TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM LITERATURA

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EM LITERATURA

DADOS DO ESTÁGIO

Nome do Curso:

Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Português e Inglês

Disciplina:

Estágio Supervisionado em Literatura / Regência

Nome do (a) aluno (a):

Professor supervisor do estágio:

Período de realização do estágio:

I – DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO CAMPO

Nome:

Endereço:

Telefone:

E-mail:

Entidade mantenedora:    (  X  ) pública: estadual (  X  )   municipal (  X  )

                                            (      ) privada

Etapas e/ou modalidades de ensino: ensino fundamental e médio

Estrutura física e condições da sala de aula

              A Escola Estadual 13 de Maio está situada à Avenida Rua Alta Floresta, nº 189, Bairro Centro, Município de Sorriso – MT. A unidade educacional possui 60 (noventa) funcionários, entre professores e colaboradores, os quais atuam no atendimento de aproximadamente 1.000 (um mil) alunos no ensino fundamental e médio regular, nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno e ensino médio na modalidade EJA. O espaço físico dispõe de 10 salas de aula, sala de professores, sala da direção e coordenação, sala da secretaria, laboratório de informática, biblioteca com cerca de 2000 exemplares, cozinha, refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva, acessibilidade adequada para atendimento a portadores de necessidades especiais e banheiros adequados a alunos com modalidade reduzidas

            As salas são amplas com cerca de 30 m², climatizadas, em bom estado de conservação, com iluminação adequada. Possuem quadros brancos onde utilizamos canetões pretos e azuis.   As carteiras são individuais, confeccionadas em madeira, metal e fórmica, em número suficiente para os alunos, com mesas e cadeiras para os professores.  Em relação à acústica, o ambiente não possui dispositivos para mitigação da reverberação de ondas sonoras, potencializando os ruídos e exigindo maior volume de voz para que o professor seja ouvido, todavia, tal fato é comum a maioria das salas de aula, excetuando-se algumas salas e auditórios que contém tratamento acústico.

             Entre os recursos tecnológicos disponíveis estão: computadores administrativos, computadores para alunos, acesso à internet banda larga, televisores, copiadoras, equipamentos de som, impressora, equipamentos de multimídia, dvd, antena parabólica, copiadoras, projetor multimídia (datashow), câmeras fotográficas/filmadoras.

II – PERFIL DO CORPO DISCENTE

Escola Estadual 13 de Maio

Ensino Médio

            As aulas de Literatura no Ensino Médio foram ministradas às quintas e sextas-feiras no período noturno para o 2° ano E, com duas aulas nas quintas e duas aulas às sextas. A turma possui com faixa etária variando entre 15 e 17 anos e 28 alunos matriculados, entretanto, o número de presentes não excedia 15. Os alunos demonstravam cansaço devido ao trabalho durante o dia, de forma que muitos se retiravam da sala após o intervalo, às 21:00 horas.

Ensino Fundamental

             As aulas do Ensino Fundamental foram aplicadas às quintas e sextas ao 7º ano e 9º ano no período vespertino. O número médio de alunos era 30, com faixa etária entre 11 a 14 anos.

III – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO

Descrição das aulas ministradas

A disciplina de Estágio faz parte da matriz curricular dos cursos superiores de licenciatura ministrados em nosso país. Tendo em vista que o aprendizado na faculdade ocorre na maioria das vezes de forma subjetiva, é no estágio que o acadêmico entra em contato direto com o ambiente escolar, podendo aplicar de forma objetiva os conhecimentos adquiridos. A atividade teórica é o que possibilita de modo indissociável o conhecimento da realidade e o estabelecimento de finalidades para sua transformação, mas para que essa transformação ocorra a atividade teórica não é suficiente, é preciso atuar na prática (Pimenta, 1995).

Nesse contexto, o estágio propicia um solo fértil, favorável à investigação e questionamentos, onde o acadêmico se depara com situações reais da vivência escolar, contribuindo para sua profissionalização através da construção de uma práxis que associe as teorias abordadas na universidade ao ambiente onde devem ser aplicadas.

