TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Unopar Transposiçao Didática

Por:   •  13/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 11

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Letras Português e Inglês

Thaise Diamantino Coelho

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL-PTI

Letras Português e Inglês

São Félix do Coribe-BA

2022


Thaise Diamantino Coelho

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL-PTI

Letras Português e Inglês

O Ensino de Língua Estrangeira e Literatura em contexto de ensino remoto, considerando as novas tecnologias digitais e os aspectos linguísticos e literários no 9º ano do Ensino Fundamental

Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná-Unopar do curso de Letras Português e Inglês.

Disciplinas:

Professoras/es:

Tutora eletrônica: Fabyanny de Fátima Ferreira dos Reis Willy

São Félix do Coribe-BA

 2022

SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................................4
  2. Práticas de Multiletramento na Pandemia..............................................5
  3. Ensino de Língua Estrangeira na BNCC..................................................6
  4. Cultura Digital e Formação de Professores conhecendo o podcast e seu potencial para o ensino..............................................................................7
  5. Plano de Ensino........................................................................................12
  6. Referências (I)............................................................................................14
  7. Considerações Finais................................................................................15
  8. Referências (II)............................................................................................16

Introdução

O objetivo desta produção textual individual será apresentar os conceitos e as análises sobre o tema “Transposição didática de obras machadianas por meio de recursos digitais”.

O que significa transposição didática?

Este processo abrange as transformações que o conhecimento sofre desde o momento em que é produzido, colocado em uso, selecionado e projetado para ser ensinado até ser efetivamente introduzido em uma determinada instituição de ensino.

Isto significa que a transposição didática é a passagem do saber científico para o saber escolar.

É um processo pelo qual o saber científico é transposto para o conhecimento escolar, realizado em duas etapas: externa e interna.

Nesta produção textual analisaremos como a transposição didática pode ser ministrada na sala de aula, como os professores podem utilizar a tecnologia para fazer transposições de obras literárias, como as obras de Machado de Assis.

O autor supracitado escreveu contos, crônicas, poemas e romances, infantojuvenis e teatro, deixando sua contribuição para distintos gêneros literários. No início da carreira, apostou em textos mais conservadores, influenciados pelo Romantismo. Porém, foi no Realismo que ficaram presentes suas obras.

Iremos ver e ler as seguintes obras do autor: Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Esses escritos serão introduzidos nas aulas do 3º ano do Ensino Médio.

Será apresentado um Plano de Aula contemplando as obras citadas, como ferramentas didáticas alinhadas com as tecnologias digitais.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Digital Storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira

Storytelling é um termo da língua inglesa que significa a junção de duas palavras, story+telling; significa contar história. É um método muito hábil de se narrar uma história com um alto grau de convencimento, causando emoções e entretenimento ao ouvinte.

a – Por que os professores ainda não utilizam em suas práticas os recursos digitais, embora estes sejam amplamente presentes na vida dos alunos?

A tecnologia faz parte do cotidiano de alunos e professores, está presente em diversas áreas: uso de telefone celular, internet, televisão, computadores etc. A tecnologia se tornou indispensável nos dias atuais, porém na área educacional ainda encontramos resistência por parte de alguns professores, mas sabemos que esse tipo de rejeição acontece por alguns motivos.

Essa rejeição às vezes acontece devido à falta de conhecimento técnico de como usar essas ferramentas. Além disso, o acesso a equipamentos tecnológicos é bastante precário, a infraestrutura escolar deixa muito a desejar, muitas vezes até mesmo sem energia elétrica na escola, o que torna impossível o uso de recursos digitais. O número de aulas e a quantidade de conteúdos que será abordado e o receio de alguns docentes de não corresponderem às expectativas dos alunos.

Segundo Costa (2015), surge outro desafio no uso dos recursos digitais no processo de ensino que é a falta de formação de professores na área, fazendo com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e a incorporação de novas tecnologias na aula e deixem de utilizá-las por falta de conhecimento.

b – De que forma a tecnologia pode ser uma aliada nas aulas de Literatura?

O estudo da literatura é de máxima relevância para o desenvolvimento do estudante, é por meio dela que se mantém a língua como patrimônio coletivo, a liberdade de expressão, identidade própria, cultura, entre outras atribuições.

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nas salas de aula; no caso da literatura, os recursos digitais podem ser usados, já que os alunos se sentem atraídos para a utilização desses meios.

A web tornou-se a maior fonte de pesquisa em todas as áreas e é a mais usada, cabe ao professor fazer uso desses meios para chamar a atenção despertando o interesse da classe.

O professor deve ensinar que existem pesquisas científicas, notícias com credibilidade e ao mesmo tempo existem as chamadas fake news (notícias falsas).

Assim também é necessário que haja uma conexão entre professor e aluno para trabalhar a conscientização da turma para usar os recursos tecnológicos em sala de aula.

Há vários meios de se usar a tecnologia em classe, tais como sites, aplicativos, softwares, jogos, com os quais o professor pode lançar um questionário e solicitar que a turma responda on-line e faça pesquisas de qualquer aparelho com acesso a internet. E atualmente a maioria dos educandos possui acesso a internet, usam celulares, notebooks, tablets.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (207.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com