TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Leitura

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Independente Do Nordeste (FAINOR)

Curso: Engenharia Da Computação

Aluno: Bárbara Novaes de Jesus Santos

Período: 2o Semestre

Turno: Matutino

Prof.a: Layane Viana

JUDENSNAIDER, Ivy. O Plágio, a cópia e a intertextualidade na produção acadêmica. Revista Espaço Acadêmico. Out. 2011. Mensal, Ano XI, ISSN 1519-6186. p. 133-138.

Segundo a autora Ivy Judensnaider (2011, p.133-138) no artigo O plágio, a cópia e a intertextualidade na produção, o plágio é a copia ou troca de palavras de um texto de autoria alheia sem a devida referência. A necessidade de ensinar alunos na produção sem copiar tem sido o foco principal no combate desta prática. Como o texto acaba sendo um conjunto de diversas outras idéias textuais, é quase impossível que possua apenas um autor, pois ele é resultado de variadas falas internas que levam dentro de si o entendimento de outros.

Judensnaider (2011, p.-134), diz o seguinte, que as formas de identificação de um plágio tem sido bastante variada, desde o uso de programas que encontrem características iguais ou próximas até a disfunção da voz e pessoa do autor, encontradas durante sua leitura, a punição para tal prática é a recusa do trabalho. Não necessariamente expressado apenas em textos, plagiar pode ser tão comum a ponto de se entrelaçar a obras antigas, como por exemplo, Michelangelo e Leonardo da Vinci, que se tornam referência para a “criação” de outras temáticas numa forma idêntica as suas, como desenhos, filmes e outras artes gerais.

É necessário construir idéias e significados quando se constrói algo, e é justamente isso que muitos ainda não sabem diferenciar, sendo firmemente importante compreender para criar, e não somente refazê-lo com outra linguagem. Isso acontece também com as paráfrases e citações, duas dos maiores alvos de plágios, eles precisam ter clareza e sistematização a um entendimento e não somente a troca por sinônimos que talvez fique ainda mais complicado o esclarecimento. 

A conscientização e o conhecimento do que é e o que não é plagiar é extremamente importante para reduzir os índices de cópias acadêmicas, e é a principal barreira que professores enfrentam no ambiente de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com