TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM E APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DE DIVERSÃO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

     EDUCOOP – EDUCAÇÃO COOPERATIVA [pic 2]

     IFA-TÉCNICO – INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS

  • SICOOB CREDCOOP

ELIANE SANTOS COSTA OLIVEIRA

JOSEANE SANTOS SILVA SAMPAIO

JUSSIARA GUENA DOS SANTOS PAIVA

MÁRCIA CRISTINA ROCHA DE OLIVEIRA

MARCO VINÍCIUS PIRES LOPES

MARTA RÚBIA PORTO PEREIRA

MÔNICA SILVA COELHO

RECICLAGEM E APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DE DIVERSÃO NA EDUCAÇÃO

Vitória da Conquista - BA

Julho – 2015

ELIANE SANTOS COSTA OLIVEIRA

JOSEANE SANTOS SILVA SAMPAIO

JUSSIARA GUENA DOS SANTOS PAIVA

MÁRCIA CRISTINA ROCHA DE OLIVEIRA

MARCO VINÍCIUS PIRES LOPES

MARTA RÚBIA PORTO PEREIRA

MÔNICA SILVA COELHO

 

RECICLAGEM E APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DE DIVERSÃO NA EDUCAÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Educação Cooperativista como requisito avaliativo da disciplina Metodologia Aplicada ao Projeto de Educação Cooperativista I e II.

Orientadora:

Prof.ª Mestranda Elisângela Andrade Moreira Cardoso.

Vitória da Conquista – BA

Julho - 2015

1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

        Desde o início da vida escolar, muitos alunos apresentam um temor em relação a algumas disciplinas; tal situação acaba por influenciá-los negativamente, tornando a aprendizagem nestas disciplinas um processo cercado de complicações, porém, o fator determinante das dificuldades apresentadas pelos alunos com relação a estas pode ser a ausência de uma relação mais próxima entre os conteúdos apresentados e o seu cotidiano em sua fase ainda infantil. Assim, à medida que surgem dificuldades no ensino ou na aprendizagem de certos conteúdos, manifesta-se também a necessidade de propostas pedagógicas e recursos lúdico-didáticos que auxiliem tanto os professores em sua prática docente quanto aos alunos e alunas na construção de conhecimentos.

Nesse contexto, apresentam-se os jogos, os brinquedos e outros recursos lúdicos, que figuram no ambiente escolar como recurso didático capaz de promover um ensino-aprendizagem mais dinâmico, possibilitando trabalhar de uma forma atrativa e desafiadora, visando mostrar que os brinquedos estão também presentes nas relações sociais e culturais.

Dessa forma, faz-se necessário o conhecimento de quão importante é a ludicidade para as crianças não só no início do seu desenvolvimento cognitivo mais em toda a sua infância. Entretanto, tendo em vista que a própria experiência do professor tem mostrado, através da realidade de algumas escolas públicas, a carência desses atributos lúdicos.

Com base no exposto acima, pretende-se com este projeto propor aos alunos a utilização de brinquedos feitos a partir de materiais reciclados, enquanto recurso didático fundamental para o ensino em todas as disciplinas. Para isso, uma breve fundamentação teórica será apresentada, seguida de algumas sugestões de brinquedos que serão construídos com alguns materiais reciclados que poderão ser trabalhados em todo processo de aprendizagem da criança.

        

2. PROBLEMATIZAÇÃO

 Devido à grande quantidade de materiais recicláveis que são desperdiçados e que são de grande utilidade, despertamos o interesse em sensibilizar os alunos na importância da preservação do meio ambiente, buscando de forma lúdica trabalhar esta preservação através da reciclagem do lixo, transformando o que é descartado em brinquedos, despertando ao mesmo tempo a responsabilidade que cada um possui para com o meio ambiente no tocante à ação-reflexão-ação.

3. QUESTÕES NORTEADORAS

  • Será possível preservar o meio ambiente a partir da nossa forma de olhar e viver no mundo, bem como as nossas atitudes conscientes de reciclagem?
  • Como transformar algo que parece inútil em brinquedos educativos?

4. OBJETIVOS

 

4.1 GERAL        

  • Refletir sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente a partir da confecção de recursos lúdico-didáticos.

    4.2 ESPECÍFICOS

  • Produzir brinquedos e outros objetos através de materiais recicláveis;
  • Desenvolver hábitos conscientes sobre reciclagens;
  • Elencar atitudes benéficas para com o meio em que se vive;
  • Utilizar os brinquedos desenvolvidos em sala de aula nos momentos lúdicos;
  • Expor os materiais produzidos e socializa-los com os demais colegas;
  • Reconhecer o homem como agente de transformação social.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

A vida de todo ser humano é marcada e dividida por fases, vive-se melhor quem aproveita da vida o máximo em cada fase, nunca adiando para a fase seguinte a “felicidade” ou vivendo de saudosismos.

         A fantasia e consequentemente os brinquedos na vida da criança em qualquer época ou em qualquer lugar no mundo tem seu papel fundamental, tanto para dar a ela oportunidade de aproveitar ao máximo esta fase tão importante da viva, como também essa criança num conceito psicanalítico poder ser pai de um adulto saudável. Logo, os brinquedos e a aprendizagem deveriam ser duas coisas indissociáveis durante toda a infância da criança, para que dessa forma ela vá adentrando aos conteúdos das disciplinas e ao mundo dos adultos de forma amena e em doses “homeopáticas” e não bruscamente como acontece no processo de ensino, chegando, muitas vezes, a sobrecarregar a criança e forçar um amadurecimento desnecessário anulando uma das fases mais importantes de sua existência. 

Almeida (1987), diz que os jogos sempre estiveram ligados aos seres humanos, e que, entre os primitivos as atividades de dança, caça, pesca e luta estavam relacionadas às questões de sobrevivência. As crianças estavam estreitamente ligadas aos jogos com execuções técnicas e mágicas, sendo que esses jogos representavam a própria cultura. Uma cultura como a educação e uma educação que se refere à sobrevivência.

Os brinquedos sempre fizeram parte do cotidiano infantil, não importando a classe social ou a cultura, antigamente as crianças aprendiam a fazer seus próprios brinquedos ou então eram feitos por seus pais ou outros membros da família e a variedade de materiais para confecção desses brinquedos era muito, desde argila até madeira e ossos, entre outros. Os brinquedos e as brincadeiras sempre tiveram uma função muito especial na vida de qualquer criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (317.8 Kb)   docx (143.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com