TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE LETRAS – PRESIDENTE FIGUEIREDO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

PRESIDENTE FIGUERIEDO -AM

2022


 

        

ANDREIA DA SILVA PENA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado II – Ensino Médio, com orientação da professora Monique Emanuelle Oliveira Queiroz.

PRESIDENTE FIGUEIREDO

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (SEGUNDO O ÍNDICE DO IDEB)

3. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE

  1. MÉTODOS E TÉCNICAS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA
  2. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

1º ano (novo Ensino Médio)

2º ano e 3º ano (continuam no novo Ensino Médio)

  1. REGÊNCIA: PRÁXIS DOCENTE

(como foi planejada, desenvolvida, etc.)

  1.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE LETRAS – PRESIDENTE FIGUEIREDO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

1´INTRODUÇÃO

O estágio como ato educativo escolar supervisionado II, visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.

Através do Estágio Supervisionado observamos as diferentes dinâmicas de ensino e aprendizagem dentro de uma escola. Onde colocamos em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso de Letras contemplando um aprendizado e aperfeiçoando conhecimentos da profissão escolhida.

Este Estágio Supervisionado foi realizado do dia 05 à 28  de Abril de 2022, na Escola Estadual Maria Calderaro, essa escola foi escolhida por ser uma escola de boas referências pela qualidade em educação. o Estágio Supervisionado II  foram nas turmas 1, 2 e 3 série ano do  ensino médio.

 O Estágio Supervisionado é uma ferramenta de suma importância nos propiciou instrumentos de preparação para podermos nos aprofundar e formular objetivos que ainda não sintetizávamos. Foi através desta experiência que vivenciamos a realidade que iremos enfrentar nas escolas.

2. DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (SEGUNDO O ÍNDICE DO IDEB) = FICHA DAS ESCOLAS

ESCOLA: ESTADUAL MARIA CALDERARO município Presidente Figueiredo

São 795 alunos matriculados, nenhum aluno em tempo integral, existe 24 turmas 2 turmas multimídias,  na escola existe 45 salas, funcionando nos três turnos.

A escola é composta por 29 professores,  4 Auxiliares, monitores,  no  momento sem tradutores de Libras.

Modalidades/ Etapas oferecidas-Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; EJA

 PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

12 Alunos incluídos, Sala de recursos multifuncionais,  não tem Banheiro adequado a alunos com deficiência,  possuem  Vias de circulação interna recurso de acessibilidade

Escola  com Docentes com formação continuada em Educação Especial, Docentes com formação continuada em Educação Indígena e Docentes com formação continuada em Relações Etnorracial.

INFRAESTRUTURA BÁSICA

Água consumida pelos alunos-Potável, Abastecimento de água-Rede Pública  Abastecimento de energia elétrica-Rede Pública, Esgoto sanitário-Fossa, Banheiro,  não  tem Banheiro adequado à educação infantil

Local de funcionamento da escola-Salas em outra escola; Prédio escolar.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS E EQUIPAMENTOS

Na escola temos Biblioteca, internet,  Banda larga, Computadores para uso dos alunos, Pátio coberto, Auditório, quadra de esportes descoberta e Área verde.  Não existe sala de leitura, Laboratório de ciências, Laboratório de informática,

Pátio descoberto, Quadra de esportes coberta  e parque infantil.

 ORGANIZAÇÃO

Existe 795 alunos por computador, Internet para uso administrativo, Usa espaços e equipamentos do entorno escolar,  a escola não oferece atividades complementares, Compartilha espaços para atividades de integração com a comunidade, Sala de professores, Sala de secretaria, Sala de diretoria, Almoxarifado, Refeitório  e Destinação do lixo-Serviço de Coleta

Uma das principais dificuldades durante esse processo foi a adaptação ao novo cenário on-line das aulas dificuldades que foram encontradas para o preenchimento dos relatórios e do plano de estágio.

3. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE

Começamos o estágio supervisionado  no dia 5 de Abril  fomos acolhidas e bem recepcionadas pela gestora, corpo pedagógico, administrativos, professores e alunos da 1 à 3 série do ensino médio.

Através do Estágio Supervisionado observamos na instituição as atividades realizadas, sua estrutura física e seu funcionamento onde foi possível averiguarmos que a mesma mantém uma organização de qualidade como resultado de trabalho.

 Verificamos uma grande ordenação nesta instituição, a começar da abertura de seus portões que possui horários de entrada diferenciados para os alunos. Às 07h15m da manhã os portões são abertos para os alunos do Ensino Fundamental l e ll e às 7h 30m para os alunos da Educação Infantil e todos sem exceção devem obedecer a seu respectivo horário, o não cumprimento dos deveres acarretará ao aluno medidas disciplinares como advertência.

Os intervalos entre os lanches também são diferenciados distribuídos em três horários, 08h40m Educação Infantil, às 9h Ensino Fundamental l e às 9h40m Ensino Fundamental ll, certos de poderem manter a ordem e proporcionar condições para o desenvolvimento das habilidades individuais respeitando cada faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com