaço físico das salas.O laboratório de informática possui um bom espaço,porém,o número de computadores é reduzido,sendo necessário o trabalho em duplas o em trios.Nas demais dependências,o espaço é grande,como no pátio e na quadra,comportando a quantidade de alunos.
d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades? O colégio possui uma sala para a Educação Inclusiva, com professoras e materiais prontos para auxiliar os alunos portadores de necessidades especiais. Outro espaço que o colégio também possui é a sala de multimídia, com computadores e uma televisão de tela ampla, onde os alunos podem assistir à vídeos-aula de diversos assuntos juntamente com o professor da matéria. Ambas atingem suas finalidades, sendo muito utilizadas por professores.
2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
a) Que atividades são desenvolvidas?A biblioteca os alunos podem utilizar nos turnos em que estudam e no contra turno para pesquisa, leitura e podem levar livros emprestados para casa. A sala de multimídia possui computadores que podem ser utilizados por alunos e professores para aprofundamento do conteúdo e pesquisas na internet. Além disso, a sala possui duas televisões, uma fixa, onde os alunos assistem a vídeo aulas, filmes, documentários, e outra móvel, que pode ser transportada para as salas de aula, com o mesmo intuito de uma aula interativa e diferenciada.
b) Quem utiliza essas dependências e com que freqüência? As dependências são utilizadas pelos alunos, acompanhados dos professores do colégio, diariamente, praticamente em todos os períodos.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? Os recursos, como a sala com computadores e televisão, são bem utilizados e aproveitados pelos alunos,principalmente porque,com recursos diferenciados,as aulas tornam-se mais interativas e dinâmicas,fazendo com que o aluno participe mais e tenha um interesse maior pelo conteúdo a ser explanado.
d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios? Os aspectos levados em consideração que merecem elogio é o grande acervo de atividades diversificadas que a escola propõe ao seus alunos,como exposição de vídeos-aula, atividades interativas virtuais e baseadas nos descritores de cada matéria.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? Além dos já citados, outros aspectos relevantes notados na unidade escolar, foram as palestras que estão sendo propostas para os alunos, semanalmente, sobre diversos assuntos, fazendo com que os alunos possam pensar e refletir sobre diversos temas de suas vidas. Outro ponto positivo da instituição é o uso de materiais de apoio além do livro didático, muito bem elaborados pelas coordenadoras pedagógicas,como as apostilas de redação e de exercícios de várias matérias.
3. Características da gestão escolar
a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
 Foi realizada uma reunião com professores e administrativos do colégio para elaboração do projeto pedagógico, baseando-o nos conteúdos propostos e na realidade do colégio e de seus alunos. Na mesma reunião foi discutido e elaborado um regimento com normas a serem cumpridas e respeitadas pelos alunos. Todos os funcionários do colégio deram opiniões e juntos elaboraram os documentos.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

Mensalmente,são realizados trabalhos coletivos onde professores e gestão discutem assuntos pedagógicos e de toda a escola. Sendo necessárias, são realizadas reuniões com pais e responsáveis, para que eles tenham ciência do que se passa dentro do ambiente escolar. Os alunos e pais normalmente estão presentes nas reuniões e em parte, são participantes das decisões do colégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (185.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com