TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO  DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Instituição de Ensino: Escola Municipal de Tempo Integral Antônio de Freitas

Sala: ¨                   Turno: Integral           Série: 9º Ano

Rotina

Hora:

Descrição

20/04/2017

14:15

O horário com a turma do 9º ano é das 14:15 a 15:35, na aula, a professora e alunos costumavam ler juntos algumas definições sobre o conteúdo a ser estudado, neste caso era sobre Present perfect, a explicação ocorria concomitante, e, em seguida, a turma respondia aos exercícios contido numa apostila, ou ainda, aqueles que a professora colocava no quadro. A correção, algumas vezes era feita oralmente, outras, a docente fazia no quadro. Finalizando a explicação, ocorreu um ditado de frases curtas, sendo que, geralmente, a professora regente aproveitava esse momento para trabalhar a oralidade pedindo que cada frase fosse repetida três vezes por um aluno diferente, a correção do ditado se fez através dos discentes com auxílio da professora ao pedi que eles fossem a lousa e escrevesse a frase ditada.  Em seguida, fez a chamada e dispensou os alunos um por um, quando saiam se despediam na língua inglesa. Percebe-se que os alunos costumam realizar práticas de fala, escuta, leitura e escrita de textos, o que é dinâmico e motivador, que instigasse os alunos a querer (o) saber, possibilitando a eles o aprendizado da língua inglesa e também a interação entre si.

27/04/2017

14:15

No primeiro momento da regência ocorrida no dia 27/04/2017 foi mantendo algumas práticas da professora de inglês da turma, como a fila e o cumprimento antes da entrada na sala de aula. Logo em seguida exibiu-se, por meio do data-show, um vídeo de quatro minutos sobre situações que é adequado o uso do Present perfect, nos pontos principais do vídeo foram feitas algumas considerações importantes a turma, como tentativa de relembrar o que foi trabalhado na aula anterior, ainda com auxílio do data show projetei o diálogo no quadro, onde as formas verbais estavam destacadas com cores diferentes no texto. Pedi para que os alunos, em trios, preparem uma leitura expressiva do diálogo, substituindo os nomes dos personagens, se necessário e fizessem apresentação na frente para todos. Depois de um tempo circulei entre os grupos, durante os ensaios, verificando a correção da pronúncia e da entonação. Finalizamos com as apresentações, que foram bem desempenhadas e em seguida a chamada de forma diferenciada, onde cada aluno ao sair da sala teria que falar uma frase que lhe foi destinada.

1. Feedback de Observação:

  1. Como a rotina adotada na sala de aula possibilita a compreensão e a consequente apreensão dos conceitos de tempo e de espaço pelos alunos?

Percebe-se que os alunos desta turma desempenham um bom aproveitamento do aprendizado. Ainda assim o surpreendente aptidão da professora e sua aprazibilidade conjugada a boa prática pedagógica e o domínio com os alunos é excepcional. O tempo é esperado não extrapolando nem antecipando o término da atividade. A professora consegue se fazer entender que apenas os alunos que estão atentos a sua gerência saem ganhando e assim os alunos em peso buscam ficar atentos as suas orientações. A professora conjugar articulação entre tempo, atividade e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (441.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com