A partir dessa ótica, passaremos a analisar os fatos relacionados ao Estágio Supervisionado em Literatura / Regência, realizado no período compreendido entre 06/05 e 21/06/2015 na Escola Estadual 13 de Maio onde integralizamos dez (10) horas de regência em Literatura no Ensino Médio e dez (dez) no Ensino Fundamental, totalizando às vinte (20) horas determinadas pela matriz curricular.

Ensino Fundamental

Primeiro dia: 05/05/2016

Horário das 13:00 as 17:00 horas 7° ano

Entramos em aula juntamente com a professora. Fomos apresentados como estagiários e iniciamos as atividades de apresentação dos alunos. Após as apresentações, iniciamos as atividades do estágio, abordando a temática “CONTOS”, em forma de sequência didática, com materiais fornecidos pela professora. Iniciamos as atividades diagnósticas a partir dos contos das “Mil e Uma Noites”, para averiguar os níveis de conhecimento relacionados ao tema. Na sequência, trabalhamos a introdução ao conto, o que é o conto e a importância do conto, e suas principais características, como personagens, espaço, clímax.

A seguir, propusemos uma produção de texto, a partir de uma situação hipotética, onde o aluno seria o protagonista da história, e ao encontrar uma lâmpada mágica poderia dispor de três desejos. A última hora foi dedicada a produção do texto, de forma que ao entregar o texto, cada aluno recebeu um bombom. A maioria produziu sem contratempos, contudo, alguns demonstraram maior dificuldade.

Durante as atividades de diagnóstico, percebemos que todos os alunos conheciam as histórias das “Mil e Uma Noites” através de desenhos animados exibidos na televisão, de forma que o tema proposto atingiu o imaginário da turma. A aula foi direcionada a faixa etária dos alunos, partindo de algo simples e conhecido para estimular o gênio criativo dos discentes.

Segundo dia: 06/05/2016

Horário das 13:00 as 17:00 horas 9º ano.

Entramos em aula juntamente com a professora. Fomos apresentados como estagiários e iniciamos as atividades com uma dinâmica de grupo, na qual os alunos iriam participar de uma festa onde seria exigido um código na portaria. Os códigos eram objetos iniciados pela primeira letra do nome do aluno/convidado. Os alunos foram bastante participativos, e esta atividade serviu para conhecermos a turma. Após as apresentações, iniciamos as atividades do estágio, abordando a temática “CONTOS”, em forma de sequência didática. Iniciamos as atividades diagnósticas a partir dos contos das “Mil e Uma Noites”, para averiguar os níveis de conhecimento relacionados ao tema.

 Na sequência, trabalhamos a introdução ao conto, o que é o conto e a importância do conto, e suas principais características, como personagens, espaço, clímax. O conto trabalhado foi “Três Tesouros Perdidos” de Machado de Assis. A seguir, propusemos uma produção de texto, a partir de uma situação hipotética, onde o aluno seria o protagonista da história, e ao encontrar uma lâmpada mágica poderia dispor de três desejos. A última hora foi dedicada a produção do texto, de forma que ao entregar o texto, cada aluno recebeu um bombom. A maioria produziu sem contratempos, contudo, alguns demonstraram maior dificuldade.

O objetivo da aula era propiciar aos alunos a compreensão e o entendimento do gênero conto e suas principais características. Durante a aula buscamos motivar a turma, obtendo êxito com a maioria, entretanto alguns alunos não demonstraram interesse nas explicações e na produção textual, contudo, o envolvimento da maioria foi gratificante.

Ensino Médio

Primeiro dia: 05/05/2016

Horário das 19:00 as 22:00 hrs .

