TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Componente Corricular

Artigos Científicos: Pratica De Componente Corricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

PRÁTICA DE ENSINO CURRICULAR – PCC - CIÊNCIAS SOCIAIS - RESUMO

Nesta disciplina, foi desenvolvido módulos que possibilitam compreender a realidade social e sua relação com a Educação, por meio do estudo de aspectos dos processos sociais presentes na produção e configuração do sistema operacional. A presença da Sociologia no currículo está intimamente ligada à democratização do acesso ao conhecimento científico com vistas ao incremento da discussão consciente, racional e bem fundamental do educador na realidade social.

É fundamental, também, a discussão sobre o papel do educador no atual contexto educacional, bem como alguns problemas educacionais brasileiros. O saber docente tem sua especificidade a partir do princípio de que é um oficio que exige uma capacitação que na verdade nunca se esgota. Além disso, o papel da escola cresceu e se modificou, exigindo ainda mais de todos os atores envolvidos no processo educativo. No que a Sociologia se aproxima da Educação? Essas e outras perguntas nos acompanham.

O objetivo desta disciplina é despertar ao aluno para discussões futuras a partir do embasamento teórico que essa ciência oferece e, sempre que possível, trazer o debate para a realidade educacional brasileira. Para tanto sugere-se alguns textos de apoio, bem como atividades para auto avaliação etc.

Do que foi visto, pode-se concluir que existem várias culturas, várias sociedades, tem-se também mais de uma sociologia. Dentre essas várias sociologias da Educação, ciência que investiga a escola enquanto instituição social, analisando os processos envolvidos, assim como as demais sociologias “especializadas”. Tem como base as teorias sociológicas. O que importou neste módulo é que todas as transformações vividas, entendidas, como conjunto das várias “maneiras de transmitir e assegurar a outras pessoas os conhecimentos de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência.

Foi observado que o uso de alguns termos e/ou expressões fazem parte do corpo conceitual da Sociologia Geral e da Sociologia da Educação em particular, tais como processo social interação social, instituição social, sistema escolar, poder, status, papel social e outros. Podendo dizer que o processo social, básico para se entender a dinâmica da sociedade, que não é estática, quer dizer que não esta parada, más, pelo contrário, esta em constante movimento. Trata-se da maneira como os atores sociais se relacionam – ou não. É a comunicação que garante o ser biológico se torne um ser social e sociável

PRATICA DE ENSINO CURRICULAR – PCC - LINGÚISTICA - RESUMO

É impressionante como a língua escrita assumiu um papel importante e com caráter oficial na sociedade moderna. Não há mais avaliações orais, nem nas escolas, nem em concursos públicos. Sempre que é necessário selecionar alguém, ainda que se facão entrevista, o peso maior fica por conta da produção escrita.

Parece que o homem esqueceu que a língua oral é a mais antiga e universal, Primeiro o homem falou, nos primórdios da civilização, depois escreveu. O mesmo acontece com as crianças: primeiro elas pronunciam palavras para depois transformá-las em texto. Também sabemos que existem muitos povos que só tem a comunicação oral e nenhum registro escrito. Existe, na Lingüistica, um princípio que se chama prioridade da língua oral sobre a escrita, que defende exatamente tudo isso que foi dito neste módulo.

Acredita-se, porém que não é questão de uma ser mais importante do que a outra , más de igual valorização para os dois tipos de comunicação verbal. Tanto a fala quanto a escrita têm papéis relevantes em nossas vidas. Em certas ocasiões, a comunicação oral é mais valorizadas, como por exemplo, nas nossas situações diárias. Ninguém escreve uma carta para pedir para sair de vestido azul por exemplo. Em outros casos ocorre justamente o contrário, por causa da grande quantidade de e-mails, Orkut e assim por diante, escrever tornou-se necessário para a vida moderna. O que importou neste módulo e saber usá-la no momento adequado.

Os padrões da língua oral:

. Lingua não padrão: quando conversamos, o registro é de linguagem não-padrão, ou seja, aquele que não esta de acordo com as normas gramaticias.

. Linguagem corporal: é muito comum usarmos o nosso corpo para ajudar o processo de comunicação. Às vezes, um gesto ou um olhar expressa nossa idéia.

. Intervenção do receptor: no processo comunicativo, o ouvinte pode nos interromper para pedir que explique melhor a linguagem.

. Contexto situacional: durante uma conversa, podemos fazer referências a algo externo ao assunto, más que faz parte do contexto daquele momento.

FATORES QUE FAZEM A LINGUA VARIAR

. Aspectos geográficos

. Aspectos socieconômicos

. Idade

. Sexo. Etnia, grupos sociais

NÍVEIS DE LINGUAGEM

. Lingua culta

. Lingua Coloquial

. Lingua vulgar.

. Lingua regional

. Lingua grupal

. Giria

Quando escrevemos, temos tendência de usar, a mesma linguagem e forma da linguagem oral. O que nos leva a fazer isto é a grande dificuldade que temos em passar para um papel a nossa mensagem de forma clara.

Quando usamos a nossa língua, produzimos textos compostos de frases, orações e períodos. Os falantes não sabem, porém, qual é a diferença existente entre esses termos.

O Rádio, televisão, eles prometem revolucionar a maneira de ver, ouvir, receber notícias e até falar com amigos ao vivo(repórter, notícias ao vivo, etc ).

Ao,longo do século XX, o rádio realizou uma das maoires revoluções da história da telecomunicações – levou informação a quem não tinha, ditou modas, derrubou governos. Agora esse tipo de linguagem pretende mudar tudo de novo, e isto, graças às nova tecnologias: celulares, mp3, televisores e até satélites. Tudo isso com a promessa de um som perfeito, interessante, opiniões que combinem com a mensagem transmitida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com