TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Por:   •  13/12/2017  •  Artigo  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

             UNIDADE PARCEIRA DO GRUPO ANDRADE MARTINS

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

ITAÚNA-MG

2017

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

O ENSINO  DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

RESUMO

No dia a dia da Educação Infantil, a arte está presente em quase todas as atividades da rotina escolar. A partir desta premissa este estudo investigativo teve como questão resgatar a linguagem artística presente nestas atividades. Partindo das artes visuais e objetivando a compreensão desta estrutura baseada nos referenciais teóricos, o fazer artístico, o desenvolvimento da imaginação, a expressão como comunicação da arte infantil, permeados na interdisciplinaridade do processo ensino aprendizagem sobre a ótica do ensino lúdico, ressalta com este estudo como a linguagem artística pode contribuir para um ensino mais significativo para esta população educacional com suas próprias especificidades. Esta pesquisa foi realizada com base bibliográfica em vários autores da atualidade, focando o resgate da arte presente nas atividades rotineiras imbuídas de conteúdo artístico que permeia a construção do saber infantil. Neste percurso, percebemos que a linguagem artística é inerente ao ser humano e que esta expressão, caminha em quase todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar de Educação Infantil de maneira lúdica. Estimular a linguagem artística, a curiosidade, à percepção de mundo e o senso crítico através da arte é uma forma prazerosa de descobrir e compreender o mundo para a criança.

Palavras-chave: Aprendizagem. Linguagem Artística. Interdisciplinaridade .Lúdico.

ANGELA GIUSTI BERTOLINO

1.INTRODUÇÃO

              Muito tem se falado em resgatar o ensino da arte em nossas escolas com uma visão mais ampla no que consiste em uma linguagem inerente da essência humana. Hoje os educadores percebem-se como indivíduos capazes de aprender e a recuperar perdas culturais ao longo do seu percurso pessoal e profissional para desta maneira com competência propiciar o conhecimento e vivência da linguagem artística para seus alunos. Tal realidade criadora na prática educativa está presente não só contida nas áreas artísticas mas permeadas nas diversas disciplinas e encontra-se em quase todas atividades cotidianas vividas na Educação Infantil. Desta maneira este estudo veio resgatar pautado em diversos autores que apontam essa importância do fazer artístico de forma lúdica na nossa educação, as práticas cotidianas realizadas nas atividades, vivências e novos conhecimentos que são construídos na escola Infantil, que traz na sua essência este saber e que por muitas vezes não nos damos conta deste conteúdo tão presente nas ações educativas e recreativas no dia a dia escolar. No universo infantil, a atividade lúdica entrelaçada com a arte em suas relações colaboram para que a criança de maneira prazerosa desenvolva-se integralmente em suas características psicológicas, afetivas-sociais, cognitiva-motora e na linguagem.. Esta infância focada nesta ação pode promover na criança o desenvolvimento integral ,a compreensão de mundo  e de autoconhecimento. Assim dialogando com autores que abordam este assunto poderemos afirmar a sedimentação desse procedimento que contribui de forma significativa  e natural no percurso de vida, utilizando se também da arte como linguagem.

2. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE[pic 8][pic 9]

“Sendo a arte a concretização dos sentimentos em formas expressivas ela se constitui num meio de acesso a dimensões humanas a arte procura reviver em nós este encontro este “primeiro olhar ”sobre as coisas. através da arte somos levados a conhecer melhor nossas experiências e sentimento .é uma maneira de se despertar o indivíduo para que este de maior atenção ao seu próprio processo de sentir”.(Jr. Duarte,1986,p67).

         Arte não é mais um conteúdo escolar para se realizar trabalhos manuais, mas uma linguagem inata do ser humano que podemos constatar desde os primeiros sons aprendidos na vida uterina. No ambiente escolar, contextualiza e articula as demais áreas do conhecimento. A arte está presente em todo o fazer social, na história, em nosso cotidiano; ela é um instrumento do pensamento em que o indivíduo constrói o seu saber histórico. Para o educador permite um trabalho voltado na percepção, imaginação, criatividade estabelecendo uma relação de autoconfiança, pois respeita as emoções e a construção desta linguagem rica em sentimentos expressos pelo fazer artístico, linguagem essa tão próxima da criança principalmente nos anos iniciais e se ensinada de forma lúdica . O ensino sob o olhar artístico permeia todas as matérias escolares na sua construção, prática que também encontra-se  presente nestas vivências cotidiana dos alunos. A arte como saber acumulado não faz parte só do conteúdo da grade curricular, mas sim faz parte de todo ato humano.

[...] assim como uma árvore frutífera pode se desenvolver por si mesma, mas ainda silvestre e dando frutos também silvestres; é preciso que, se devem dar frutos agradáveis e doces, seja plantada, regada e podada por um agricultor experiente. Do mesmo modo, o homem desenvolve-se por si próprio em sua figura humana.” (COMENIUS, 1997, p. 45).

Já sabemos que aprendemos desde a vida intrauterina e que este processo só acaba com o fim do nosso percurso na história da existência. É na primeira infância, idade que varia de zero a seis anos, que a criança começa a conceder significados aos objetos ao seu redor, em primeiro momento, a partir das percepções e experimentação do meio em que vive. Um dos pontos iniciais para o desenvolvimento da aprendizagem é a aquisição da linguagem que no interagir social é instrumento que possibilita a uma determinada sociedade construir sua cultura. Assim, ao se pensar em desenvolvimento e aprendizagem Vygotsky, teórico sócio-interacionista que construiu a teoria do desenvolvimento e aprendizagem baseada  na interação social do indivíduo com o meio onde habita, resultando no processo sócio-histórico de saberes acumulados, podemos então dizer que a linguagem que não é necessariamente  vocal pode ser expressa por mímicas, sons , representações entre outras. Essa forma de comunicação,  nada mais é do que arte imbuída de significados lúdicos que se aprende nessas  interações sócios- culturais desde o início da vida das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com