Adentramos a sala acompanhados pelo professor regente, encontrando uma turma bastante receptiva. Iniciamos a aula fazendo questionamentos, sobre o gênero conto, e utilizamos a história das mil e uma noites na introdução. Revisamos o conto e suas principais características através de PowerPoint e datashow, obtendo a atenção dos alunos.

Distribuímos o conto Três tesouros perdidos, de Machado de Assis, realizamos a leitura e a análise conjunta do conto, na sequência, propusemos uma produção de texto a partir do gênio da lâmpada, em seguida, alguns alunos realizaram a leitura de seus respectivos textos, ficamos surpresos pelo desenvolvimento dos alunos, os textos foram recolhidos para avaliação e posteriormente irá contar como nota para o bimestre.

Segundo dia: 06/05/2016

Horário das 19:00 as 21:00 horas .

Demos início a aula refletindo sobre a vida e a obra de Machado de Assis, um menino mulato que vivia numa sociedade escravocrata, órfão de pai e mãe, sem condições de ascender na pirâmide social, porém, com todas as perspectivas negativas, tornou-se o exponencial literário do Brasil. Percebemos o interesse da turma pela história, visto que entre os alunos, é visível a preocupação com o trabalho, se identificando com a história do escritor. Na sequência, realizou-se uma produção textual.

Terceiro dia: 21/05/2016

Horário das 19:00 as 22:00 horas.

Iniciamos a aula com a leitura do conto “O homem da cabeça de papelão” de João do Rio, a partir deste conto, revisamos o conto e suas principais características de forma fragmentada através das questões: Quais são os personagens principais? O que acontece na história? Em que tempo e em que lugar se passa a história narrada? Quem narra? De que jeito? O narrador conta de fora ou ele também é um dos personagens?

Nesta atividade, percebemos a dificuldade da turma em responder às questões, visto que na aula anterior o estudo fora direcionado e mediado pelos estagiários. Muitos liam e não inferiam sentido ao texto, sendo que alguns não conseguiram extrair as informações mais superficiais, se isolando e se negando a realizar a atividade. Concluímos a aula oferecendo atendimento individual a cada aluno, propondo a revisão da atividade na aula seguinte.

Quarto dia: 21/05/2016

Horário das 19:00 as 21:00 horas.

Retomamos o conteúdo da aula anterior com a análise do conto “O homem da cabeça de papelão” de João do Rio, em conjunto com os alunos, respondemos as questões: Quais são os personagens principais? O que acontece na história? Em que tempo e em que lugar se passa a história narrada? Quem narra? De que jeito? O narrador conta de fora ou ele também é um dos personagens?.

Percebemos que sob orientação os alunos participam mais das aulas, porém quando precisam realizar as tarefas sem auxílio, demonstram insegurança e falta de proatividade. Nesta premissa, é necessário buscar meios de desenvolver padrões de interação, colaboração e compartilhamento de significados, dando voz aos participantes ao manifestarem suas dúvidas e compreensões, resultando em maiores possibilidades de aprendizagem e assim, será desenvolvida a autonomia dos alunos.

Concluídas as atividades, encerramos o Estágio de Docência em Literatura nos despedindo dos alunos.

IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola é o lugar eleito socialmente para a construção de tipos específicos de conhecimento, nela a ação docente se configura como uma atividade humana transformadora. É nesse ambiente que o professor atua como mediador e o aluno desenvolve o conhecimento relativo à matéria apresentada tendo em vista a mediação do educador, todavia a aprendizagem de conceitos científicos envolve os alunos na construção de modelos mentais para entidades que não são percebidas diretamente por todos de igual forma (ROMANELLI; 1996), nesse contexto, se justificam as diferenças de desempenho entre os alunos frente às matérias, pois alguns dominam o conteúdo com facilidade, enquanto outros aparentemente não conseguem assimilar a matéria, necessitando de maior intervenção dos professores para romper essa espécie de barreira. Corroborando, em Vigotsky encontramos o conceito de ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal, que permite identificar não apenas os processos já efetivados na mente do aluno, como aqueles que ainda estão em processo de maturação. Para ele, a criação de ZDP torna possível desenvolver padrões de interação, colaboração e compartilhamento de significados, dando voz aos participantes ao manifestarem suas dúvidas e compreensões, resultando em maiores possibilidades de apreendizagem (Vigotsky, 2001).

