TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino

Por:   •  3/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.237 Palavras (21 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA DO PROJETO        4

2        JUSTIFICATIVA        4

3        SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA        8

4        OBJETIVOS        8

5        PROBLEMATIZAÇÃO        9

6        CONTEÚDOS CURRICULARES        10

7        O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

8        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        13

9        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        14

10        AVALIAÇÃO        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

** Após concluir o seu projeto, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao projeto, seguindo à risca as orientações do Manual de Orientações para Elaboração do Projeto de Ensino em Letras. **


INTRODUÇÃO

O sistema de ensino da educação básica nos últimos anos foi marcado por significativas mudanças. Numa realidade dinâmica, o papel que o ensino da Língua Portuguesa desempenha na educação atual do indivíduo, tornou-se essencial. Segundo Souza (2008, p.3), desenvolver a competência linguística do educando é uma ferramenta indispensável para a construção do conhecimento, contribuindo decisivamente para edificação de valores à vida.  

Nas propostas educacionais alguns vocábulos não ficam fora, leitura de diferentes gêneros embasados na perspectiva da construção de sentidos e na formação de leitores, que se constituam como sujeitos discursivos, autônomos e críticos, vêm pouco a pouco se tornando mais frequentes e aplicados no dia a dia da sala de aula. Uma vez que, ler, compreender e escrever bem tornou - se competências exigidas para a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. Para Bonini (2006, p. 57), uma forma de colocar em prática esse exercício é possibilitar ao aluno o contato com os Gêneros que transitam em seu cotidiano.

Assim, a utilização dos gêneros jornalísticos como metodologia de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Médio é essencial nesse processo de transição, entre o ensino básico e o superior, haja visto, que o estudo da Língua Portuguesa nessas séries, deve estar voltado para a formação de jovens capazes de ler criticamente e escrever com qualidade seus próprios textos. Bazerman (2006a, p. 23), ressalta que os gêneros são mediadores de ações como esta. Desse modo, como coloca os próprios PCNs (BRASIL 2007, p.19, 2008, p.65, 87), a escola deve proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos, mantendo uma estreita relação entre o que e como ensinar, pois, determinados objetivos só podem ser alcançados se os conteúdos tiverem tratamento didático específico. E ainda sugerem que os projetos favorecem condições reais para essa relação.

Portanto, o presente projeto visa utilizar os gêneros jornalísticos: produção de um jornal escolar, como método de ensino e aprendizagem se efetivando como instrumento de construção de novos conhecimentos, reafirmando Bonini (2009), que acredita ser este, o tipo de projeto didático mais eficaz para o trabalho em sala de aula, citados pelos Paramentos Curriculares Nacionais.

  1. TEMA DO PROJETO

Visando uma aprendizagem mais ativa, a participação e o interesse dos alunos no ensino proposto em sala de aula, propõe - se trabalhos com os “Gêneros Jornalísticos: produção de um jornal escolar”.

  1. JUSTIFICATIVA

A aprendizagem, para que ocorra adequadamente, é necessário que se proponham um ensino significativo para o aluno, tanto do ponto de vista do próprio aprendizado, quanto do ponto de vista do interesse do discente, pela atividade em questão. A respeito do que deve ser ensinado nas escolas, Cagliari (2003, p.101) afirma que, alguns alunos não participam com empenho do aprendizado em sala de aula, por acharem que este, não lhes interessam e deixam de fazer o que lhes seriam útil, “não basta saber escrever para escrever, é preciso ter uma motivação para isso”. Partindo de tais conciderações, entende – se que a Língua Portuguesa, para desempenhar um ato linguistica sobre a realidade, precisa ser explorada em seus diferentes usos sociais, alargando a capacidade idividuais e o conhecimento de seus usuarios a respeito dos gêneros textuais.

Para Koch (2006), é preciso um novo olhar sobre a língua, fazendo com que as aulas de Língua Portuguesa funcione como um espaço onde o aluno construa diferentes tipologias textuais, na medida em que interaja, num constante exercício de comunicação. Diante de tal compreensão, faz-se necessário reformular o ensino, substituindo os tradicionais exercícios pela realização de diferentes estratégias de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística utilizando a mídia, jornais, a rede (a web), a Internet e outros generos digitais. Baseado nos Parâmetos Curriculares Nacionais, e conscientes de que os professores são peças centrais na construção das mudanças na educação, entende – se que os educadores precisam ponderar esse ensino a partir de situações didáticas que possibilitem condiçoes de produção para cada aluno. Diante das novas políticas educacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), afirmam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (333.5 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com