TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  23/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

 

EVELLYN CAROLINA NONATO DE ALMEIDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il

MANAUS

2019

EVELLYN CAROLINA NONATO DE ALMEIDA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Il

Relatório final apresentado ao Centro Universitário do Norte (UNINORTE), como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Estagio Supervisionado Il do 6º período do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, sob a orientação da professora Dra. Lucia Inês Freire de Oliveira.

MANAUS

2019

Sumário

INTRODUÇÃO        4

1.0 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:        4

1.1 Aspectos Históricos:        6

1.2 Aspectos Geográficos:        6

1.3 Aspectos Físicos:        6

2.0 Corpo Técnico:        7

2.1 Aspectos Pedagógicos:        7

2.2 Ações Pedagógicas:        8

3.0 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA        8

3.1 Caracterização da escola        8

3.2 Relacionamento        10

3.3 Caracterização da comunidade        10

3.4 Perfil dos alunos        10

5.0 Avaliação aplicada pelo professor        11

6.0 Embasamento teórico sobre os aspectos anteriormente observados.        11

7.0 Considerações Finais:        12

Referências        13

INTRODUÇÃO

O estágio é ideal para fundamentar e proceder a análise de diferentes visões que circunda a formação de professores, portanto, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática, na qual aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos, ao longo do curso com os princípios teóricos estudados, quando se aliou a teoria à prática, demonstrando, o quanto é enriquecedor e importante essa etapa na formação acadêmica do profissional, futuro docente.

O objetivo do Estagio Supervisionado de Corregência Il é observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas para firmar uma prática que seja significativa. O estágio foi realizado em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, no turno matutino na Escola Estadual Prof. Ruy Alencar, localizada na Avenida Margarita S/N, Quadra 160, conjunto Nova Cidade, bairro Cidade Nova. Esta etapa foi cumprida com carga-horária de 120 horas. Dessas, 40 horas foram cumpridas na Instituição de Ensino Superior e 80 horas in loco, na referida Escola.

O início das atividades deu-se no dia 19 de agosto e a conclusão ocorreu no  dia 22 de Novembro de 2019, com carga horaria semanal de 10 horas aulas, distribuídas da seguinte forma: Segundas-feiras 5 (cinco) aulas, sendo no 1º, 2º, 3º,4º e 5º  tempos e, nas quartas ou sextas-feiras, 5 (cinco) aulas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º tempos.

Neste trabalho, as observações não são, só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.

1.0 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Durante o período de observação do estágio, foram executadas atividades simples em sala de acordo com o assunto do bimestre, a turma fazia leitura de textos no cotidiano e exercícios para assim ter conhecimento de palavras novas e em alguns casos eram feitas traduções.

De acordo com as ações acima citadas, ocorreram as seguintes atividades: no dia 16 de agosto o contato foi feito com a escola para firmar parceria e no dia 19 fui designado para auxiliar a professora Silvia carvalho, no mesmo dia aplicou avaliação oral com a turma sobre o simple present, atividades atrasadas foram corrigidas por ela e a previa de como seria a recuperação.

No mês de setembro foram ministradas aulas sobre profissões no powerpoint onde tinham as imagens e logo em seguida uma frase com a função dessa profissão, como atividade avaliativa os alunos tiveram que fazer 50 ilustrações de profissões e 50 frases, para os alunos de recuperação e 2º chamada eram 100 ilustração e 100 frases. Nas próximas aulas a professora ficou recebendo os cadernos dos alunos na mesa. A avaliação final do mês foi oral onde os alunos iam na mesa da professora identificava a figura da profissão e falava a função em inglês.

No mês de outubro por motivos do meu trabalho pessoal precisei mudar de turno na faculdade e minha orientadora passou a ser a professora doutora Lucia Inês Freire de Oliveira, nesse mesmo mês lecionei aulas para as turmas do ensino médio sobre as técnicas de leitura e compreensão de texto em língua inglesa como reforço á pedido pela professora para ajudar os alunos nos vestibulares. Tive muita dificuldade quando precisei usar o Datashow, pois estava com um dos professores não presente e pediram que eu fosse para a sala de mídia onde poderia fazer o uso devido dos slides. Antes da explicação, apliquei uma dinâmica onde os alunos me conheceram melhor e em seguida ocorreu explicação acompanhada de um jogo online chamado kahoot.

Em  novembro teve explicação sobre o ABC’s e atividade dinâmica de soletrar ajudando os alunos na estrutura gramatica, teve atividade com as palavras tirada de um texto onde os alunos apenas ouviam e precisavam escrever no papel. No mesmo mês por motivos de saúde a professora precisou ser afastada durante o resto do ano, e nenhum outro professor foi designado para a substituição a professora com os restante das aulas mas de acordo com a gestora o calendário de avaliações e atividades da professora está concluída com todas suas turmas.

 1.1 Aspectos Históricos:

A Escola Estadual Professor Ruy Alencar está localizada na zona Norte da cidade de Manaus, sito à avenida Margarita s/nº, Quadra 160, Conjunto Residencial Nova Cidade, bairro Cidade Nova 5.

A instituição escolar teve sua criação, através do Decreto nº 22.552 de 05 de abril de 2002, recebendo o nome em homenagem ao Professor, Escritor e Empresário Ruy Machado de Alencar.

O Professor Ruy Alencar, embora nascido em Codajás município do Amazonas, viveu sua infância e juventude no município de Itacoatiara. Nessa cidade, conviveu com norte-americanos que residiam no local, aprendeu as primeiras palavras da Língua Inglesa, completando seus estudos no colégio Dom Bosco, em Manaus. Mais tarde, alistou-se no Exército Brasileiro, onde serviu nos anos 1949 a 1953.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com