TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  15/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO LETRAS

CLAUDIANE PEREIRA XAVIER- RA: 9513384897

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

SÃO SEBASTIÃO - DF

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLAUDIANE PEREIRA XAVIER RA: 9513384897

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Tutor Ead:

SÃO SEBASTIÃO / DF

2016


SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.....................................................................

Introdução.........................................................................................................

Atividades Desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-Ensino fundamental II........................................................................................................

  1. Observação e Interação na Escola..........................................................
  2. Entrevista com responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola......................................................................................................
  3. Plano de Aula..........................................................................................
  4. Regência.................................................................................................

Considerações Finais......................................................................................

Referencias Bibliográficas..............................................................................

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Claudiane Pereira Xavier

RA: 9513384897

Curso: Letras

Semestre: 6º

Ano: 2016

Inicio do Estágio:04/10/2016

Término do Estágio:11/11/2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um relatório da disciplina de estagio supervisionado no ensino Médio, do curso de Letras. Esta disciplina tem por objetivo construir uma identidade docente por meio da observação e da regência na escola do ensino Médio; elaborar e colocar em uso e avaliar as competências essenciais com a formação do professor crítico, reflexivo e criativo, que são as características fundamentais para o profissional que atuará nessa área.

Ao iniciar o estágio as expectativas eram de ser uma disciplina que oportuniza ao licenciando o exercício da atividade profissional que irá exercer, sendo um espaço de formação que deve priorizar a vivência do aluno na realidade através da prática de como ser professor, não apenas em sala de aula, mas como aquele que participa de todas as atividades desenvolvidas pela escola.

A instituição escolhida para o estágio foi o Colégio Estadual De Campos Lindo , no bairro de Marajó, Distrito de Campos Lindos, Município de Cristalina Goiás.

Toda a comunidade é carente do serviço público em todas as suas esferas. Na escola, não é diferente, o quadro de funcionários é precário, sendo

Atualmente são 1200 alunos matriculados, divididos em 19 salas de aula, Seu espaço físico se completa com 3 banheiros para alunos, 1 banheiro para funcionários, 1 biblioteca, 2 depósitos, 1 cantina, 1 secretaria, 1 sala de coordenação, 1 quadra de esportes e 1 pátio pequeno coberto – onde funcionam os eventos.

Apesar de tudo, a Escola tenda a todo custo oferecer um ensino de qualidade, pautado numa educação para vida. Com o lema Educar com Amor é Tudo, enfrenta seus problemas diários com responsabilidade e carinho, pois acredita que somente assim a comunidade de Campos Lindos poderá ter dias mais dignos. Mas sabe que isso não será possível sem a ajuda de todos: família, funcionários, poder público e parcerias com a comunidade e empresários.

        A instituição de ensino , aparentemente tem uma excelente estrutura física, é bem limpa, arejada e organizada. Na secretaria e direção arquivos são mensalmente organizados, fazendo com que o trabalho seja dinamizado e realizado com mais precisão.

Apesar de manter uma rotina atípica, por se tratar de uma grande escola em zona rural. Enfrenta falta de funcionários, em especial de professores, onde todos os dias, que se justifica pelo fato de que todos os problemas a serem resolvidos exigem ida à cidade, toda Escola funciona de forma organizada.

Pela falta de professores, coordenadores, orientadores, supervisores e até diretores muitas vezes tornam-se substitutos de professores, deixando suas funções em segundo plano, o que exige dos mesmos trabalhos em horas e extras e atividades para serem realizadas em casa.

A hierarquia entre diretor, secretário e assistentes é baseada em diálogo e amizade, tornando o trabalho mais ameno e prático. Reuniões são marcadas com antecedência, de acordo com o calendário escolar, porém em casos extremos, os alunos são dispensados alguns minutos antes para que os assuntos sejam tratados com todos preservando a democracia - que é meta da gestão atual. Atividades divididas, onde todos têm responsabilidade bem definidas, mas nada impede que se auxiliem cordialmente.

O atendimento aos pais é cuidadoso e cauteloso, afinal a presença dos mesmos é motivada e desejada constantemente. Orientador e coordenador pedagógico estão sempre a postos, quando não estão em sala de aula, para suportar aos funcionários, receber aos pais e atender aos alunos quando necessário.

        Durante o período de estágio pôde ser observado todas as estratégias de trabalho desde o preparo das aulas ministradas às avaliações aplicadas, atingindo o objetivo proposto que era acompanhar o cotidiano da instituição para compreender como determinadas ações reflete no aprendizado do alunado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com