TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  17/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

CABEÇALHO

Curso: Letras (Licenciatura) EAD – Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Instituição: Universidade da Cidade de São Paulo

Nome: Thayná Fagundes dos Santos

RGM: 17700841

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado

Semestre de Realização: 2019/5º

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Instituto Madre Vicunha

Endereço/Região: Rua Padre João Manuel 359, Centro.

Diretoria/Secretaria de Ensino: Rua Olavo Fontoura 2222, Centro.

Anos Observados: 6º Ano do Ensino Fundamental ; 7º Ano do Ensino Fundamental ; 9º Ano do Ensino Fundamental ; 1º Ano do Ensino Médio ; 2º Ano do Ensino Médio e 3º Ano do Ensino Médio.

    O Instituto Madre Vicunha ensina para Jovens e Adultos (EJA) desde os anos 2000, atendia inicialmente como curso de alfabetização em 1975.

  A educação para adultos é o tipo de educação orientada para adultos que completaram ou abandonaram a educação formal.

   Seu prédio antigo de três andares tem longas fileiras com salas, para cada uma delas, carteiras individuais, o quadro negro e os materiais de uso. Nas paredes, obras feitas pelos próprios alunos, além do calendário, alfabeto e outras coisas de praxe. Para cada ambiente, um ventilador e janelas fechadas, com cortinas.

    A pouca iluminação dos corredores, decorados por diversas imagens do catolicismo, causa uma sensação de estranheza a princípio. Ainda falando do catolicismo, os alunos tinham aula de ‘’Educação Religiosa’’, realizada na capela nos fundos no Instituto. Além da biblioteca, temos na cantina uma prateleira com livros que os alunos podem ler durante o intervalo ou também empréstimo dos mesmos, sentados ou não nas mesas e cadeiras disponíveis e no pátio aberto, unificado ao estacionamento. Na sala de vídeo, cadeiras acolchoadas e confortáveis que lembram uma sala de cinema. O auditório, onde são feitos os ensaios e apresentações, dão uma impressão de volta no tempo, com as cortinas e paredes em tons pastel e um palco enorme. Enfim, a estrutura da escola atende a demanda de forma incontestável. Exceto para os deficientes, onde sua acessibilidade se limita a rampa para a diretoria e o banheiro preferencial no térreo. Para as salas, só há acesso através de escadas.

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado em um instituto católico, teve duração de 200 horas de aulas assistidas, tirando dúvidas de alunos e auxiliando a professora responsável no que era necessário. A diretora também dá aulas e é muito presente na vida dos alunos, foi extremamente atenciosa, ouvindo e ajudando dentro do possível.

   O método pedagógico utilizado era o tradicional, onde o professor é transmissor do conhecimento. Seu material principal é transpassado por apostilas já preparadas para venda e utilização dos alunos, assim como materiais complementares incluindo borracha, lápis, caneta, régua, folhas avulsas para fichário etc. Tudo isso fica disponível na lojinha da recepção, onde a inspetora fica responsável.

  Com a apostila em mãos a sequência de aulas eram de: Explicação da matéria, leitura oral pelos alunos, exercícios e correção de exercícios. As aulas eram extensas, dobradas. E é compreensível esse formato devido a grande quantidade de atividades propostas para um mesmo tema.

  Essa experiência foi muito importante para vivenciar o ambiente escolar por outro lado, e no modo EJA, conhecer pessoas que foram atrás de aprendizado, muitas delas saindo de seus estados para se alfabetizarem e conseguirem uma melhor condição de vida para si mesmo e sua família, histórias de superação, força e o ‘’querer aprender’’.

  Sua metodologia nesse caso foi eficaz. Os alunos, principalmente no 6º e 7º ano apresentam uma enorme dificuldade na leitura e interpretação de textos, então foram utilizados a repetição, redação, ditado e jogos de leitura oral no qual um aluno iniciava e o outro, atento, dava continuidade. Os alunos mais jovens tendem a aceitar melhor essa segunda prática é notável o interesse diante de uma aula com mais interatividade.

  Mas essa aceitação não vem de todos, sempre tem algum aluno que está ali porque os pais pagam e obrigam, não acompanhei nenhum conflito, apenas desinteresse da parte de alguns.

PERFIL DOS PROFESSORES

  O estágio foi realizado com apenas uma professora, a Eveline. Ela leciona nesse instituto à 40 anos nas matérias de português, inglês e história da arte. Desperta confiança por sua maturidade, manifesta coerência entre suas palavras e os fatos, entre o que exige e o que é capaz de dar. Dona de muito conhecimento, paciência e um sotaque excepcional

PRATICA PEDAGÓGICA

A gramática serve para estabelecer padrões de escrita e fala aos falantes de uma língua.

A gramática normativa, conhecida também como norma culta foi utilizada nas salas de aula em todos os anos observados, mas não como única possibilidade, levando em consideração as diversidades e particularidades de cada região, sendo que a maioria dos alunos vieram de outros estados. A gramática descritiva que é o ensino de uma visão totalmente despida de preconceito linguístico também foi trabalhada, analisando o conjunto de palavras definindo entre o certo, errado e adequado em cada situação.

Nossa feira cultural, que foi um dia atípico e aberto ao público, focou exatamente nessa diversidade, onde os alunos fizeram uma exposição de cartazes pelo auditório, cantina e pátio ilustrando comidas típicas de cada lugar do Brasil como: Feijoada (Rio de Janeiro) ; Pão de Quejo (Minas Gerais) ; Acarajé (Bahia) etc.

A variedade de palavras que tem o mesmo significado, como: Mandioca (Norte e Centro-Oeste), macaxeira (Nordeste) ou aipim (Sul e Sudeste). Bergamota (Região Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), tangerina e mexerica (Sudeste e Nordeste) e mimosa (Curitiba).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (148.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com