TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO CRICIÚMA

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

ANALICE NUNES GHISI – RA 5323578343

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUJCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

TUTORA EAD: TATIANE DUARTE CONTE

CRICIÚMA/SC

2017

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO CRICIÚMA

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ANALICE NUNES GHISI – RA 5323578343

Trabalho desenvolvido para o curso de Pedagogia – Licenciatura

Disciplinas norteadoras: Educação e Diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Flosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação. Apresentado à Anhanguera como requisito para avaliação na atividade Desafio Profissional 2017/01, sob orientação da tutora EAD Tatiane Duarte Conte.

CRICIÚMA/SC

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. PERFIL SOCIOECONÔMICO DO COLÉGIO 5

3. JUSTIFICATIVA 6

4. OBJETIVOS 7

5. METODOLOGIA 8

6. CRONOGRAMA 10

7. AVALIAÇÃO 11

8. REFERÊNCIAS 12

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho constitui-se na elaboração de um projeto multidisciplinar voltado ao ensino médio, a fim de auxiliar os estudantes no processo de escolha de suas futuras profissões.

O projeto visa integrar professores e alunos de uma escola pública, além dos pais e demais interessados na educação dos jovens, promovendo atividades, análises, reflexões e práticas pedagógicas que ofereçam aos estudantes uma visão ampla das diversas profissões existentes no mercado, bem como fazê-los descobrir suas habilidades e aptidões, identificando-se com determinada área de atuação profissional.

Partindo deste entendimento, a professora Raquel, coordenadora pedagógica, solicitou aos professores do ensino médio que os mesmos elaborassem uma proposta de projeto multidisciplinar a ser trabalhado com os alunos, com o tema “Construindo Meu Projeto de Vida”.

2.PERFIL SOCIOECONÔMICO DO COLÉGIO

A instituição de ensino denominada “Colégio Futuro” localiza-se em um bairro de classe média-baixa da cidade de Criciúma.

Em funcionamento desde o ano de 2000, o colégio oferece o ensino regular nos períodos matutino e vespertino, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, e do 1° ao 3° ano do ensino médio, atendendo a um total de 600 alunos, entre crianças e jovens de diferentes realidades sociais.

Em seu núcleo de colaboradores, o Colégio Futuro conta com 35 profissionais, entre professores, zeladores, equipe técnico administrativa, psicóloga e auxiliares de ensino. Os professores são em sua maioria pós-graduados e participam de cursos de extensão frequentemente. Na secretaria escolar, trabalham três pessoas: diretora geral, auxiliar de direção e secretária escolar.

Quanto à estrutura física, o colégio possui um amplo espaço, com 17 salas de aula, sendo todas climatizadas, sala de informática, biblioteca com espaço dedicado à leitura, banheiro feminino e masculino para alunos, bem como banheiro para funcionários, cozinha, sala para atendimento psicológico, sala de direção e coordenação, secretaria escolar, quadra coberta, laboratório de ciências, refeitório e sala dos professores.

3.JUSTIFICATIVA

A escola, em sua prática cotidiana, tem como principal função ensinar, transmitir o conhecimento. Nesse contexto, visa prestar auxílio ao aluno para que o mesmo possa desenvolver suas capacidades intelectuais e reflexivas, estando assim preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

A escola pode e deve oferecer orientação profissional, contribuindo para que o aluno consiga de fato descobrir aquilo com que mais se identifica, onde encontram-se suas habilidades.

Na orientação escolar e profissional pretende-se orientar e capacitar o educando no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações; informar sobre a realidade e sobre as oportunidades do mundo do trabalho, bem como criar consciência nos alunos acerca das aptidões e habilidades necessárias requeridas para o exercício das diversas profissões e ainda, orientar aluno para a escolha vocacional que melhor lhe ajuste.

Bastos (2005) afirma que a orientação profissional não deve ser encarada como um luxo destinado às classes mais abastadas. Sua inserção nas escolas públicas poderia fornecer oportunidades de os estudantes discutirem a sociedade e os significados da escolha profissional, o que os prepararia para uma entrada mais crítica e consciente no mundo do trabalho. 

Em face da diversidade cultural e social dos alunos que o Colégio Futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com