TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE

LAÍS NASCIMENTO

 RA:1872916

POUSO ALEGRE

2019

Sumário

  1. Identificação.....................................................................................................3
  2. Analise crítica do ambiente físico...................................................................3
  1. Quanto a utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências................................................................................................3
  1. Caracterização da gestão escolar....................................................................4
  2. Organização administrativa e pedagógica.....................................................5
  3. Outras atividades desenvolvidas pela escola..................................................7
  4. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola..................7

2° Caracterização da comunidade..................................................................7

  1. Localização da comunidade......................................................................7
  2. Equipamentos sociais.................................................................................7
  3. Densidade demográfica..............................................................................8

4. Perfil econômico da população....................................................................8

5. Uso predominante do solo............................................................................8

6. Levantamento das expectativas...................................................................8

Conclusão...........................................................................................................8

1° CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação
  1. Escola Estadual Dr. Delfim Moreira
  2. Praça D' Américo Lopes, S/N - Centro, Santa Rita do Sapucaí
  3. (35) 3471-1818
  4. Governo do Estado de Minas Gerais

  1. Análise crítica do ambiente físico
  1. A localização da escola é bastante compatível com a clientela. A maior parte dos estudantes reside no centro da cidade ou em sua redondeza, o que faz com que a escola seja acessível para que venham a pé, apesar de alguns utilizarem carros, motos ou bicicletas.  
  2. A escola é bastante ampla, arborizada e agradável. Todos os espaços são adequados para o fim ao qual se propõem (refeitório, biblioteca, salas de aula etc). Desse modo, o espaço físico da escola se mostra adequado ao seu fim pedagógico.
  3. Tendo em vista que a escola atende desde os anos iniciais da educação até o terceiro ano do ensino médio, se torna explícito o motivo de praticamente todas as acomodações serem amplas e seus horários de funcionamento serem cuidadosamente planejados. Sendo muito criteriosa nessa questão, a escola atende muito bem à sua demanda.
  4. O jardim e o pátio podem ser definidos como ambientes oferecidos aos alunos. Ambos cumprem seus objetivos para com os discentes.

        

  1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências
  1. A escola conta com biblioteca e quadra para esportes. A biblioteca é utilizada principalmente para atividades relacionadas à pesquisa e leitura. Além disso, também é utilizada pelos professores de praticamente todas as disciplinas como uma forma de tornar as aulas mais interativas. No que tange à quadra de esportes, sua utilização se dá principalmente nas aulas de educação física e prática de esportes e lazer em geral.
  2. Os alunos são os frequentadores mais expressivos de ambas as dependências. Segundo o diretor da instituição, qualquer aluno tem a liberdade de se dirigir a biblioteca á qualquer tempo, desde que não esteja em horário de aula e que respeite o horário de funcionamento da mesma. Os alunos à freqüentariam em média de 2-3 vezes por semana, sempre com a orientação da bibliotecária ou algum professor. A quadra de esportes é freqüentada no mínimo duas vezes por semana por todas as turmas, uma vez que é onde ocorrem as aulas de educação física. Além disso também é freqüentada nos intervalos e nas práticas esportivas diversas oferecidas pela escola.
  3. Os recursos são bem aproveitados pela instituição e seus alunos, uma vez que desempenham seus papéis e estão sempre em constante e produtiva utilização.
  4. Ao observar criteriosamente a escola, apenas elogios vêm à mente. Os professores e equipe escolar são veemente comprometidos em tirar o melhor proveito possível de todos os recursos disponíveis, visando sempre o melhor para seus alunos.
  5. É importante ressaltar que a boa vontade dos funcionários em geral é fundamental para o bom funcionamento observado na instituição.
  1. Características da gestão escolar
  1. Anualmente há a reunião do colegiado, pais de alunos, corpo docente e representantes de outras escolas para alterar ou atualizar a Proposta pedagógica e Regimento escolar. Nestas reuniões também é permitida a participação dos alunos que se interessarem. São discutidas idéias e propostas, levando em consideração o que melhor atende a demanda das instituições locais.
  2. A escola conta com um Colegiado constituído por 12 membros titulares, sendo estes representantes de professores, alunos, pais e funcionários. Cabe ao Colegiado auxiliar o diretor nas tomadas de decisões, prestação de contas, aprovação de calendário escolar, etc.
  3. A confecção desses documentos traz, sem dúvidas, uma reflexão sobre os problemas e desafios enfrentados pela instituição e estratégias futuras para contorná-los. É importante ressaltar também que durante a confecção desses documentos todo o corpo docente, funcionários e colegiado ficam ciente da situação atual da escola, estando sempre atualizados.
  4. É interessante como os representantes da escola reconhecem a importância do trabalho em equipe e a relevância de todos os membros estarem em dia com as informações tangentes à situação da instituição.
  1. Organização administrativa e pedagógica
  1. A estrutura organizacional da escola se dá da seguinte maneira:         

