TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Estágio

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

 QUEILA FERREIRA DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 TEORIA E PRÁTICA

SÃO VICENTE / SP

2015

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 3]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

QUEILA FERREIRA DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 TEORIA E PRÁTICA

 

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado Teoria e Prática.

SÃO VICENTE / SP

2015

[pic 4]

Dedico esse trabalho ao meu noivo que em tudo me apoia e aos meus pais pelo carinho e paciência de todas as horas.

AGRADECIMENTOS[pic 5]

A Deus, pela saúde e capacidade que tem me dado.

Ao corpo docente do curso de Letras Português / Inglês da Unicesumar, em especial a Professora Kássia Karoline Rossi Marçal que me orientou durante a realização de meu estágio.

A minha querida colega de turma Patricia Loch Ramalho pela espontaneidade e alegria na troca de informações e materiais numa rara demonstração de companheirismo e amizade mesmo estando distante.

A meu noivo Adenir Jr, pela compreensão, paciência e amor a mim dedicados.

Aos meus pais David e Ester, pelos valores ensinados e por me incentivar a estudar e lutar por meus objetivos.

        

[pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO        6

2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIOSUPERVISIONADO        7

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS        8

3.1 ESTUDO TEÓRICO/PRÁTICO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        9

4 ENTREVISTA        12

5 Considerações finais        14

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15

apêndiceS

1 cARTA DE APRESENTAÇÃO        16

2 TERMO DE CONSENTIMENTO        17

  1.  INTRODUÇÃO[pic 8]

O presente relatório refere-se ao estágio realizado pela acadêmica de Letras Português / Inglês, no colégio Caminhos do Saber, situado no litoral do Estado de São Paulo. E tem como clientela alunos que moram nos bairros circunvizinhos, a modalidade de ensino é o infantil e o fundamental.

O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação docente proporcionando uma experiência através de vivências e analises, unindo a teoria de sala da aula com a realidade vivenciada nas escolas.

Na primeira seção trataremos sobre a importância do estágio supervisionado e seus benefícios. Na segunda seção trataremos sobre os Conceitos e Significados do Projeto Político Pedagógico e sobre o Estudo teórico / Prático do Projeto Político Pedagógico. Na terceira seção trataremos sobre a entrevista realizada com a Assistente de Direção, com questões voltadas ao uso e a importância do Projeto Político Pedagógico nas instituições escolares.

  1.  A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

        O estágio supervisionado é uma oportunidade para o acadêmico aplicar seus conhecimentos teóricos em prática, proporcionando e gerando experiência para nós futuros docentes de Letras. O estágio é agente auxiliar na formação do professor, definindo-se como objeto de estudo e reflexão.

         Segundo (PIMENTA E LIMA, 2004), o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia.

O estágio faz com que o acadêmico perceba a educação com uma nova visão, tentando entender o comportamento dos alunos, dos professores e membros participantes da escola, e tenta de forma positiva participar desse processo.

  1.  PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS

O projeto político pedagógico é quem define a identidade da escola e norteia os caminhos para que o ensino seja de qualidade.

O PPP é um projeto, pois nele contém propostas de ação que são executadas e se concretizam por um período de tempo. É um documento político, pois a escola é considerada um espaço de transformação e formação de alunos em cidadãos críticos capazes de atuar individualmente e coletivamente, gerando mudanças positivas na sociedade. É um documento pedagógico, pois organiza atividades e projetos educacionais e os define afim de que se forme o processo de ensino e aprendizagem.

O projeto político pedagógico é de suma importância para as instituições escolares, segundo Veiga (2005) o PPP torna-se uma direção para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos... A escola tem objetivos e metas que se desejam cumprir e alcançar, por isso o PPP deverá ser um guia para que esses objetivos e metas sejam alcançados.

É de grande importância à participação do corpo docente na elaboração do projeto político pedagógico como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, N°9394/96. Quando o professor participa dessa elaboração ele assume uma responsabilidade coletiva e não individual. Segundo Libâneo (2001, p. 79), com a implantação do Projeto Político-Pedagógico prevê-se que as metas individuais sejam supridas pelo objetivo da escola como um todo. O Projeto Político-Pedagógico é proveniente do trabalho coletivo, sem a presença do autoritarismo do diretor (a), professor (a), e outros, assim pressupõem o fim da hierarquia de poder, do ditador (a) de normas. O trabalho coletivo participativo supera as barreiras do individualismo exacerbado, as relações interpessoais servem de apoio à solução de possíveis problemas ocorridos com o que fora planejado. Como agentes construtores do Projeto Político-Pedagógico estes se sentem ainda mais compromissados, para que as resultados almejados sejam alcançados. A participação (…) proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre professores, alunos e pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (550.4 Kb)   docx (535.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com