 Outro conceito fundamental da obra vigotskiana é o de Mediação, um processo intervencionista que possibilita uma relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento (Vigotsky, 2001). A mediação não é um instrumento, mas um processo de interação entre indivíduos, mediado pela linguagem que possibilita aos participantes a apropriação dos instrumentos compartilhados (JÚNIOR, 2009).

Ao analisar os resultados obtidos durante o estágio, é possível perceber as diferenças nos níveis de utilização da linguagem, compreensão e assimilação do conteúdo pelos alunos, tais diferenças, ainda que significativas    são comuns e se evidenciaram pelos resultados individuais observados. Mesmo educadores motivados e comprometidos com o processo educacional se tornam impotentes frente a alunos desmotivados e descomprometidos ou mesmo cansados pela lida diária.

Nos dias atuais, espera-se que os professores adotem atitudes dinâmicas, em agir e pensar no sentido de orientar e motivar. O professor não é apenas o que ensina, mas um eterno aprendiz, que aprende melhor quando está a frente dos desafios. Sua aprendizagem é permanente (DEMO, 2003).

De acordo com Werneck (1999), o trabalho de Educar é difícil, é trabalhoso, exige dedicação, sobretudo aos que mais necessitam. Transferir problemas é fugir da verdadeira educação, é uma espécie de médico que transfere o doente de hospital, lava as suas mãos e não se sente comprometido com o caso quando da morte do paciente, porque aconteceu em outro hospital e em outras mãos.         

Frente ao exposto, concluímos o estágio de docência em Literatura, cientes que a tarefa é árdua, porém os resultados podem ser satisfatórios por sermos sabedores de que não há outro caminho para influenciar e transformar vidas de forma positiva mais eficiente do que a educação, pois seus resultados são duradouros e se eternizam no caráter do indivíduo e a partir dele irradia. Tal visão pode parecer uma utopia, contudo, preferimos a alcunha de sonhadores a desistir de prestar nossa colaboração no sentido de humanizar o gênero humano.  

V – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PERRONE-MOISES, Leyla. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, São Paulo, nº9, 2006. . Acesso em 24/06/2015

PIMENTA, Selma G.; SOCORRO, Maria L. O estágio e a formação inicial e contínua de  professores.  In:  Estágio  e  docência.  São  Paulo:  Cortez,  2010.  5  ed.  ( Coleção Docência em formação. Serie Saberes Pedagógicos).

WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 1999

PIMENTA. Selma Garrido. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? Depto de Metodologia de Ens. e Pesq. Comparada. Cad. Pesq. Nº 95. São Pulo: Faculdade de Educação da USP, Agosto de 1995.

ROMANELLI, L.I. O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem. O Professor e o Conceito Átomo N° 3, Maio 1996.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes, São Paulo, 2001.

JÚNIOR. Fernando Rezende da Cunha, Monitoria: uma possibilidade de transformação no ensino-apreendizagem no ensino médio. Dissertação de Mestrado – PUC-SP, São Paulo, 2009.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VI – ANEXOS

PLANOS DE AULA

TURMA: 7º ano

PLANO DE AULA: Introdução ao gênero Conto

DATA PROGRAMADA PARA A APLICAÇÃO: 05/05 /2016

  • TEMA

Gênero Conto

  • OBJETIVOS 
  • Analisar e identificar o gênero Conto;
  • Identificar aspectos e características do gênero;
  • Caracterizar a forma condensada do conto ( poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos).

 3. CONTEÚDOS 

  • Introdução ao conto;
  • Leitura do conto os três tesouros perdidos.

