TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  7/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. - Identificação da Escola

Nome: Escola Municipal Agnelo da Silva Braga

Endereço: Rua Lessa, bairro Agnelo Braga

Cidade: São Félix do Coribe/BA

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria de educação do município.

2. - Análise Crítica do Ambiente Físico

A escola está localizada em uma área de fácil acesso em um dos bairros mais movimentados da cidade, as condições são excelentes, de bom acesso aos alunos, com turnos matutino e vespertino, com ensino regular fundamental, anos iniciais de meio período.

Sua proposta principal é a formação de cidadãos preparando para o futuro, além de uma boa alfabetização das crianças. A escola é confortável o espaço e infraestrutura é bem planejada, as alas são amplas, com cadeiras apropriadas, quadro verde. A escola possui 15 salas de aulas, 60 funcionários, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, quadra de esporte descoberta, piscina, pátio descoberto, área verde, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, auditório, etc.

A escola não possui salas ambientes e a utilização da biblioteca pelos alunos é frequente apesar de não possuir um acervo suficiente, mais utilizada pelos alunos que a frequentam para realizar pesquisas para trabalhos escolares e isso ocorre em horário contrário à aula ou durante o horário das aulas mediante recurso utilizado pelo professor e a quadra esportiva e a piscina onde são desenvolvidas as atividades de educação física.

A escola utiliza os recursos oferecidos pela subsecretaria que vem da verba que o governo do municipal que destina as escolas.

3. - Características da gestão escolar

A elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar são feitas em conjunto com o auxílio de todo o corpo docente, onde é realizado no início do ano escolar, na semana pedagógica, à análise, planejamento, supervisão, coordenação, e os serviços escolares no sentido de atingir os objetivos educacionais propostos. . A escola possui conselho escolar e funciona com um representante de cada segmento e caso o aluno não consiga média suficiente na recuperação final o conselho escolar avaliará cada caso individualmente. O regimento da escola é bastante completo em relação à proposta pedagógica ara os indivíduos que estudam na instituição e para que a escola tenha um bom desempenho no contexto escolar.

4. - Organização administrativa e pedagógica

4.1 - Estrutura Organizacional:

I. Direção

II. Secretaria

a) Serviço de Orientação Educacional;

b) Serviço de Coordenação Pedagógica;

c) Serviço de Coordenação Disciplinar

A escola oferece o ensino fundamental. Funcionando nos dois horários (matutino, vespertino), sendo 7 turmas no período matutino, 5 no período vespertino com um total aproximadamente 175 alunos matriculados, seguindo os horários de 07h30minh as 11h30minh, 13h30minh às 17h30minh. O calendário escolar é feita pela Secretaria de Educação onde é adaptado na escola devendo ser cumprido durante todo o ano letivo. A permanência dos professores é de acordo com as horas/aulas, as horas atividades são realizadas nos encontros coletivos. Quanto aos planos de ensino, são elaborados por etapas seguindo o planejamento anual, bimestral e plano de aula, os planos de aulas são entregues a cada 15 dias e feitos de acordo com a reorientação curricular.

O sistema de avaliação funciona no mínimo em quatro instrumentos de avaliação e a recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com