TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração escola e comunidade

Por:   •  24/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Cristina Maria Silva-RA: 1548518

BOM DESPACHO-MG

2016

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

(Relatório de Caracterização da escola e da comunidade)

A Disciplina de Prática de Ensino: Integração escola e comunidade tem a finalidade de expandir a visão do futuro educador quanto à familiarização entre a escola e a comunidade. Adquirindo conhecimento sobre as características de ambas, conhecer a realidade sobre aspectos socioeconômicos e socioculturais da comunidade, base pedagógica e física da escola, induzindo assim conhecer o suporte oferecido para os alunos.

Neste relatório será descritas informações sobre uma escola e a comunidade que ela pertence, desde a identificação até a expectativa dos alunos e suas famílias quanto à integração dessa escola e dessa comunidade.

Caracterização da Escola

A escola escolhida para esta atividade é Escola Estadual Irmã Maria, localizada na Praça José Alves Machado Filho n° 44 Bairro São Vicente em Bom Despacho – MG. Telefone para Contato: 37 3521 1710. As informações aqui relatadas foram cedidas pela diretora da escola em uma entrevista.

A instituição mantenedora do estabelecimento escolar é o Governo Estadual.

Os alunos que frequentam essa escola tem acesso fácil a ela, pois fica num ponto bem centralizado da comunidade, e uma boa parte dos alunos moram próximo da escola. Por ser uma escola bem espaçosa, seu espaço físico adequa excelentemente as propostas pedagógicas.

A escola possui em seu interior salas ambientes como: sala de vídeo, sala de informática, biblioteca, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE), salão nobre (auditório) usado para eventos e comemorações da escola e laboratório de ciências. Dentre estes citados, todos tem espaço adequado para o número de alunos, exceto, o laboratório de ciências que não comporta satisfatoriamente os alunos, que por sua vez desenvolvem as atividades dentro de sala de aula ou no pátio da escola.

Ainda sobre o ambiente físico, é importante destacar a biblioteca da escola, que além de oferecer seu espaço para alunos e professores desenvolverem suas atividades, é uma biblioteca comunitária, aberta para a comunidade realizarem pesquisas e fazendo cadastro para empréstimos de livros. A frequência da comunidade em relação à biblioteca é diária.

Para a elaboração da proposta pedagógica e o regimento escolar, a escola conta com o apoio da direção, supervisão e professores para analisar o regimento da secretaria de educação, esse regimento é uma espécie de esquema que sofre algumas mudanças e adaptações para a realidade da escola.

Além disso, a escola tem o apoio do colegiado que é formado por um membro de cada segmento, ou seja, um pai, um aluno, um serviçal e demais funcionários da escola, mas, esse colegiado não opina em tomada de decisões sobre a escola, é formado para participarem de reuniões, votações e etc.

Quanto à estrutura organizacional, a escola é composta por uma diretora, vice-diretora, quatro auxiliares de secretaria (ATB), supervisora, orientadora, 29 professores, 10 serviçais (ASB) e os alunos.

A escola oferece ensino para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e 1° ao 3° ano do ensino médio. São 21 turmas, mais uma sala de recursos que oferece educação para alunos com alguma deficiência. Os alunos do ensino médio frequentam a escola de 7 as 11:20 da manhã e os alunos do ensino fundamental frequentam a escola de 13 as 17:20 da tarde.

O calendário escolar é único para todas as escolas, assim, existe uma reunião no final do ano com a superintendência para serem discutidas tais aspectos e tomadas de decisões.

Os professores tem que cumprir uma permanência na escola de 24 horas semanais, dentre essas horas, duas delas são destinadas para módulos (reuniões) e mais duas horas para atividades estipuladas pela escola com a coordenação da direção e supervisão.

Quanto ao plano de ensino, a escola segue cronograma de conteúdo com diretrizes vindo da secretaria de educação.

O sistema de avaliação dos alunos se dá por meio de prova escrita, uma avaliação por bimestre no valor de 15 pontos, cada bimestre tem valor de 25 pontos, os outros 10 pontos são distribuídos pelo professor com outras atividades relacionadas à disciplina.

A recuperação é paralela, o aluno desenvolve trabalhos e atividades extras propostas pelo professor para tentar atingir a média da turma.

A comunicação da escola com as famílias dos alunos é feita por meio de reuniões de pais, em casos extremos ou de urgência sobre um fato ocorrido com algum aluno, os pais são chamados na escola para uma conversa particular.

Além disso, sobre a aprendizagem dos alunos, os pais recebem as notas dos alunos por meio do boletim escolar. A escola não possui grêmio estudantil.

A partir deste ano de 2016, será implantado e desenvolvido um projeto que visa ampliar o ingresso da comunidade na escola, este projeto tem como nome “escola aberta’’, que será oferecido oficinas para os alunos e demais moradores da comunidade.

Este projeto tem como sugestão oficina de pintura, bordados, manicure, serralheria, cultivo de hortas e etc.

Espera- se que este projeto possa integrar a comunidade cada vez mais com as atividades desenvolvidas pela escola.

Sobre as expectativas dos alunos em relação á escola, convidei alguns alunos do ensino médio para uma conversa, pois eles tem uma visão mais ampla e até já sabem o que pretendem no futuro.

Foram questionados sobre os professores, se eles exercem um papel fundamental na vida escolar dos alunos e como é a relação dos mesmos com os professores.

Elogiaram o desempenho dos professores dentro de sala, destacaram o respeito que os professores tratam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com