TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução O Estágio Supervisionado

Por:   •  10/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O Estágio Supervisionado é uma atividade de extrema importância na formação inicial do professor, logo que, é o momento em que os estagiários vivenciam as diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor/aluno; os métodos de avaliação do aluno; os métodos de avaliação do professor; os recursos pedagógicos utilizados.

Espera-se que os profissionais de hoje, além de estimulados e bem preparados sejam atualizados e conscientes de que sua formação é permanente. Sendo assim, é preciso extrapolar a formação tradicional dos professores que se concentra em prepará-los no domínio dos conteúdos, das técnicas e estratégias de ensino. A formação atual prevê um profissional reflexivo, crítico envolvido em sua formação […](FREITAS, 2004, P 35)

De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor. É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes.

O estágio foi realizado na Escola Estadual Antônia Martins de Barros, situada na Rua Abílio Soares Ferreira, s/n, na zona urbana do distrito de Catuné, pertencente ao município de Tombos – MG, CEP 36846-000.

As etapas e modalidades de ensino ofertadas pela escola são: Ensino Fundamental anos finais; Ensino Médio; EJA (educação de Jovens e Adultos) Ensino Médio.( Detalhes no anexo).

O estágio foi realizado no período de 08/04/2022 a 25/05/2022, neste período foi possível observar a estrutura da instituição de ensino e a gestão educacional, além de observar as aulas de Língua Portuguesa em um primeiro momento para em seguida ter a oportunidade da regência de aulas, onde o aprendizado adquirido é muito proveitoso e nos prepara para a realidade da educação no país.

        Desenvolvimento:

        

Durante o período do Estágio Supervisionado I, foram realizadas diversas tarefas que permitiram uma compreensão ampla e detalhada de como funciona o processo de ensino aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa experiência certamente foi muito válida e enriquecedora para nortear uma carreira profissional na área da educação.

Em um primeiro momento ocorreu as devidas apresentações aos professores e funcionários da escola, como também da estrutura e funcionamento da mesma. Este momento também foi muito importante para conhecer a professora responsável por supervisionar o estágio e ajudar na programação do mesmo.

Outro ponto relevante foi a oportunidade de poder acompanhar o processo de gestão educacional da escola como um todo. Nesse momento de observação foi possível uma melhor compreensão das demandas e deveres da direção escolar.

Já no setor pedagógico, a gestão escolar ocorre de forma em aproximar a supervisão, os professores e alunos. A supervisora fica responsável por analisar os planos de aula, fiscalizar se os professores estão seguindo e auxiliar se necessário. No caso das aulas de Português, matéria na qual estagiei, não tinha muito o que fazer a respeito, tendo em vista que os planos de aula se baseiam em seguir o conteúdo do livro didático, que segundo a professora e a supervisora é muito bem elaborado, não necessitando de conteúdos adicionais. Fiquei um pouco frustrada de início, queria planejar algo diferente, porém fui orientada pela supervisora a seguir o ritmo da escola no qual os alunos já estavam acostumados.

Após conhecer as estruturas e a gestão escolar foi iniciada a observação das aulas de Língua Portuguesa. No início de cada aula ouve uma apresentação ás turmas e participação nas aulas de forma mais passiva para observar todos os detalhes possíveis em relação ao processo de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas e metodologias utilizadas pelo professor regente, além da relação do professor com os alunos e outros detalhes pertinentes. Na maior parte das aulas a metodologia escolhida foi a aula expositiva, onde o professor explica o conteúdo para os estudantes de acordo com o livro didático, que é o recurso utilizado. Em certos momentos há discussões sobre o conteúdo, onde alguns alunos participam de forma ativa e outros apenas de forma passiva, sem uma interação perceptível com a aula.

Após observar por mais de uma semana as diversas aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram iniciadas as atividades de regência, realizadas com o auxílio do professor regente das turmas na maior parte do tempo, e em um segundo momento a regência foi realizada de forma mais autônoma, sendo apenas observada pelo mesmo, interferindo somente quando necessário.

        Durante as primeiras aulas onde ocorreram de fato a regência foram encontradas algumas dificuldades, na organização da turma e exposição do conteúdo, principalmente pelo fato de está sendo observada. Porém posteriormente as aulas ocorreram normalmente, nas últimas aulas já estava totalmente familiarizada com o ambiente e alunos, me sentindo parte do corpo docente da escola.

        Relato das aulas:

        No dia 08/04/22 estive na escola, conversei com o diretor a respeito do estágio, o mesmo concordou e me apresentou à estrutura da escola, ambientes, funcionários, a supervisão e a professora Sílvia, que se mostrou super a disposição em ajudar no que fosse necessário. Sílvia me passou sua carga horária, como ela é efetiva sua carga é de 20 horas semanais, 17 horas em sala de aula e 3 horas para planejamento e preenchimento do diário on-line. Fui informada a respeito da metodologia e recursos utilizados, no caso o livro didático, recebendo um exemplar do mesmo.

        Segunda-feira 11/04, caminhamos para as duas primeiras aulas, com a turma do 6º ano, com 18 alunos, todos presentes. Me apresentei e sentei no fundo da sala para observar a aula e fazer minas anotações. A matéria de hoje foi “prefixos e sufixos” na página 58, os alunos fizeram as atividades e foi feita a correção. As duas próximas aulas foram com o 7º ano, essa turma tem um total de 16 alunos, faltaram três. Após as apresentações a professora deu continuidade ao texto que vinha sendo trabalhado: “500 imigrantes e refugiados são resgatados em um único dia no Mediterrâneo”, na página 60, os alunos fizeram as atividades da página 61, dialogando e discutindo sobre as respostas. A última aula do dia foi com o 8º ano, com todos os 14 alunos presentes. O assunto abordado foi “figuras de linguagem” na p.58 com a realização das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com