TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO INTRODUÇÃO A DOCENCIA

Por:   •  6/10/2019  •  Dissertação  •  3.949 Palavras (16 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 16

LETRAS-LICENCIATURA EM PORTUGUÊS E INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO:INTRODUÇÃO Á DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 + POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES A OS 13 TEXTOS

REFLEXÃO REFERENTE AO TEXTO ESCOLHIDO:

A ESCOLA DOS BICHOS

LINA MARCELA FERNANDEZ ANTE

RA:1926773

POLO: ARAÇATUBA

2019

Sumário

1.REFLEXÕES REFEREÊNTES A OS 13 TEXTOS.        3

1.1. Educação? Educações: aprender com o índio.        3

1.2.O Fax do Nirso.        4

1.3.A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).        5

1.4. Uma Pescaria Inesquecível.        5

1.5.A Folha Amassada        6

1.6. A lição dos Gansos.        7

1.7. Assembleia na Carpintaria.        7

1.8. Colheres de Cabo Comprido.        7

1.9. Faça parte dos 5%        8

1.10. O Homem e o Mundo        9

1.11. Professores Reflexivos        9

1.12. Um sonho Impossível        10

2. REFLEXÃO DO TEXTO ESCOLHIDO:        11

A Escola dos Bichos, Rosana Rizzuti        11

3. REFERÊNCIAS        14

1.REFLEXÕES REFEREÊNTES A OS 13 TEXTOS.

1.1. Educação? Educações: aprender com o índio.

Atualmente são muitos os fatores que determinam as diferencias dos países, etnias e da sociedade em geral ;de acordo a seus costumes ,tradições e a educação que faz parte fundamental desses fatores .Si bem podemos pensar que à educação sendo um direito universal pode ser igual na maioria dos das culturas, esta (à educação) está ligada estreitamente as características de sua sociedade e como a manifestam. Por isso não se pode validar um único padrão de educação tendo tantos fatores que convergem para que esta seja possível. pode-se pensar no exemplo das comunidades indígenas que por ter um estilo de vida diferente a os núcleos urbanos, por não ter as mesmas ferramentas tecnológicas que usamos na cidade ou aplicar outras metodologias, tende-se a pensar que são sociedades atrasadas ou que não teríamos nada que aprender deles. Percebe-se que até a palavra índio é usada num contexto errado, dando uma conotação de pessoa ignorante ou desconhecedora das regras sociais.

Convém lembrar que nos últimos anos à educação e o entorno acadêmico tem sofrido  mudanças, e uma grande parte está focada a suprir a demanda de pessoal capacitado para agir nas diferentes áreas que movem a economia mundial, tendo que formar mão de obra más rápida e em maior quantidade para sair ao mercado laboral esquecendo nesse processo vários fatores de preparação de capital humano focado ao desenvolvimento de qualquer professional independente da área de atuação. Ainda temos muito que aprender do ´índio´ que além de educar e transmitir os conhecimentos fundamentais para suas futuras gerações, também ensina valores muito importantes que na área educativa parecem esquecidos no decorrer do ritmo de vida acelerado de nossos tempos.

Atualmente o ´índio´ nos ensina o cuidado da natureza, à importância de viver em consonância com o entorno, o respeito pelos idosos que são a fonte de sabedoria, a conservação dos conhecimentos ancestrais e um sem fim de qualidades e habilidades que são ensinadas desde crianças para poder contribuir a sustentação e legado do povo. Cabe ressaltar que a formação não é só acadêmica e que uma parte importante de ser um professional integral tem sua origem no enfoque ético, humano e de bom entendimento e tolerância com u outro, e esses ensinamentos não só deve ser repassado na sala de aula como também no modo de viver dentro da comunidade.

Ao contrário do que muitos acreditam; hoje más que nunca tempos muito em comum com o ´índio´ pois nossas sociedades estão voltadas a aprender a preservar, respeitar e valorar as diferencias que nos fazem únicos e a lutar unidos pela preservação das nações.

1.2.O Fax do Nirso.

Hoje em dia são bem valorados os professionais com formação acadêmica extensa e vários diplomas, más as competências laborais marcam um papel fundamental na hora de decidir por um colaborador. Si bem, o desempenho tem que ir de acordo a empresa e área de atuação dentro da mesma, nos cabe destacar que não todo bom empregado é quem possui a maior preparação acadêmica, para alguns  setores se precisa de um conhecimento especifico, no exemplo de um médico que não poderia exercer sua profissão sem ter a preparação necessária, no caso do Nirso podemos ver como um bom colaborador pode realizar muito bem suas tarefas sem que à falta de instrução limite seu desempenho. Ao analisar que o Nirso mesmo tendo dificuldade na correta escrita da língua portuguesa cumpre com o objetivo, que é vender e para o qual suas habilidades têm funcionado.  Hoje em dia todas as competências tanto acadêmicas como pessoais são importantes para um bom rendimento e isto demostra que desde o ensino acadêmico é muito importante capacitar e formar  além dos conhecimentos teóricos, pois outras habilidades como a boa comunicação, a empatia, o comprometimento, a experiencia e objetivo em cumprir as metas podem fazer de qualquer pessoa um bom professional mais também sem deixar de lado os conhecimentos que demostrem sua preparação.

1.3.A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).

É muito interessante como uma versão diferente de um conto tão tradicional como Chapeuzinho Vermelho nos mostra uma mensagem totalmente atípico e nos leva a questionarmos si cada conto, história ou texto pode ter diversas interpretações dependendo de seus personagens. Si a história pode ser contada na versão da menina chapeuzinho e do lobo, também poder ter outras interpretações do ponto de vista da avó, do caçador ou da mãe de chapeuzinho vermelho. Pode ser uma ferramenta muito útil na formação acadêmica nas escolas para ter a possibilidade de criar histórias desde o ponto de vista de cada personagem que ajudaria a estimular a imaginação, e pôr em pratica os conteúdos ensinados a os estudantes. Também nos leva a refletir as diferentes mensagens que pode suscitar um texto de acordo ao leitor que pode dar um sem fim de intepretações e fazer com que um texto simples desperte muitas inquietudes. Também é valido analisar a posição do professor ao pedir na sala de aula a compreensão de um texto ,pois é difícil saber qual é certa ou incorreta pois depende do entendimento que vai dar leitor, e o professor deve estar preparado para não só validar o que ele acha certo pois pode desqualificar as observações do leitor pelo fato de não ser o que ele tem previsto por conter uma opinião diferente. Si bem a narração do lobo também é certa desde seu ponto de vista e o autor antes de escrevê-la, primeiro foi o leitor que deu sua particular interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com