TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRA E LITERATURA

Projeto de pesquisa: LETRA E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização ”, sob orientação do Professor-Tutor Presencial Joel A. Silveira Júnior.

SOROCABA/SP

2014

SUMARIO

Introdução 4

Estar alfabetizado é 5

Significado 6

Gêneros textuais 7

Atividades 12

Atividade de Leitura e Escrita 14

Conclusão 15

Referencias Bibliográfica 16

INTRODUÇÃO:

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Caracteriza-se como analfabeto o indivíduo que não sabe ler e nem escrever, ou não consegue compreender textos.

O processo de alfabetização se inicia antes da criança entrar na escola, no momento em que tem contato com o mundo externo. A partir do momento em que vê uma letra, um número, ela já iniciou seu processo de alfabetização, pois, antes disso, ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite obter conhecimentos como a própria linguagem verbal.

Alfabetização e letramento são dois processos que se inter-relacionam, complementando-se, sendo que a alfabetização inicia-se antes da entrada da criança na escola, e se formaliza no Ensino Fundamental com a aquisição do código escrito, visto que a cultura escrita perpassa a sociedade humana.

O letramento, por sua vez, vai além do domínio do código, constituindo-se enquanto prática social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo.

Começa com a alfabetização, sendo contínuo nas relações humanas. ( MARTINS, Mirian, 2007)

O processo de alfabetização é mais complicado do que se imagina, pois é a partir dele que milhares de pessoas aprendem a ler e escrever.

Tempos atrás a cartilha era o único método utilizado para alfabetizar, hoje encontramos vários métodos para se alfabetizar. Alfabetizamos através de músicas, jogos, textos, historias e brincadeiras.

A alfabetização começa com o contato da criança com textos, livros, revistas.

Mesmo sem ainda saber ler, a criança tem a vontade e a curiosidade de olhar em um livro as figuras e textos que a estimulam a aprender, a saber, o conteúdo da história.

Crianças de famílias sem a prática da escrita perdem um pouco desse contato, pelo fato de não possuírem livros em casa, geralmente porque não tem condições para comprá-los. (SANTOS, Aline, 2011)

Etapa1 Passo3

Estar alfabetizado significa saber ler e escrever. Ler e escrever tem a função de comunicar algo. No início do aprendizado da leitura, a criança apenas decodifica o texto, não o interpreta, o mesmo acontece com a escrita. Apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível e sim apenas um amontoador de palavras, sendo assim um analfabeto funcional. Porém ser alfabetizado vai muito além de usar códigos. Segundo Ana Cássia Maturano (psicóloga e psicopedagoga) estar alfabetizado de maneira funcional – alfabetismo funcional – envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pela vida toda.

Etapa1 Passo 4 - Carmen

Etapa 2 :

Características inerentes aos gêneros textuais:

Conto: É uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso. Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.

O primeiro passo para a compreensão de um conto é fazer uma leitura corrida do texto, do começo ao fim. Através dela verificamos a extensãodo conto, a quantidade de parágrafos, as linhas gerais da história, a linguagem empregada pelo autor. Enfim, pegamos o "tom" do texto.

Fábula: É uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas.

A fábula trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA, com provérbio ou não; outras vezes essa moral está implícita.

Não há necessidade de descrever com muitos detalhes os personagens, pois o que representam nas fábulas (qualidades, defeitos) já é bastante conhecido.

Tempo indeterminado na história.

É breve, pois a história é só um exemplo para o ensinamento ou o conselho que o autor quer transmitir.

Conflito entre querer / poder.

O título não deve antecipar o assunto, pois não sobraria quase nada para contar.

A resolução do problema deve combinar com a sua intenção ao contar a fábula e com a moral da história.

História

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com