TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação entre Aprendizado e Desenvolvimento

Por:   •  24/4/2019  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Letras

Goiania/Go, 27 de Janeiro de 2015

Curso: Letras - Português

Disciplina: Psicologia da Educação

Professora: Alba Cristhiane Santana

Estudante: Ruth de Lucena Souza

Resenha: Interação entre aprendizado e desenvolvimento

VYSGOTSKY, LS. A formação social de mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Capítulo 6 – Interação entre aprendizado e desenvolvimento – p. 103-119).

Na primeira teoria,Piaget e Binet defende que a criança precisa desenvolver-se primeiro pra depois obter conhecimento. Ambos descartam a troca de experiências entre as pessoas no desenvolvimento dos indivíduossendo assim,o desenvolvimento é primordial nosucesso do aprendizado.

A segunda teoria afirma que desenvolvimento e aprendizado caminham juntos, diferenciando assim da teoria de Piaget e Binet na colocação do tempo em que acontece o aprendizado.

Koffka na terceira teoria, funde as duas primeiras. Para ele, todos os fatores relacionados acima dependem um do outro no sucesso do aprendizado. A interação entre as pessoas também é ignorada. Alguns teóricos defendem que quando uma criança, por exemplo, aprende fazer contas logo ela terá também habilidade para se desenvolver bem em qualquer outra área de conhecimento como interpretação de texto que é totalmenteo oposto de matemática. Mas para Thorndike quando uma pessoa desenvolve uma habilidade específica não significa de maneira alguma que vai ter sucesso em todas as outras, como por exemplo, um indivíduo que canta, não necessariamente ele vai ter habilidade em todas as áreas da música por maior que seja a semelhança na área, e assim por diante.

Já para Vygotsky, o conhecimento começa antes mesmo de a criança ter contato com o ensino sistematizado ou escolar. Tudo que a criança vai aprender na escola ela já tem um conhecimento, uma experiência prévia sobre.

Para explicar melhor o processo de desenvolvimento Vygotskiano, leva-se em consideração dos processos que são essenciais para o sucesso da zona de desenvolvimento proximal essa, é o espaço entre o conhecimento real do indivíduo, ou seja, as habilidades já internalizadas por ele e o nível de desenvolvimento potencial que é o que uma pessoa pode ter a capacidade de aprender ou realizar com o auxílio do outro.

Para Vygotsky, o desenvolvimento está sempre atrás do aprendizado estes não andam juntos e nem o primeiro precede o segundo como para Piaget e Binet é assim que surge a zona de desenvolvimento proximal que denominam as habilidades que ainda amadurecerão no individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com