TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA DO PROJETO: Jornal da Escola –        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA        7

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        7

6        CONTEÚDOS CURRICULARES        9

7        O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

8        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        11

9        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        12

10        AVALIAÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Todos os cidadãos tem o direito a educação, sendo ela a base de uma vida futura tanto pessoal quanto profissional, hoje a escola busca cada vez mais aproximar a teoria à prática. De certa forma criar meios que aproximem o aluno da realidade que vive, oportunizando que o mesmo sinta na pele o eu de fato aprende na escola. Facilitar o acesso do aluno a diferentes meios de comunicação é desperta-lo para a realidade de um futuro que está bem próximo e o aguarda pronto para enfrentar o mundo.

Interpretação, compreensão e produção textual são de extrema importância na vida do aluno. As três fortalecem e constroem o saber de todos os indivíduos ao longo da vida acadêmica, diante desse cenário cabe ressaltar que segundo o MEC: “uma proposta de ensino de língua portuguesa deve valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade de estilos e modo de falar” (BRASIL, 2007 p. 9)

Ou seja deve haver um acordo entre o que é passado como conceito e a prática em sala de aula. Para que tal ação seja feita de forma benéfica e de acordo com os PCN’S que norteiam a prática em sala de aula projetos de ensino favorecem e enriquecem a construção do saber em sala de aula.

Em se tratando da disciplina de língua portuguesa observamos a seguinte função dela quando falamos de como preparar o aluno para o futuro.

Considerando os diferentes níveis de conhecimento prévio, cabe á escola promover sua ampliação de forma que, progressivamente, durante os oito anos o ensino fundamental, cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir palavras e, como cidadão, de produzir textos eficazes na mais variadas situações. (BRASIL, 1998, p.9)

Dessa forma, o núcleo deste projeto consiste em desenvolver um Jornal escolar como metodologia de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, que é um dos instrumentos mais adequados para o desenvolvimento da escrita de diferentes textos, além de propiciar o protagonismo total do aluno em sua elaboração e construção. O jornal será destinado aos alunos do ensino médio (1° ao 3° ano), que ao longo da formação acadêmica já reconhecem diferentes tipologias textuais e possuem maior afinidade com que podem ser relacionados ao conteúdo do jornal. Busca-se proporcionar aos jovens a vivência dos textos vistos em aula.

  1. TEMA DO PROJETO: Jornal da Escola –

A base de uma vida futura pessoal e profissional depende do aprendizado obtido hoje. Temos a educação como um direito assegurado a todo cidadão. Para que tal direito seja exercido em sua total amplitude a atividade escolar é cada vez mais voltada para a prática. Sendo a prática em sala de aula o mais próximo possível do que o aluno vivera num futuro muito próximo. Facilitar o acesso do aluno aos meios de comunicação é fazê-lo ficar frente a frente com a sociedade que está inserido e assim compreender seu papel.

A prática da leitura atrelada a boas produções textuais possibilitam, uma melhor compreensão da realidade e participação social que todos nós temos. A partir disso vemos a importância da leitura e produção de textos, pois sem os mesmo não haverá compreensão crítica e consciente do mundo em que vivemos tão complexo, alienante e dominador.

Proporcionar a vivência de um Jornal escolar em sala de aula, através da construção de diversos textos e gêneros, analisando suas características, bem como suas particularidades e uso adequado permitem aso alunos que não sejam apenas moldados por livros, teorias e regras, que muitas vezes inibem o desempenho completo da capacidade de cada um.  


  1. JUSTIFICATIVA

Considerando a notória dificuldade de leitura e compreensão textual, o jornal escolar busca estimular o gosto pela leitura e sua utilização para então alcançar e ampliar o aprendizado, o conhecimento e a compreensão.

Segundo Ziberman & Silva (2005, p.14) “é importante aprender a ler, porque a condição de leitor é requisito indispensável à ascensão a novos graus de ensino e da sociedade”.

A sociedade como um todo depende restritamente do processo de comunicação pautado pela leitura e compreensão textual, todo e qualquer tipo de texto passa um mensagem e permite ao leitor a construção do seu intelecto e perfil leitor. Não que a leitura seja a única forma de comunicação, mas na sociedade em que vivemos, ler torna-se indispensável para termos nossa participação ativa dentro da sociedade.

O professor assume o dever de ensinar a ler, todo e qualquer indivíduo independe de região, ração, religião, crença e qualquer outro fator que em outras épocas determinavam quem tinha necessidade de aprender a ler ou não.

Fazemos parte de um sociedade onde todos possuem o mesmo direito, entretanto devemos levar em consideração que o ser humano é complexo e singular, não aprende de forma única e regrada e que por esse aspecto tão particular a prática de ensino deve ajuda-lo subir degrau por degrau para atingir seu objetivo maior que é a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com