TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS

 PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Aluno(s):

PAULO HENRIQUE DE LIMA  RA 1513168

MARIA SOARES DE MEDEIROS  RA 1316756

POLO

BOM DESPACHO

2016

SUMÁRIO

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA .................................................................... 2

  1. IDENTIFICAÇÃO .............................................................................................. 2
  2. ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO .................................................... 2
  3. CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR................................................ 3
  4. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA .................................. 4
  5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA .............................................. 6
  6. EXPECTATIVAS DE ALUNOS EM RELAÇÃO A ESCOLA ........................... 6

2. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ......................................................... 7

2.1 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ..................................................................... 7

2.2 EQUIPAMENTOS SOCIAIS............................................................................. 8

2.3 DENSIDADE DEMOGRÁFICA ........................................................................ 8

2.4 PERFIL ECONÔMICO DA POPULAÇÃO........................................................ 9

2.5 USO PREDOMINANTE DO SOLO................................................................... 9

2.6 EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO À ESCOLA ................. 9

1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

                                                

  1. IDENTIFICAÇÃO

        Como o trabalho é em grupo e os dois participantes moram em cidades distintas resolvemos criar um paralelo de duas cidades e ambientes escolares. Traçando um paralelo entre estes ambientes escolares, fizemos um relatório riquíssimo a ser enviado. Onde uma das escolas se caracteriza como pública e outra como particular.

        A escola em nível particular é nomeada de Colégio Universo e se encontra situada a Praça Inconfidência, número 85, na região central de Bom Despacho, Minas Gerais. O telefone da instituição é (37) 3522-4734. Por se tratar de uma instituição particular, o diretor administrativo, Pacífico Cypriano, é também o mantenedor e conta com material didático e parceria da editora Bernoulli de Belo Horizonte.

        A Escola Estadual Dr. José Gonçalves está localizada na Rua Padre Marinho, n° 456, na cidade de Martinho Campos, Estado de Minas Gerais, a 198 km da sua capital, Belo Horizonte. Número de telefone para contato (37) 3524-1296, instituição mantenedora é a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

  1. ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO

        O Colégio Universo fica em uma das vias mais movimentas no centro de Bom Despacho e o acesso ao predial do mesmo é facilitado por sua ótima localização, mas ao mesmo tempo em “hora de rush” o trânsito fica muito complicado, pois os pais têm de parar na via pública, pois o Colégio não oferece estacionamento próprio. Com ambiente amplo dividido em três andares a escola conta com espaço que atende a sua proposta pedagógica, onde a instituição trabalha em três turnos sendo estes com ensino fundamental, médio e pré-vestibular. O Colégio Universo tem uma política lotação/demanda, baseado em suas dependências, pois segundo o diretor administrativo a quantidade de alunos não ultrapassa o conforto para educação de qualidade cobrada pelos pais.

        O Colégio conta com salas ambientes, onde se ministram matérias extracurriculares, tais como artes, teatro e xadrez em que atingem com perfeição suas finalidades. Conta também com laboratório de ciências e biblioteca com grande acervo de livros. No laboratório são feitas experiências de descobertas para alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º ano que utilizam esse ambiente semanalmente. E na biblioteca são feitos trabalhos e pesquisas de literatura e redação com alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano que utilizam esse ambiente semanalmente.

        Já a Escola Estadual Dr. José Gonçalves em Martinho Campos tem em sua localização da escola um ponto super positivo onde é compatível com o acesso da clientela, pois está na parte central da cidade. O espaço físico atende parcialmente à sua proposta pedagógica, a relação entre número de alunos e espaço nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, nos laboratórios, refeitório e salas ambientes é insuficiente ao numero de alunos, mas está sendo construídas novas salas com as adequações necessárias á demanda.

Na biblioteca o empréstimo e troca de livros; projeto de literatura, acontece semanalmente. O laboratório de informática é usado diariamente nas aulas de curso de Tecnologia da Informação (Pronatec) e mensalmente nas aulas do ensino fundamental e médio do Ensino Regular e Eja. Hoje há também laboratório para aulas práticas de biologia, química e física. Esses recursos atingem parcialmente aos objetivos, pois há necessidade de maior espaço físico, maior número de máquinas e instrumentos de apoio ás experiências. As condições existentes são boas, porém, podem ser melhoradas, e já estão ocorrendo, através de construção de ambientes com espaço mais amplo e reforma nas partes existentes no valor de R$ 380.000,00. Há outro projeto já concluído, “Uma Janela Mil Lembranças” resgatando a arquitetura da escola, tornando o espaço com maior luminosidade e ventilação. Este projeto foi realizado com recursos angariados da comunidade o qual recebeu o nome de “Parceiros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (289.7 Kb)   docx (187.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com