TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  14/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

LICENCIATURA EM LETRAS

Habilitações:[pic 4]

Centro Universitário UniSEB Interativo ( Sistema Educacional Brasileiro) na Modalidade de Educação a Distância- EaD

São Mateus - ES

                                                                2014

RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

 

São Mateus - ES

2014

INTRODUÇÃO

        Este trabalho relata o desenvolvimento do Estágio Supervisionado III em cumprimento às 100 horas solicitadas: Docência em Língua Portuguesa, do Curso de Letras Licenciatura com Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas LiteraturasOs objetivos do Estágio buscaram apresentar a relação existente entre o meio escolar e a comunidade como um todo (família).

Apresentarei o que foi possível observar durante os dias que passei na escola/sala de aula; a postura dos alunos, da professora e a forma de participação destes nas minhas aulas/estágio.

A característica principal é apresentar as atividades fornecidas pela unidade educacional, Este trabalho é um relato das experiências vivenciadas durante o período de Observação do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. Tem por objetivo relatar alguns acontecimentos durante os processos realizados nas turmas do ensino fundamental, em uma Escola Estadual do município de São Mateus ES. Discuto sobre o comportamento dos alunos, a atuação e o discurso da professora.

A observação docente é fundamental para a formação do professor e, por isso, o ato de observar deve estender-se por toda a vida do professor que, ao verificar, no seu dia-a-dia, a não efetivação da aprendizagem por parte dos alunos, deve rever e reelaborar sua prática, visando sempre uma aprendizagem que tenha significação para o aluno.

4. COMENTÁRIOS RELACIONADOS – TEORIAS E PRÁTICAS OBSERVADAS DURANTE A AULA – QUE CARACTERIZAM O TRABALHO DOCENTE REALIZADO: Ensino Fundamental

No período de observação realizado dentro da sala de aula foram desenvolvidas várias atividades pelo professor que ministra aula para alunos do fundamental. A primeira observação foi realizada com uma turma da 6º série do ensino fundamental II. Não foi muito diferente da observação realizada no ensino médio, pois foi realizada com o mesmo professor, a diferença maior que identifiquei foi o comportamento dos alunos por serem adolescentes, mas a em relação ao docente observei o mesmo comprometimento com os alunos do ensino médio, engajada em suas atividades e sempre buscando melhorias para seus alunos, procurando sempre desenvolver atividades condizentes com a realidade dos mesmos. A clientela era formada por jovens entre 12 a 14 anos, cada um com seu modo de assistir as aulas, alguns despreocupados com o assunto e outros demonstrando interesse em assimilar os conteúdos explanados pela docente. 

            Percebi também que o planejamento do professor escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação dos alunos.

Como foi descrito, pude observar várias séries diferentes, em que o conteúdo apresentado também foi bem variado, o que enriqueceu muito o meu estágio de observações, uma vez que para cada situação muitas vezes com temas parecidos a abordagem era completamente diferente, demonstração da preocupação da professora em achar a melhor maneira para o processo de ensino aprendizagem. 

Um dos fatores que nos chamou a atenção foi a percepção dos diferentes objetivos dos alunos que compunham a turma. Como em todo ambiente escolar, há muita conversa e brincadeiras durante a aula e a professora precisa chamar a atenção em vários momentos. Alguns alunos fazem piadas com as dificuldades dos colegas, dizendo que estes devem voltar ao “primário”... Ficou claro na primeira aula, quando o professor leu os nomes dos alunos que participariam das aulas de reforço, que alguns estariam ali obrigados pelos pais. Outros, porque precisam do certificado para conseguir um emprego melhor e para isso pretendem dar continuidade ao ensino fundamental, oferecido pela instituição. Enfim, o professor tem que estar preparado para lidar com essa diversidade cultural.

4.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR DA SALA.

A primeira aula teve o seu início com a apresentação da minha pessoa à turma, onde foi feita as considerações referentes ao estágio, após o professor deu continuidade a aula com revisão de assunto da aula anterior.  Em outra turma, o professor realizou a interação com a turma sobre os respectivos assuntos: gramática, estrutura das palavras, processo de formação das palavras, elementos de ligação, concordância nominal e verbos. Sendo em seguida aplicada atividade avaliativa, com os acadêmicos ajudando na observação da mesma. Como nem todos os resultados foram bons o professor buscava diagnosticar os problemas que levaram ao baixo rendimento dos alunos na atividade, indicando possíveis erros e acolhendo as sugestões dos alunos e seus questionamentos. Em seguida o educador aplicou uma reavaliação trabalhando as principais questões da atividade.

O professor demonstrou ser bastante atencioso e comprometido com o seu trabalho,  demonstrando paixão pela profissão. Os alunos a respeitam   de forma que   não se vê conversas paralelas e bagunças. Os alunos são participativos e a maioria faz todas as atividades propostas pelo professor. Como o professor possui aula todos os dias ela divide aulas para explicação do assunto e as outras para correção de atividades. Dentre as atividades que o professor desenvolve, ela procura sempre lançar mão de recursos que chamem, a atenção dos alunos como músicas atuais e textos que lhes interessem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com