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

  1. Os cursos oferecidos pela escola vão desde os anos iniciais (Fundamental I) até o terceiro ano do ensino Médio. No total, são 24 salas físicas e 36 turmas nos dois turnos (manhã e tarde). O ensino médio ocorre majoritariamente no turno da manhã, as aulas começam às 07h20 e terminam às 11h45. horas. O ensino fundamental ocorre majoritariamente no turno da tarde, sendo que as aulas começam ao 12h45 e terminam às 17h05. As decisões tocantes ao calendário escolar são tomadas em reuniões com o Colegiado e corpo docente da instituição, através de discussão e análise da situação atual e demanda da escola.
  2. Cada professor conta com uma carga horária diferente, de acordo com a grade curricular. Além das horas-base, todos os docentes fazem 2 horas de reunião para “formação continuada” quinzenalmente, além de cumprirem horário extra-classe para estudo e projeto de aulas. A supervisão coordena esse setor.
  3. Os planos de ensino são elaborados com base na matriz de referencia curricular nacional. 
  4. Para avaliação dos alunos, a escola utiliza-se de vários métodos que ficam à cargo do professor, como avaliações escritas, apresentações orais, atividades intra e extra classe, dentre outros. Os métodos de recuperação utilizados são a recuperação bimestral e contínua. A primeira ocorre em geralmente em formato de avaliação escrita, contemplando todo o conteúdo do bimestre, ao fim do bimestre letivo. A segunda, por sua vez, consiste em re-aplicações de testes, exames ou atividades a fim de ajudar o aluno a recuperar sua média bimestral no decorrer do bimestre.
  5. Há reunião de pais e mestres bimestralmente, além de alguns pais fazerem parte do Colegiado da escola. A comunidade não participa ou costuma frequentar a escola em sua totalidade, mas alguns pais de alunos são frequentadores assíduos da instituição.
  6. Sem comentários.
  1. Outras atividades desenvolvidas pela escola
  1. O colegiado seria o equivalente.
  2. Não há Grêmio estudantil, apenas representantes de turma.
  3. A escola realiza vários projetos ao longo do ano. Alguns exemplos são os projetos “Conhecer para saber escolher”, no qual os alunos do terceiro ano visitam faculdades e empresas ou recebem palestrantes a fim de auxiliá-los na decisão de qual carreira seguir e o projeto “Negro, índio e imigrante”, sobre a multiformação do povo brasileiro, a fim de aumentar a conscientização dos alunos e combater o preconceito.
  4. Os projetos que a escola realiza têm temáticas muito importantes e relacionadas diretamente com os problemas que enfrentamos como sociedade atualmente.

  1. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola

A principal fonte para esta etapa do trabalho foram algumas conversas informais realizadas com os alunos.

De modo geral, é perceptível que os alunos se sentem confortáveis e acolhidos no ambiente escolar. Muitos se sentem gratos aos professores pelos bons conselhos e bons momentos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com