TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMATICA

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE

Willian Alves Pereira – RA-1328871

Senador Canedo

2015

O presente relatório foi construído a partir de duas visitas realizadas a escola municipal Izabel de matos Ribeiro. Em conversa com a diretora da unidade tive a oportunidade de conhecer o aspecto físico da instituição e como se dá seu funcionamento.

  • Identificação da instituição:

NOME: Escola Municipal Izabel de Matos ribeiro

ENDEREÇO: Avenida Alemanha Q 23 LT 6 á 10

CNPJ: 00.034.204/0001-43

DIREÇÃO: Zenida Santa Cardoso

VICE: Lucília de Deus salgado

COORDENAÇÃO: Renato da Cunha Pinto

  • Caracterização institucional

A escola municipal Izabel de Matos Ribeiro, é uma instituição pública, mantida pelo município, e foi criada pelo decreto 6.654, de março de 1990, não foi possível obter a informação da biografia da pessoa a qual a instituição homenageia, pois na sede só constava o decreto de sua criação.

        A unidade oferta apenas educação de nível fundamental e está localizada no bairro alvorada, acerca de 25 anos. Atende alunos de localidades próximas, bairro das indústrias e outros bairros, devido á essa proximidade com tais bairros a classe econômica dos alunos é bastante diferenciada. A escola tem alunos que possuem uma condição de vida melhor do que outros, entretanto, os menos favorecidos são maioria.

        Na escola não há muitas desistências e quando há é por motivo de mudança de moradia. Como é o que caso citado pela diretora: um dos alunos que reside no bairro alvorada irá se mudar para outro bairro, onde estão sendo construídos apartamentos acessíveis, então, um dos alunos ira se mudar para essa localidade e consequentemente, terão que estudar mais perto de onde morar. Contudo, a diretora disse que há uma lista de espera grande e quando esses alunos saírem outros entrará no lugar.

A instituição e organizada em dois semestrais, contemplando no calendário os feriados nacionais, encontros pedagógicos, administrativo e reuniões de pais.

        O que percebemos é que realmente a escola atende á uma comunidade diferenciada, onde alguns têm uma condição de vida razoavelmente melhor do que outros. Durante as visitas observamos que alguns alunos chegam á escola de carro, enquanto outro vem a pé ou de bicicleta. Mesmo assim, consideramos que são crianças e adolescentes bem cuidadas.

  • Instalações

O espaço onde a escola está instalada é um ambiente bem arejado, a escola possui 16 salas de aulas bem espaçosas, todas com ventilador; 2 banheiro para crianças e adolescentes; 1 banheiro para todos os funcionários; 1 biblioteca; quadra de futebol; 1 sala de informática, 1 cozinha; sala para os professores; secretaria adequada ao atendimento dos pais e alunos.

A manutenção do estabelecimento é de responsabilidade da prefeitura. Podemos perceber que a escola não esta em boas condições, mas também não esta muito deteriorada. No ano passado a escola passou por uma reforma.

  • Recursos humanos

A diretora da instituição e formada em pedagogia e possui curso de especialização em psicopedagogia. A mesma trabalha há 16 anos na educação e há quase 14 anos nessa escola. Mas no cargo de diretora está há apenas oito anos, pois a antiga diretora aposentou-se.

A vice-diretora também é pedagoga e possui curso de especialização em gestão escolar, atualmente, ela está de licença maternidade e só retorna ás atividades em setembro. Por tal motivo não tivemos conhecimento de quanto tempo ela trabalha na área.

A coordenadora é formada em pedagogia com especialização em psicopedagogia e atua há 17 anos no ramo educacional, estando há seis meses na escola como coordenadora.

Todos os professores da instituição possuem nível superior, sendo que do total de oito, sete são graduadas em pedagogia e uma e graduada em letras\português, mas, apenas quatro possuem especialização, sem um em psicopedagogia, uma em educação infantil e um em docência do ensino superior.

Cada professora conta com uma auxiliar de turma nas salas. O interessante é que todas as auxiliares de salas possuem nível superior, a maioria sendo pedagogas e algumas psicológicas. Tanto professoras como auxiliares completam 20 horas de carga horaria semanal na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com