TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil

Seminário: Literatura infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

A Literatura Infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

O mundo está passando por uma das maiores transformações de suas histórias, mas também estamos em constantes mudanças com ele.

Não a tempo de parar, está realidade desafia nossa reflexão e na Educação e no Ensino é hora de definir, questionar e transmitir a toda uma nova civilização que vai se construindo para o amanhã, tudo próximo assim.

O modernismo invadiu o nosso dia a dia com ele elementos da era digital, deixando tudo mais informatizado, evitamos o contato físico que um dia era tão importante, cada vez mais se cria uma distancia. Tudo passa a ser realidade na rede o que leva a ausência de valores adquiridos com o outro.

Pensar na realidade é pensar em transformações sócias, mas tudo está avançando tão rapidamente que em meio de tais transformações, surge uma reflexão sobre o papel da educação e do ensino, pois é nessa área que se está embasada ou surgem novos princípios ordenados da sociedade, em decorrência da possibilidade que ambos temos de formar uma nova mentalidade ou a consciência do mundo.

Diante dessa realidade se torna urgente à reflexão sobre Educação e o Ensino, pois o amanhã está próximo e precisam ser definidos, desde os anos 70/80 os debates no âmbito da língua e da literatura são significativos e com fundamento polêmico na área de Literatura Infantil.

Cada um na infância vai assimilando sobre o mundo através da palavra, ou melhor, da literatura – visão de arte. E nos perguntamos se haverá lugar para literatura infantil, num meio tomado pela informática. A resposta é sim. A principal função da literatura é de servir como agente de formação seja no espontâneo convívio leitor/livro estimulado pela escola.

É nesse mesmo sentido que a literatura infantil se destaca, pois, de acordo. Com Coelho (2000, p. 15),

“A verdadeira evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível da consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a infância. Ou ainda não descobriram que o caminho essencial para se chegar a esse nível é a palavra. Ou melhor, é a literatura – verdadeiro microcosmo da vida real, transfigurada em arte.”

A finalidade da literatura infantil, entre muitas contribuições destaca se, como a de servir como agente de formação, tanto de forma espontânea como direcionada pela escola, bem como a importância da literatura para a formação da consciência de mundo por crianças e jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com