TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA DE CORDEL – A PALAVRA ENCANTADA EM SALA DE AULA

Por:   •  10/8/2019  •  Monografia  •  9.679 Palavras (39 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 39

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA - AEDAI

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA -FAFOPAI

LITERATURA DE CORDEL – A PALAVRA ENCANTADA EM SALA DE AULA

(Aurianí Nunes da Costa)

Iguaracy - PE

2013

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA - AEDAI

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA - FAFOPAI

LITERATURA DE CORDEL – A PALAVRA ENCANTADA EM SALA DE AULA

(Aurianí Nunes da Costa)

TCC apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau em Língua Portuguesa daFaculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeiraem Letras com habilitação em Inglês. Orientador: Profº. Esp. Márcio André de Andrade

Iguarací - PE

2013

Aurianí Nunes da Costa

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado junto ao curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado.

Orientador: Profº._____________________

COMISSÃO EXAMINADORA

_________________________________

PROFº.

_________________________________

PROFº.

_________________________________

PROFº.

Iguarací - PE

Junho de 2013

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho á Deus que sempre iluminou os meus passos, e me dá discernimento para compreender as suas vontades, enquanto tantos desconhecem.

A minha família, em especial a minha mãe, meu filho e meu pai por insistirem em me dar força para prosseguir em busca de um futuro e uma vida promissora.

 Aos amigos e colegas que compartilharam comigo fracassos, sonhos, decepções, lágrimas, sorrisos e todos os momentos alegres e tristes que fizeram parte de todo esse processo.

Pois amizade é assim: é sentir o carinho e o afeto. Amizade é uma soma de alegrias e uma divisão de tristezas. Amizade é respeitar o espaço. É a certeza da mão estendida e a cumplicidade que não se explica apenas se vive.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela graça da vida, pela saúde, pela inteligência e por minha capacidade e persistência em busca de novas oportunidades e por guiar os meus passos neste caminho.

Á minha família que me ensinou valores indispensáveis para uma vida em sociedade.

Aos meus amigos e colegas que trilharam comigo este caminho repleto de altos e baixos sem deixar que por um momento que fosse eu desistisse de meus sonhos.

Aos meus professores que dedicaram boa parte de seu tempo a nós, buscando transmitir além do conhecimento, suas próprias experiências, para que a partir daí pudéssemos construir nossa própria identidade profissional.

RESUMO

Dentro da Cultura Popular Brasileira a Literatura de Cordel é um dos gêneros que tem sido muito pesquisado. O assunto desperta para outros temas importantes tais como cultura popular, memória, identidade, oralidade e poesia.

Este trabalho tem como objetivo investigar o cordel como poesia e extrair os conteúdos pedagógicos que ele oferece por meio de ação em sala de aula, oque pode ser uma boa oportunidade do aluno ter um contato com a experiência cultural que provém desta literatura e toda sua riqueza expressiva,buscando preservá-loe divulgá-lo com conteúdo e qualidade. Tem uma relevância pessoal, uma vez que trouxe o sentido de resgate e revalorização de uma identidade cultural.

Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência acaba de incorporar inovações culturais o que a torna mais rica e diversificada.

Palavras-Chave: Literatura de Cordel, memória, poesia, resgate.

ABSTRACT

Within the Brazilian Popular Culture Literature Cordel is one of the genres that have been heavily researched. The subject awakes to other important topics such as popular culture, memory, identity, and oral poetry.

This study aims to investigate the string as poetry and extract the educational content it provides through action in the classroom, which can be a good opportunity for the learner to have a contact with the cultural experience that comes from this literature and all its expressive richness, seeking to preserve it and spread it with content and quality. Has a personal relevance, since it brought a sense of redemption and appreciation of cultural identity.

Moreover, it is quite interesting to discuss with students how the string literature, even for survival has just incorporated cultural innovations which makes it richer and more diverse.

.

INTRODUÇÃO

                Há apenas três décadas, era pouco mais de 30% os brasileiros que morava nas cidades. A vida era na roça, hoje, a maioria das escolas está no asfalto e a poesia do campo ficou de lado, assim como o falar e o modo de ser caipira. O sertanejo não combina com o cibernético, o futurista e o moderno. Mas quem aprende a amar a terra e sua diversidade e desenvolve domínio das muitas linguagens utilizadas pelo homem descobre a beleza e a sensibilidade de um quadro, de uma fotografia, de uma poesia de cordel.

                Há no Nordeste do Brasil, uma vasta e criativa Literatura de Cordel, que narra histórias de amor, política, heróis do cangaço e desafios, escritos em versos populares, geralmente em sete sílabas. Segundo Ariano Suassuna, um estudioso do assunto, a literatura popular em versos do Nordeste brasileiro pode ser classificada nos seguintes ciclos: o heróico, o maravilhoso, o religioso ou moral, o satírico e o histórico.

                A denominação Cordel foi criada em Portugal, no século XVIII, por causa da lei promulgada por Dom João V em 1789,permitindo á Irmandade dos Homens Cegos de Lisboa negociar com esse tipo de publicação, refere-se a folhetos impressos com vários temas, que são colocados á venda nas feiras populares, mercados, praças e bancas de jornal pendurados em cordão (barbante). São os Portugueses que trazem o cordel para o Brasil, na segunda metade do século XIX. Esse tipo de literatura não existe só no Brasil, mas, também, na Sicilia (Itália), na Espanha, no México e em Portugal. Em todos esses locais há literatura popular em versos. A Literatura de Cordel ingressou no patrimônio de cultura oral e escrita brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.6 Kb)   pdf (332.3 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com