TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE.

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

ALUNA:

LIDIANE SILVEIRA GONÇALVES

POLO

URUGUAIANA

2021

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

  1. – Identificação:
  1. Instituto Estadual Dr Luiz Pacheco Prates.

Escola pública Estadual: Ensino Fundamental e ensino Médio, atualmente com 326 alunos matriculados. Ensino fundamental e médio.

Diretora da escola: Maria Eliza Lamadrid

Rua Alegrete, 204 Bairro Soares Andrea.

CEP: 97560-000

Quaraí RS.

(55) 3423-3297/ 3423-2033

Instituição mantenedora: O Estado

2 – Análise do ambiente físico:

a) A localização da escola é muito boa, e atende as necessidades da comunidade escolar.

b) O espaço físico da escola é amplo, e adequado, de acordo a proposta pedagógica que a escola apresenta.

c) A escola é muito espaçosa possui uma área de 8.858,34 m², e a área construída é de 2.889.51 m², conta com 14 salas de aulas, e elas possuem espaços adequados ao número de alunos, bem arejada e com iluminação adequada. Sobre o pátio, grande parte dele é gramado e outra parte com piso entre os pavilhões, possui árvores frondosas, nele existe: uma quadra de esportes, uma Biblioteca, um laboratório de Ciências, sala de danças, sala de artes, sala de informática, sala de vídeo e conta com uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais. Esse laboratório é usado diariamente por os professores da escola para auxilio em suas respectivas matérias. A biblioteca é equipada com livros onde os alunos poderão fazer empréstimos dos mesmos para leitura ou até mesmo pra pesquisas, tanto o laboratório quanto a biblioteca possuem salas amplas e climatizadas.

d) Há um salão de atos onde são realizadas assembleias com pais e alunos, reuniões pedagógicas e utilizada também para palestras.

 e) A biblioteca é usada pelos alunos do ensino fundamental e médio juntamente com os professores, onde aluno tem contato com os livros, tornando assim um ambiente agradável para os jovens e crianças.

f) Os laboratórios são usados para as aulas práticas das seguintes matérias: ciências, biologia e informática. Os alunos realizam experiências com materiais e equipamentos próprios para aquela matéria estudada.

g) É usada pelos alunos e professores, a sala de dança, pois o professor também obtém resultados com o aprendizado dos alunos, pois os mesmos tem demonstrado um entusiasmo tornando as aulas mais divertidas.

h) Esses recursos tem melhorado o desempenho dos alunos, tem aproximado mais os alunos da escola, e isso tem sido visíveis em suas notas e frequências nas aulas, apesar da mesma estar passando por muitas dificuldades e redução do número de alunos.

i) A escola possui espaço e salas adequadas para a realização de um bom trabalho, pátio e uma quadra de esportes, laboratório e biblioteca organizada pelos profissionais, ou seja, um ambiente agradável.

j) Sim diante de tudo isso que já foi mencionado aqui é sabido por todos que a educação no Brasil passa por situações difíceis por conta de politicas mal elaboradas onde os profissionais da educação não são valorizados, e chegam a receber seus salários, com atraso ou até mesmo parcelados. Ainda existem aqueles pelo amor a sua profissão, que ensinam com entusiasmo sempre com a esperança de formar cidadãos de bem, que possam transformar a sociedade onde vivem.

[pic 1]

Biblioteca da escola.

[pic 2]

Quadra de pratica de educação física.

Fotos diversos espaços da escola:

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

3 – Características da gestão escolar

a) Nos momentos de reuniões pedagógica cada professor elabora dentro do seu conhecimento, com auxílio do calendário governamental, que sobre algumas adaptações de acordo com a realidade da escola, e turma o que será trabalhado na sala de aula. Os professores estão sempre em contato com a equipe pedagógica, as quais estão sempre buscando através de seminários, palestras e cursos de aperfeiçoamento, melhorar o aprendizado dos alunos.

b) Sim, no conselho escolar todas as decisões administrativas, pedagógicas e o financeiro, são discutidas entre a direção e os professores. E depois de discutida é informado aos pais através das assembleias.

c) A comunidade escolar me recebeu bem, e se colocou à disposição para qualquer dúvida ou pergunta a Sr.ª diretora e a equipe pedagógica foram bem receptivos e prestativos.

d) Ainda falando do espaço construído da escola, ela possui estrutura suficiente para desenvolver um bom trabalho com os alunos e até com a comunidade, mas o que se percebe é que faltam profissionais para desenvolver esse trabalho, uma vez que os professores se desdobram para atender os alunos, mesmo a escola passando por serias dificuldades, financeiras e foi reduzido o número de professores e funcionários.

4 – Organização administrativa e pedagógica:

a) É organizada pela diretora, professores e outros colaboradores, para trabalharem em conjunto para que a escola funcione da melhor forma possível, já que todos formam uma parceria.

b) A escola possui 320 alunos de classe média baixa e alguns alunos do interior do município. Que até agora já passado quase todo mês de março, aguardam o transporte para iniciarem o ano letivo. A escola chegou a ter quase 1000 alunos matriculados, conta hoje com 28 professores, 9 funcionários e uma monitora. Funciona em 3 turnos, ensino fundamental na parte da manhã e tarde, e o ensino médio no período da manhã e noite.

c) Os planos de estudos são elaborados pelos professores e pela coordenação pedagógica.

d) A convocação para reuniões e assembleias são feitas através de bilhetes, há reuniões, e nem sempre os pais atendem o chamado. As informações sobre o aprendizado dos alunos são feitas nas reuniões trimestrais, tais como as avaliações. Nessas reuniões os professores apresentam aos pais o boletim e trabalhos, é passado aos pais e responsáveis às necessidades ou dificuldades de cada aluno, e sobre seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com