TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PREJUÍZOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Por:   •  5/6/2022  •  Dissertação  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPERTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA E CULTURA INDÍGENA

DOCENTE: HELANIA TOMAZINE PORTO VERONEZ

DISCENTE: LUCILENE VIEIRA GOMES SANTOS

PREJUÍZOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

As políticas escolares para os indígenas caracterizava-se por omissões e discriminações, era baseada na integração e assimilação, impondo-se a desvalorização de sua língua e cultura substituindo-as pela língua e cultura “nacional”, sem se preocupar com os processos de aprendizagem das comunidades indígenas.

FERREIRA apud VERONEZ (2005, p. 72) descreve as políticas educacionais indígenas no Brasil divididas em quatro períodos marcados por: “lutas, reivindicações, avanços e conscientização dos povos indígenas que veem, hoje, a educação escolar como instrumento de luta e exercício da autonomia”.

Esses períodos foram marcados pela criação de escolas para catequizar os índios; órgãos de Serviço e Proteção ao Índio; organizações não-governamentais e trabalho conjunto de professores, e antropólogos de universidades brasileiras com comunidades indígenas.

No decorrer dos anos formou-se vários projetos para educação indígena, mas percebeu-se que os métodos usados não valorizava a cultura do índio nem cultivava-lhes o interesse pela escola. Era necessário não somente o uso de língua portuguesa como também da língua materna. Dando assim direito ao índio de se expressar em seu próprio idioma.

Havia a necessidade da criação de uma escola indígena com programas que não fossem voltados para transformar o índio em algo diferente do que eram. Criou-se um “programa de reestruturação das escolas”, com objetivo de adaptar as escolas às necessidades de cada grupo indígena. Nesse ínterim, as escolas passaram a ser denominadas “casa de índio” e uma das propostas curriculares incluídas foram as aulas práticas na área agrícola para o meninos e práticas domésticas para as meninas.

Se não fossem criadas leis, inclusive na Constituição de 1988, não se asseguraria ao índio o direito de ser diferente, de manterem sua identidade cultural e resgatarem sua língua materna. Muitas medidas forma tomadas em relação à educação escolar indígena, mas ainda há muito por fazer, além do reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. É de fundamental importância que se garanta um ensino indígena de qualidade, não só no ensino fundamental como também no ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com