TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  13/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

LINCECIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Thais Lopes de Carvalho Nascimento RA 1866057

Polo Gurupi – TO

2019

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

No dia 21 de fevereiro de 2019, foi realizado um questionário sobre a caracterização da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, que localiza-se na Avenida Brasília entre as ruas 15/16 s/nº - Centro, com telefone para contato: (63) 3312-1693. A Instituição mantedora do estabelecimento escolar é a Prefeitura de Gurupi, ou seja, um órgão municipal.

A clientela que a escola atende, não é somente do bairro, tornando-se assim uma clientela diversificada, pois situa-se no centro urbano de Gurupi.

O espaço que escola oferece é adequado para à sua proposta pedagógica, devido o mesmo oferecer um ambiente com 8 salas ambientes para as aulas; 1 biblioteca afim de realizar a leitura e a pesquisa; 1 quadra poliesportiva coberta com objetivo de realizar aulas práticas; 1 cozinha para o preparo da merenda; 1 sala de professores com banheiro; 1 secretaria; 3 banheiros; 1 sala da orientação educacional; 1 sala de direção; 1 sala de recursos multifuncional; 1 pátio escolar coberto e 2 descobertos, que por sua vez proporciona o espaço para os alunos no momento do intervalo;1 laboratório de informática que promove a interação dos alunos com a tecnologia, além de ser uma ferramenta que auxilia nas pesquisas escolares.

Para as salas de aula, pátio, biblioteca, laboratório e outras dependências, o espaço é adequado para suprir o número de alunos que escola possui, porque a escola é de período integral, ou seja, mantém o mesmo número de alunos, além de ser um espaço que se adequa á alunos que são portadoras de deficiência, como rampas que auxilia a mobilidade das cadeiras de rodas.

As salas ambientes atingem as finalidades que são propostas pelos professores e pela secretaria de educação, compreendendo 8 salas ambientes, que atende um número de 362 alunos com um público doo 1º ao 9º ano, dentro de uma faixa etária dos 6 aos 16 anos, quanto no turno matutino quanto no masculino, com isso, todas as finalidades que a escola planejou são atingidas.

Nas atividades que são desenvolvidas na utilização da biblioteca, do laboratório e de outras dependências do estabelecimento escolar, as que se destacam são: Aulas de fanfarra; Aulas de canto; Aulas de teatro; Aulas de do projeto Mais Educação, porém outros projetos são realizados na escola

Na biblioteca a uma relação com o projeto “Sacola viajante: a leitura”, atribuído o objetivo de estimular a curiosidade e o desejo do estudante pela leitura, expandindo o seu conhecimento, e por conseguinte, a ampliação da visão do mundo. A metodologia que se sucede este projeto, deve-se ao aluno ter a oportunidade de levar os livros infantis para a suas casas com o uso de uma sacola ilustrada com o nome sacola viajante, além dos alunos levarem o livro, estes levarão consigo um caderno para relatar através de desenhos a interpretação da obra escolhida.

A biblioteca ainda oferece outro projeto de incentivo à leitura “Quem lê mais sabe mais”, objetivando motivar o gosto pela leitura; facilitar o acesso literário da escola as revistas e aos jornais locais; estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e principalmente a atenção. A metodologia segue-se a exposição dos livros durante os intervalos (recreio) dentro da biblioteca, que por sua vez, haverá o agendamento dos livros pelo(a) responsável da biblioteca.

Os professores nos dias “D” da leitura, incentivarão os alunos do 1º ao 9º ano, com a ação de realizar pesquisas na biblioteca no contra turno, ou seja, no horário oposto na qual estudam.

O laboratório de informática funciona durante todos os turnos: no turno que são realizadas as aulas e no contra turno. Assim, os professores podem utilizar este espaço com a intenção de planejar e ministras as suas aulas, se tornando uma forma mais dinâmica e participativa, com o auxílio da coordenadora de tecnologias, como baixando vídeos, realizando saneamento de documentos, TV, data show e entre outros recursos.

Alguns programas como Mais Educação que é uma estratégia do Governo Federal, que visa alterar a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, com uma perspectiva de uma educação integral. A implantação deste programa: 08/2011, com o objetivo de elevar o índice de aprendizagem, reduzindo a violência escolar, além de criar um ambiente pedagógico mais favorável à interação da escola.

O projeto Mais Cultura, outra iniciativa do governo federal, atrela o objetivo de fazerem os alunos resgatar as suas histórias e de seus familiares, com intuito de construir uma identidade genealógica para os moradores das localidades, com isso, os alunos terão a oportunidade de expor suas descobertas e ideias, e que por ventura exiba documentários sobre suas descobertas e experiências vividas na viagem ao passado.

Já o programa Escola Aberta, na qual o governo é responsável, realiza o atendimento de várias áreas aos finais de semana, no caso aos sábados. Então serão realizadas oficinas de várias áreas temáticas nas seguintes modalidades: cultura/artes, esporte e lazer, comunicação, saúde, informática e reforço escolar com conteúdo variados, mais antes, é realizado uma pesquisa para que seja abordado as atividades práticas com profissionais qualificados para o conteúdo e a temática abordada.

A um programa de sustentabilidade: “Escola sustentável”, a sua intenção resulta com que melhore o ambiente escolar, proporcionando os alunos a interação de forma prática, como na construção da jardinagem, tornando espaço físico mais agradável, levando os alunos a valorizar a o estabelecimento escolar, por fim, se tornará mais atrativo e prazeroso.

O projeto UCA, promovido pelo governo federal, com a finalidade de inclusão digital nas escolas de redes públicas, abrangendo as esferas: federal, estadual, distrital e municipal, e ainda escolas que atende pessoas com deficiência (sem fins lucrativos), com soluções de informática, constituídas de equipamentos de informática, de programa de computador (softwares) neles instalados e com suporte e assistência técnica necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com