TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COLINAS

CURSO DE LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

GABRIELLA P.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II.

Colinas - MA

2021

GABRIELLA P.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II.

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à disciplina: Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Letras na Universidade Estadual do Maranhão como exigência para aprovação da disciplina.

Orientadora: Prof. Esp. Elizângela Rodrigues

Colinas-Ma

2021


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. JUSTIFICATIVA        5

3. OBJETIVOS        6

3.1 Objetivo geral:        6

3.2 Objetivos específicos:        6

4. O ESTÁGIO        6

5. A ESCOLA        7

5.1 Aspecto Organizacional Da Escola        8

5.2. Recursos Humanos        9

6. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO        10

6.1 Aulas Observadas no Sexto (6º) Ano        11

6.2 Aulas Observadas no Oitavo (8º) Ano        12

7. RELATÓRIO DE REGÊNCIA        13

8. ATIVIDADES REALIZADAS        14

8.1 Atividades realizadas no Sexto (6°) ano.        14

8.2 Atividades realizadas no Oitavo (8°) ano.        16

9. METODOLOGIA        18

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

1. INTRODUÇÃO

        

A importância de realizar um Estágio Supervisionado para um discente do curso de Letras é imprescindível. Parte do momento em que os acadêmicos possuem as competências para lecionar para os alunos, porém necessitam desenvolver as habilidades para executar tal ato, parte do internalizar os conhecimentos para tornar esse conhecimento compartilhado e multiplicador. É necessário para que o acadêmico busque o desenvolvimento pessoal e profissional, sempre tendo como objetivo ensinar de forma positiva, efetiva e com qualidade. O estágio serve justamente para que esse acadêmico sinta de forma real como será a profissão que foi escolhida.

O objetivo deste relatório é apresentar as vivencias em sala de aula e como foi repassado o conhecimento acadêmico para os alunos do ensino fundamental, confrontando o aprendizado na universidade com a prática efetiva da profissão, partindo da visão de também aluno e passando para função de mediador do saber.

O estágio ocorreu na Unidade Integrada Haydê Chaves, localizada no Bairro Guanabara, no município de Colinas/MA, realizado no período de 21/12/2020 a 21/01/2021 de acordo com as exigências solicitadas pela matéria de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Colinas/MA. A realização do estágio foi feita em duas salas da referida escola, nas séries de 6º e 8º ano com orientação da professora Jeanésia Sodreia Q. de Sousa. 

Para Sousa, Lucena e Segabinaz (2014, p. 3):

Acreditamos que pensar no estágio, compreender seu lugar e sua relevância em cursos que habilitam a profissão docente é vital para essa formação, pois o estágio é “a espinha dorsal” que ampara, dá suporte e encadeia todas as disciplinas do currículo do curso, estabelecendo convergências e diálogos entre todos os conhecimentos difundidos e discutidos ao longo da licenciatura.

Sendo assim, a prática docente é o ápice do aprendizado obtido em sala de aula, onde os acadêmicos terão a oportunidade de expor os conhecimentos adquiridos em todos os anos de formação e conseguir a experiência tão almejada para o desenvolvimento da vida profissional.

2. JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado é necessário para que o acadêmico consiga vivenciar a realidade da docência de maneira efetiva e que lhe proporcionará meios de conhecer a realidade educacional e com isso buscar formas para se adequar ao ambiente escolar e atender a demanda de estudantes de que precisam absorver e ensinar de forma efetiva.

Para Nascimento (2014, p. 9):

O estágio supervisionado é a exteriorização do conhecimento acadêmico fora da universidade, é o momento em que o estagiário coloca em pratica todos os conhecimentos acumulados, as metodologias adquiridas e as orientações recebidas durante a graduação. O estagio e suas situações surgidas com a vivencia no âmbito escolar propicia a estagiaria, experiência que serão muito uteis na sua carreira profissional.

O estágio supervisionado cumpre eficazmente seu dever de ser uma ponte entre a universidade e as instituições que futuramente absorverão os futuros profissionais, permitindo que tenha contato com as mais diferentes relações existentes nas instituições de ensino, dessa forma, o estagio se torna uma peça fundamental na formação do professor.

Desse modo, a prática do estagio é de extrema importância para o futuro do acadêmico, onde o é possível adquirir experiência para lecionar na profissão escolhida. Como a realidade em que vivemos hoje é totalmente diferente da normalidade, tive que tomar todos os cuidados cabíveis, máscara, álcool em gel, distanciamento social para que o objetivo principal fosse alcançado, que é o de ensinar.

Sem dúvida foi uma experiência que servirá para abrir novas possibilidades de visão de ensino mesmo tendo esse enorme desafio que é a pandemia. Desenvolver os planos, planejar as aulas, se tornou ainda mais instigante e agora com um ponto a mais que é criar aulas virtuais que cheguem ao encontro dos alunos da escola.


3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral:

  • Favorecer a melhoria do processo ensino aprendizagem ajudando os alunos em tudo o que for necessário, buscando ensinar com excelência a gramática e gêneros textuais, visando o desenvolvimento critico dos alunos no que tange a compreensão dos assuntos abordados.

3.2 Objetivos específicos:

  • Estimular a prática da leitura, interpretação e ortografia;
  • Promover o desenvolvimento do ensino incentivando as atividades com ludicidade;
  • Garantir que haja compreensão dos temas repassados;
  • Construir um aprendizado coletivo, pessoal e crítico em sala de aula.

4. O ESTÁGIO

O estágio surge basicamente para aproximar o acadêmico da realidade de se trabalhar no contexto escolar, dando a oportunidade de trabalhar as práticas adquiridas em sala de aula e vivenciar o papel do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com