TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO RESUMO: UMA ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

Por:   •  6/8/2016  •  Artigo  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 11

REESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO DO GÊNERO RESUMO: UMA ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

 MENEZES, Lucélia dos Santos

SILVA, Iraci Nobre da

Profª. MSc. da Universidade Estadual de Alagoas.

penedoiraci@yahoo.com.br 

   

       

 RESUMO

 Constam neste artigo abordagens sobre a importância da leitura no contexto escolar e, concepções sobre os gêneros textuais. O estudo faz parte do subprojeto REESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PARA A PRATICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. O referido subprojeto tem como objetivo trabalhar os gêneros textuais, mais especificamente o resumo, como alternativa na produção de leitura e escrita de alunos no âmbito da escola pública de educação básica. O subprojeto está sendo desenvolvido com alunos nas escolas estaduais a saber: Escola Estadual Manoel Passos de Lima; Escola Estadual Humberto Mendes; Escola Estadual Monsenhor Macedo; Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira. Este subprojeto está inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Este programa visa incentivar a iniciação à docência dos futuros professores, graduandos dos cursos de licenciatura para que possam atuar no âmbito da educação básica, da rede pública. Sustentam este artigo os pressupostos teóricos dos autores: DOLZ E SCHNEWULY (2011); BAKHTIN, (2006-2010); MARCUSCHI, (2008); MATENCIO, (2002); KOCH, (1990; 1997; 2002; 2004; 2012); entre outros. São enfatizados aqui dois pontos relevantes: a leitura e escrita como pilares de sustentação em toda trajetória estudantil; abordagem sobre gêneros textuais com ênfase o resumo. É nessa perspectiva que se espera que o uso desses elementos, sirvam como instrumento para o desenvolvimento da prática da reescrita e retextualização.

 Palavras- chave: Gêneros, Leitura, Resumo.

Abstract

 Listed in this article approaches the importance of reading in the school context and conceptions of the genres. The study is part of subproject REWRITE AND GENDER OF retextualization TEXTUAL: A PROPOSAL FOR PRACTICE TEACHING IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING. Said sub-project aims to work the genres, specifically the abstract, as an alternative in the production of reading and writing of students within the basic education of public school. The subproject is being developed with students in state schools namely: State School Manoel Passos de Lima; State School Humberto Mendes; State School Bishop Macedo; State School Monsignor Ribeiro Vieira. This subproject is inserted into the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID / CAPES). This program aims to encourage the initiation to teaching future teachers, graduates of degree courses so they can act as part of basic education, the public network. Sustain this article the theoretical assumptions of the authors: DOLZ And SCHNEWULY (2011); Bakhtin, (2006-2010); Marcuschi, (2008); MATENCIO, (2002); Koch (1990; 1997; 2002; 2004; 2012); among others. They emphasize here two important points: reading and writing as supporting pillars throughout history student; approach to genres with an emphasis summary. In this perspective, it is expected that the use of these elements serve as a tool for the development of the practice of rewriting and retextualization.

 Key words: Genres, Reading, Summary.

  1. Introdução

                Constam neste artigo abordagens sobre a importância da leitura no contexto escolar e, concepções sobre os gêneros textuais. O estudo faz parte do subprojeto REESCRITA E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PARA A PRATICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. O referido subprojeto tem como objetivo trabalhar os gêneros textuais, mais especificamente o resumo, como alternativa na produção de leitura e escrita de alunos no âmbito da escola pública de educação básica. O subprojeto está sendo desenvolvido com alunos nas escolas estaduais a saber: Escola Estadual Manoel Passos de Lima; Escola Estadual Humberto Mendes; Escola Estadual Monsenhor Macedo; Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira. Este subprojeto está inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Este programa visa incentivar a iniciação à docência dos futuros professores, graduandos dos cursos de licenciatura para que possam atuar no âmbito da educação básica, da rede pública.

         Garantir que alunos sejam capazes de reconhecer, produzir e apreciar diferentes gêneros nas mais diferentes esferas de atividade é uma tarefa que cabe à escola. Nesse sentido, o professor de Língua Portuguesa deve e precisa desenvolver o trabalho na perspectiva dos gêneros. Os gêneros discursivos fazem parte de nossas práticas sociais. Assim, não há como negar que o indivíduo para obter êxito ao se comunicar precisa ser capaz de reconhecer, produzir diferentes gêneros que fazem parte das práticas sociais. Para tanto, é importante que se reconheça que a leitura e a escrita são pontes incontestáveis para a construção do conhecimento, pois tudo que é ensinado no espaço escolar precisa estar ligado ao ato de ler, o qual pode proporcionar ao leitor o acesso às informações, o aumento do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade, o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos variados. Além de instigar o leitor a pensar, pode impulsionar suas relações com o meio social e com o mundo. Assim, justificam-se as razões para o desenvolvimento de projetos, com ênfase nos gêneros textuais nas escolas de educação básica.

         Sustentam este artigo os pressupostos teóricos dos autores: DOLZ E SCHNEWULY (2011); BAKHTIN, (2006-2010); MARCUSCHI, (2008); MATENCIO, (2002); KOCH, (1990; 1997; 2002; 2004; 2012); entre outros. São enfatizados aqui dois pontos relevantes: a leitura e escrita como pilares de sustentação em toda trajetória estudantil; abordagem sobre gêneros textuais com ênfase o resumo. É nessa perspectiva que se espera que o uso desses elementos, sirvam como instrumento para o desenvolvimento da prática da reescrita e retextualização.

       

  1. Leitura e escrita como alternativa para o desenvolvimento da competência discursiva.

       A leitura e a escrita são os pilares de sustentação para o aluno em toda trajetória estudantil. São, portanto, fatores fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. Para Cagliari (1999), a atividade mais importante que serve de âncora para as demais, desenvolvidas na escola é a leitura. Tudo que é ensinado no espaço escolar precisa estar ligado ao ato de ler, o qual pode proporcionar ao leitor o acesso às informações, o aumento do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade, o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos variados que, além de instigar o leitor a pensar, pode impulsionar suas relações com o meio social e com o mundo. Além disso, a leitura auxilia no desenvolvimento da escrita, que é algo necessário e imprescindível, para a formação do leitor e produtor de texto. Tendo a leitura /escrita, como base, torna-se necessário ter os gêneros do discurso como fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com