TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  9/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Vanessa Nascimento - 1627637

Vinhedo

2020

A escola EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Argenton Filho, situada á Av. Gualicho, 799 Monterrey, Louveira – SP - CEP 13290-000.

Telefone: 019 3878-5266 e-mail: emefangelo@louveira.sp.gov.br

Tendo como mantenedora do estabelecimento escolar a prefeitura municipal de Louveira.

A escola está bem localizada , com fácil acesso a comunidade . Os alunos matriculados são na grande maioria moradores da proximidade, visto que na localidade ela é a única escola de ensino fundamental. No entanto a escola recebe alunos de várias localidades, grande parte sendo da zona rural. E a prefeitura disponibiliza ônibus que fazem o transporte escolar gratuito aos frequentadores da escola.

Sabe-se que a educação escolar constitui se como pratica social, portanto a relação da escola e a família deve estar em constante dialogo. Então a família também tem a responsabilidade na formação do aluno. Entende-se que então a escola e a família desempenham um papel importante na formação social do individuo, tendo a responsabilidade na construção da personalidade humana.

Em todos os seus âmbitos, físicos, psicológicos e sociais. Sabe-se que a formação da identidade do individuo se dá através da escola e da família, e posteriormente o trabalho.

Portanto não deve achar os pais que por manter os filhos na escola, estes não precisam ser educados em casa. Portanto comportamentos inadequados e indisciplinares podem ser atribuídos a deficiências não na escola mais sim em casa.

Com o agravante que muitos alunos chegam as escolas com o senso de total liberdade estabelecidos pelos pais, portanto não querendo respeitar os limites impostas pela escola.

Um problema que se percebeu é com respeito a alunos indisciplinados.

Portanto a família como comunidade, poderia contribuir com os professores, por acompanhar seus filhos, e seu progresso na escola. Perguntando ou checando se o filho tem lição de casa, ou trabalho para fazer. Não permitir que o aluno venha com celular para a escola, ou fones de ouvidos.

Pois sabe se que a família é uma entidade de grande importância no processo de socialização, bem como no desenvolvimento físico e psique da criança. A educação que a família dispensa a criança fornece a base para que a criança crescerá como um individuo adaptativo e flexível as limitações e liberdades expostas no ambiente escolar e portanto no ambiente social.

Podemos mencionar também que a carência afetiva durante a infância pode levar a uma desestabilização da personalidade e, por conseguinte do comportamento. Quando o relacionamento familiar não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com