TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro didatico

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo do livro didático – Ensino Fundamental

I – Introdução

Será realizada a abordagem geral do material didático de língua portuguesa, utilizado pelos professores do ensino fundamental na escola do estágio de observação, cujo objetivo é avaliar a seleção do material implantado na escola. Além disso, devem-se analisar os textos, a metodologia, a abordagem gramatical presentes no material, para julgar se o livro satisfaz adequadamente o ensino da língua portuguesa.

II – Identificação do material/livro

        O livro a ser analisado é o livro de português do Projeto Araribá – Português-6ª série. Editora moderna, 1ª Ed. São Paulo, 2006. A Autora é Áurea Regina Kanashiro. Ele tem o selo PNLD 2008/2009/2010 e está de acordo com os PCN (Parâmetros curriculares nacionais). Esta obra é utilizada em todo o ensino fundamental da Escola Estadual Professor Leon Renault, e é um livro que apresenta grande aceitação tanto dos alunos quanto dos professores.

Análise Quantitativa

Quantas páginas têm o livro?

336

Quantas unidades?

8

Quantas subunidades?

3 em cada unidade

Quantos textos para leitura?

20

+ Descritivo?

9

+ Narrativo?

8

+ Dissertativo?

22

+ Argumentativos?

5

+ Cartas?

2

+ Literários

13

+ Técnicos

3

+ Poéticos?

10

+ Outros

11

Quantos exercícios de gramática normativa?

2 em cada unidade

Quantos exercícios de gramática contextualizada?

4 em cada unidade

Quantos exercícios de fala?

5

Quantos exercícios de escrita?

22 em cada unidade

Quantos exercicios de leitura?

20 em cada unidade

III – Questões gerais sobre o material didático

        De acordo com o material didático analisado, a língua é tratada como instrumento de comunicação, privilegiando as habilidades de ler e escrever. Tem boa apresentação, com inúmeras ilustrações coloridas, motivando ainda mais os alunos. Faz uso da gramática descritiva e normativa, valorizando ambas gramáticas. Há sugestões de atividades extras como assistir um filme, por exemplo. Além disso, apresenta manual para orientar o professor, propondo discussões sobre avaliação da aprendizagem e modelos de avaliações com chaves respostas ao final do livro do professor.

IV – Questões relativas à prática da habilidade de ouvir

        Essa questão da habilidade de ouvir não é muito trabalhada nesse material didático, foi proposta, apenas, a leitura em voz alta de algumas palavras durante o estudo da ortografia.

V – Questões relativas à proposta de desenvolvimento de falar

        São apresentados modelos de conversação em forma de tirinhas, textos retirados de jornais ou internet, demonstrando assim, o diálogo em uma variante regional do português, com marcas de linguagem falada em alguma localidade do interior ou capital do país. Há também, algumas atividades que tomam a linguagem oral como objeto de ensino, por exemplo, uma proposta de dividir a sala em dois grupos, um grupo para defender um argumento de determinado assunto, e outro para ir contra esse argumento, desenvolvendo assim, o uso da argumentação apropriada na defesa da sua ideia.

VI – Questões relativas à proposta de desenvolvimento de leitura

        O livro didático apresenta diversas ilustrações que contribuem para a construção dos significados do texto, objetivando problematizar a situação, convidando o aluno a pensar. Além disso, contém vários tipos de textos como: texto literário através de poemas, texto visual através de imagens ou fotos ilustrativas, texto jornalístico ou publicitário através de textos de internet ou de jornal. Esses textos são retirados de: Cora Carolina. www.secrel.com.br/ Cristina Agostinho. In: O mistério do livro sem mistério. São Paulo: FTD, 1988. (Fragmento)/ Fernando Gabeira. Folha de São Paulo, São Paulo, 02 dez. 2002. Folha Turismo, p. 13. (Fragmento). E o professor utiliza de estratégias de leitura oral e silenciosa de acordo com a atividade proposta.

VII – Questões relativas à proposta de desenvolvimento de escrever

        As propostas de produção de texto, do livro didático, são as mais variadas e criativas para que o aluno desenvolva o ato de escrever adequadamente. Podemos citar o uso da imagem de uma foto para ilustrar a reportagem que o aluno terá que escrever. Pede-se também, para o aluno escrever um poema baseado na leitura que ele fez de outro poema, e até mesmo reproduzir uma peça teatral considerando a leitura de Romeo e Julieta. Há também, o uso de exercícios de interpretação de texto, no qual, o aluno tem que pensar para escrever sua resposta, além de relatar o que aprendeu com a leitura através de perguntas pessoais. O incentivo dado ao aluno acontece quando o seu trabalho fica afixado no mural da escola para que todos os outros alunos, pais, professores e pessoas da comunidade possam ler.

VIII – Conclusão

        A seleção da obra analisada ocorreu de acordo com a série selecionada para o estágio de observação. Esse material didático é escolhido pelo professor respectivo à série, juntamente com a escola. Durante o estágio, pude observar que o uso do livro didático é frequente nas aulas, e que a maioria das unidades do livro apresentam um texto inicial para introduzir o assunto abordado. Após a leitura do texto acontece a realização de exercícios de interpretação textual e algumas questões gramaticais relacionadas à matéria dada. A preparação do material é muito boa e coerente com o estudo abordado, atendendo a necessidade do aluno e do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com