  • DURAÇÃO 
  • Tuma 7 ano - 4 aulas, com 15 minutos de intervalo.

5. RECURSOS 

  • Quadro branco, canetão, Datashow, caixa de som, textos impressos.

  • METODOLOGIA 

 

  • Breve apresentação do conteúdo, através de vídeos

7.  AVALIAÇÃO 

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Produção de texto.

TURMA: 9º ano

PLANO DE AULA: Introdução ao gênero Conto

DATA PROGRAMADA PARA A APLICAÇÃO: 06/05 /2016

  • TEMA

Gênero Conto

  • OBJETIVOS 
  • Analisar e identificar o gênero Conto;
  • Identificar aspectos e características do gênero;
  • Caracterizar a forma condensada do conto (poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos).

 3. CONTEÚDOS 

  • Introdução ao conto;
  • Leitura do conto os três tesouros perdidos.

  • DURAÇÃO 
  • Tuma 9 ano - 4 aulas, com 15 minutos de intervalo.

5. RECURSOS 

  • Quadro branco, canetão, Datashow, caixa de som, textos impressos.

  • METODOLOGIA 

 

  • Breve apresentação do conteúdo, através de vídeos

7.  AVALIAÇÃO 

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Produção de texto

TURMA: 2º ano – ensino médio

PLANO DE AULA: Introdução ao gênero Conto

DATA PROGRAMADA PARA A APLICAÇÃO: 05/05 /2016

  • TEMA

Gênero Conto

  • OBJETIVOS 
  • Analisar e identificar o gênero Conto;
  • Identificar aspectos e características do gênero;
  • Caracterizar a forma condensada do conto ( poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos).

 3. CONTEÚDOS 

  • Introdução ao conto;
  • Leitura do conto os três tesouros perdidos.

  • DURAÇÃO 
  • Tuma 2 ano - 4 aulas, com 15 minutos de intervalo.

5. RECURSOS 

  • Quadro branco, canetão, Datashow, caixa de som, textos impressos.

  • METODOLOGIA 

 

  • Breve apresentação do conteúdo, através de vídeos

7.  AVALIAÇÃO 

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Produção de texto

TURMA: 2º ano – ensino médio

PLANO DE AULA: gênero Conto

DATA PROGRAMADA PARA A APLICAÇÃO: 06/05 /2016

        

  1. Objetivos da Aula:
  • Ensinar Contos para que possam conhecer as práticas sociais de produção e circulação de contos;
  • Identificar os cincos principais elementos da Narrativa (Conto);

        

  1. Síntese do assunto:

 Produção de texto.

  1. Estratégias de Ensino:

Explicar sobre a vida e obra do autor trabalho na aula anterior;

Sugerir temas para produção de texto;

Leitura dos textos.

  • DURAÇÃO 
  • Tuma 2 ano - 2 aulas.

5. RECURSOS 

  • Quadro branco, canetão, Datashow, caixa de som, textos impressos.

  1. METODOLOGIA 

 

  • Breve apresentação da vida e obra do autor.

7.  AVALIAÇÃO 

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Produção de texto

TURMA: 2º ano – ensino médio

PLANO DE AULA: Introdução ao gênero Conto

DATA PROGRAMADA PARA A APLICAÇÃO: 21/05 /2016

  • TEMA

Gênero Conto

  • OBJETIVOS 
  • Analisar o conto O homem da cabeça de papelão;
  • Identificar aspectos e características do gênero;
  • Caracterizar a forma condensada do conto ( poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos).

 3. CONTEÚDOS 

  • Leitura do conto O homem da cabeça de papelão;
  • Análise do conto.

  • DURAÇÃO 
  • Tuma 2 ano - 2 aulas.

5. RECURSOS 

  • Quadro branco, canetão, Datashow, caixa de som, textos impressos.

  • METODOLOGIA 

 

  • Leitura do texto impresso.

7.  AVALIAÇÃO 

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Produção de texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com