TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto “Mundo das Variações Linguísticas”

Por:   •  27/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

[pic 2]

PROJETO DE ENSINO

O mundo das variações linguísticas

Gean Mendes da Rocha Pereira

Introdução: O Projeto “Mundo das Variações Linguísticas”, destina-se a atender alunos do Ensino Médio no Componente Curricular de Língua Portuguesa com interdisciplinaridade na área do conhecimento das Ciências Humanas por meio do uso de um método ativo de aprendizagem baseado em projetos na proposta pedagógica de ensino e, por meio deste, busca um processo de construção do conhecimento para combate ao preconceito linguístico.

        Tem como proposta fundamental incentivar os discentes conhecer e valorizar as variações linguísticas, de modo que venham refletir sobre a influência da comunidade linguística em que estão inseridos e no contexto sociocultural. Na prática, os alunos serão instigados a explorar as variações que ocorrem na língua, pesquisando, observando e conhecendo as variações que ocorrem por meio das relações cotidianas, pessoais, interpessoais e a relação entre as áreas do conhecimento.

         É necessário que as escolas adotem metodologias inovadoras e que assumam novas práticas de ensino. A transmissão de conteúdos descontextualizados sem significado para a vida do aluno fica para trás, e abrem-se lacunas para o ensino através de projetos. Nas ações propostas pelo projeto às crianças e adolescentes, faz-se necessário ultrapassar o conteúdo programático e a sala de aula, visando a capacidade do aluno ser capaz de usar seu conhecimento além dos muros da escola para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Dessa forma, ao adquirir conhecimento, ocorre extinção e/ou diminuição do preconceito linguístico.

Justificativa: No que tange as variações linguísticas, é de relevante importância que sejam estudadas em sala de aula e evidenciar que é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser investigada por interferência de variações históricas e regionais. É através de exemplos práticos que podemos extinguir o preconceito linguístico no ambiente escolar e na sociedade, bem como um projeto com metodologia a respeito do tema.

         O ensino tradicional tem sido pouco eficiente para suprir a necessidade do aluno em aprender a pensar, questionar, refletir e ter autonomia para solucionar os problemas que enfrentam na realidade circundante. Para isso, uma alternativa é o uso de metodologias ativas no ensino, dando ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e sua importância na para os discentes, assim relatam (DIESEL; BALDEZ, MARTINS, 2017, p. 271), “Enquanto o método tradicional prioriza a transmissão de informações e tem sua centralidade na figura do docente, no método ativo, os estudantes ocupam o centro das ações educativas e o conhecimento é construído de forma colaborativa”.

        No exposto acima e posteriormente à aplicação do projeto será possível perceber a contribuição deste para a aprendizagem dos discentes, uma vez que, quando se trabalha com projetos inovadores nas escolas como o que foi citado anteriormente, traz para os alunos sentido de responsabilidade, trabalho em pares, pensamento crítico, autoconfiança, gerenciamento de tempo, transmissão de ideias e pensamentos por meio da comunicação com outras pessoas.

        Um importante fator a ser observado durante o projeto é como deve ocorrer a interdisciplinaridade da língua Portuguesa com outras áreas do conhecimento, relacionando o tema ao contexto histórico e geográfico que interferem nas variações linguísticas. Segundo Luck (2000) e Magalhães (2021), a interdisciplinaridade possibilita a interação e a integração entre diferentes componentes curriculares, podendo ocorrer a fragmentação dos conteúdos, tornando-os contextualizados. Todavia, será necessário quebrar as barreiras da fragmentação do ensino e possibilitar aos estudantes a aquisição de uma visão sistêmica, organizada, e não apenas individualizadas das disciplinas, sejam elas de Língua Portuguesa ou Ciências Humanas.

        Há necessidade de dinamicidade por parte dos docentes com intuito de ajudar os alunos a construir, significar, adequar, conscientizar, aceitar e respeitar as variações linguísticas que existem, sendo capaz de formar cidadãos que possam pensar criticamente sobre sua língua e que não há uma hierarquia entre os usos da língua, nem melhor, nem pior do que a outra.  

Objetivo: Possibilitar elaboração de aprendizagens em que o aluno possa participar, refletir, discutir, confrontar os diferentes pontos de vistas, oportunizando conhecimento a fim de combater o preconceito linguístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (126.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com